Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo busca promover a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a fundamentá-la em princípios, valores e responsabilidades. À luz desse código, assinale a opção correta.

    A) É prerrogativa do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência com vistas a benefícios pessoais.

    B) Na elaboração de documentos decorrentes do serviço prestado no exercício da profissão, o psicólogo deve considerá-los resultado de uma avaliação, privilegiando as subjetividades e seus efeitos nos fenômenos psicológicos.

    C) Ao realizar diagnósticos com resultados satisfatórios e benéficos ao atendido, o psicólogo tem o dever social de compartilhar tais resultados em meios de comunicação.

    D) Ao psicólogo é vedado estabelecer acordos de prestação de serviços por meios tecnológicos de informação e comunicação.

    E) O psicólogo deverá atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria,

    A) a equilibração, um dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, é um processo em que o sujeito organiza o conhecimento de forma passiva, acomodando-se às novas realidades.

    B) os humanos, em função de sua inteligência, são os únicos seres vivos capazes de organizar os próprios esquemas de conhecimento para lidar com o ambiente e adaptar-se às exigências ambientais, mediante processos de assimilação e acomodação.

    C) o desenvolvimento é um processo de organização e reorganização estrutural de natureza sequencial que ocorre em estádios independentes de idades cronológicas fixas.

    D) as formas de organização da inteligência e os mecanismos responsáveis pelo funcionamento intelectual (assimilação e acomodação) modificam-se continuamente na interação entre o indivíduo e seu ambiente.

    E) a inteligência, em função dos processos de assimilação e acomodação, é construída a partir da aquisição da linguagem.

Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia.

    A) Fracasso escolar deve ser tratado em clínica por meio de uma psicopedagogia preventiva.

    B) Fracasso escolar é uma patologia instalada nas modalidades de ensino da escola.

    C) Problemas de aprendizagem devem ser tratados por meio de intervenção institucional.

    D) Problemas de aprendizagem são uma patologia externa ao indivíduo.

    E) As causas do fracasso escolar e dos problemas de aprendizagem são as mesmas.

Ao atuar no assessoramento da escola, o psicopedagogo deve considerar

    A) o modo como a escola se relaciona com a diversidade de aprendizagens.

    B) as abordagens de intervenção exclusivamente clínica na interpretação da história traumática de aprendizagem dos estudantes.

    C) exclusivamente os estudantes com problemas de aprendizagem, com o intuito de reintegrá-los ao ambiente escolar.

    D) a comunidade educadora unicamente como agente de integração e mediação no processo de inclusão.

    E) aspectos intelectuais, emocionais e cognitivos dos sujeitos, em detrimento dos aspectos sociais.

No que se refere à psicopedagogia clínica, julgue os itens a seguir.
I Tem como missão retirar as pessoas da condição inadequada de aprendizagem, fazendo-as perceber suas potencialidades e recuperar o sentimento de autoestima e os seus processos internos de apreensão da realidade, em todos os seus aspectos individuais. II Desenvolve sua atuação em um espaço onde o processo de aprendizagem ocorre de maneira planejada, possibilitando o atendimento a públicos de diferentes faixas etárias, auxiliando alunos e professores. III Caracteriza-se por analisar diversos aspectos da instituição de ensino, prestando, por exemplo, orientação ao quadro docente, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares.
Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item III está certo.

    C) Apenas os itens I e II estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Na proposta fundamental sobre o processo de alfabetização inicial de crianças,

    A) deve-se esperar que ocorra, imediatamente, correlação gráfica e ortográfica.

    B) a língua escrita deve ser destituída do seu caráter de objeto social.

    C) a estimulação com a língua escrita deve restringir-se ao ambiente escolar.

    D) não se deve supervalorizar a criança supondo-se que, de imediato, ela compreenderá a relação entre a escrita e a língua.

    E) pressupõe-se que a produção e a interpretação da escrita ocorrem a partir do nível alfabético.

O método clínico piagetiano de pesquisa psicológica consiste em

    A) uma concepção rígida sobre o sistema de avaliar e classificar os níveis de inteligência das crianças.

    B) contabilizar um número de respostas predeterminadas como corretas.

    C) desenvolver uma conversa com o sujeito, para tentar aprender a sequência dos seus pensamentos.

    D) aplicar questionários fechados e fazer observações.

    E) um método unicamente experimental.

Freud, baseando-se na biologia, percebia o ser humano no contexto do plano biopsicossocial. Nesse sentido, o pensamento freudiano é

    A) criacionista.

    B) mecânico-evolucionista.

    C) positivista.

    D) sistêmico.

    E) socioconstrutivista.

Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam

    A) o deslocamento de sintoma nesses pacientes, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade.

    B) a necessidade de excluir o olhar e a escuta psicanalítica nos tratamentos desses pacientes.

    C) a importância de utilizar o método clínico de Piaget no tratamento desses pacientes.

    D) a conveniência de determinar ações reeducadoras para pacientes com essas dificuldades.

    E) a relação dessas dificuldades com a disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM).

No que se refere aos aspectos psicológicos inerentes ao câncer e à dor, julgue o seguinte item.


No tratamento da dor crônica, o psicólogo pode utilizar técnicas que incluam visualização, relaxamento autógeno e meditação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...