Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A literatura aponta que, embora sejam identificadas mais de 250 modalidades de psicoterapias, há um relativo consenso sobre sua efetividade como método de tratamento. Com relação aos elementos característicos das psicoterapias, assinale a opção correta.

    A) A psicoterapia de base psicanalítica dirige-se predominantemente a quadros neuróticos clássicos, visando à supressão dos sintomas.

    B) A psicoterapia existencial constitui técnica de cura da perturbação mental e pressupõe intervenções cuja finalidade principal é facilitar o encontro do indivíduo com a autenticidade da sua existência, de forma a assumi-la e a projetá-la mais livremente no mundo.

    C) As técnicas de psicoterapia são planejadas pelo paciente/cliente sob a anuência do terapeuta.

    D) A prática da terapia relacional envolve a transformação do paciente e pressupõe como agente de mudança a relação dele com o terapeuta.

    E) Os achados e as pesquisas sobre a neuropsicologia atualmente demonstram que a psicoterapia pode alterar características genéticas dos organismos.

Os testes projetivos permitem a obtenção de informações sobre diferentes níveis de funcionamento da personalidade e, para isso, são oferecidos ao examinando estímulos ambíguos que produzem associações consideradas expressões da personalidade. A respeito desses testes na avaliação psicológica, assinale a opção correta.

    A) Como o estímulo apresentado é ambíguo, ao falar sobre ele, o examinando se organiza e faz uma descrição objetiva bem próxima da realidade externa.

    B) O termo métodos de expressão indireta é uma nomenclatura apropriada e equivalente ao termo testes projetivos.

    C) As técnicas projetivas fornecem informações equivalentes às obtidas por meio das escalas.

    D) Mesmo que sejam desenvolvidos sistemas objetivos de avaliação, os passos finais na avaliação e integração dos dados brutos dependem da habilidade e da experiência clínica do examinador.

    E) A avaliação psicológica com utilização de testes projetivos baseia-se no conceito de associação controlada, uma vez que a associação livre ocorre somente em algumas circunstâncias.

A decisão decorrente da avaliação psicológica deve ser baseada em métodos, técnicas e(ou) instrumentos psicológicos. No que tange a esse assunto, assinale a opção correta.

    A) Os testes psicológicos, a entrevista e o atendimento sistemático do paciente em consultório constituem fontes fundamentais de informação.

    B) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais, constituem fontes complementares de informação.

    C) A utilização de testes psicológicos não recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia é permitida em situações específicas em que se considere seu uso histórico na psicologia.

    D) Em caso de dúvida acerca da classificação do instrumento (teste psicológico ou instrumento não psicológico), devem-se seguir as prescrições da American Psychological Association.

    E) A avaliação psicológica para tomada de decisão pode ser desnecessária quando o caso já for conhecido pelos profissionais de uma equipe multiprofissional envolvida na demanda.

A respeito da construção de instrumentos psicológicos, assinale a opção correta.

    A) A elaboração de instrumentos e escalas psicológicas baseia-se exclusivamente em dois grandes polos, que envolvem procedimentos teóricos e procedimentos analíticos (estatísticos).

    B) A definição constitutiva para construção dos itens envolve a concepção do construto, em termos de conceitos próprios da teoria em que ele se insere.

    C) A análise semântica dos itens envolve uma análise teórica feita por juízes para avaliar a pertinência dos itens ao construto que representam.

    D) A análise final é composta pela etapa de validação do instrumento, que consiste em coletar informação empírica válida e submetê-la às análises estatísticas pertinentes em psicometria.

    E) Para elaborar um inventário, é necessário partir da realização de entrevistas, para identificar os tipos e as categorias de comportamentos que constituem uma representação adequada das dificuldades de aprendizagem dos pacientes.

Antônia, psicóloga em uma escola, recebeu três crianças para atendimento psicológico. Sabendo que deveria elaborar pareceres para a escola e para os pais das crianças, ela utilizou uma entrevista para elaborar hipóteses de diagnóstico e uma história clínica com indicação terapêutica.

Nessa situação, Antônia adotou a técnica denominada

    A) entrevista de triagem.

    B) entrevista em profundidade.

    C) entrevista focalizada.

    D) entrevista retrospectiva.

    E) anamnese.

Determinado paciente apresenta um padrão persistente e inflexível que abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. Ele relata dificuldades de adaptação social que lhe causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo. Diz que guarda rancores persistentemente, desconfia das pessoas e não se dispõe a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensa ter sido alvo. Ele costuma recusar-se a responder perguntas pessoais, afirmando que tais informações “não são da conta de ninguém”. Também sente, com frequência, que seu caráter ou sua reputação foram atacados e, de alguma forma, desrespeitados. Relata, ainda, difícil convivência e apresenta frequentes problemas em relacionamentos íntimos. Ele diz ter reações raivosas com rápidos contra-ataques quando se sente insultado.

Considerando-se que esse paciente não apresenta outros sintomas além dos mencionados, é correto afirmar que, nesse caso, o diagnóstico mais provável é de transtorno da personalidade

    A) esquizotípica.

    B) esquizoide.

    C) paranoide.

    D) borderline.

    E) evitativa.

O psicodiagnóstico pode depender de vários instrumentos utilizados para levantamento de dados e averiguação da situação do paciente. Acerca do diagnóstico de transtornos, assinale a opção correta.

    A) O diagnóstico do traço ou dos sintomas depressivos ocorre a partir de dados que variam quanto a aspectos de cronicidade, estabilidade e frequência com que certas características são apresentadas.

    B) Os transtornos de negligência social têm como características clínicas mais proeminentes sintomas anedônicos e disfóricos, externalizações de raiva e agressividade ou sintomas dissociativos.

    C) O transtorno depressivo maior caracteriza-se pela presença de humor deprimido na maior parte dos dias, independentemente do acometimento funcional do paciente.

    D) Um transtorno neurocognitivo é um padrão persistente de experiência interna e de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo.

    E) A ansiedade está associada a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga.

Um paciente relata medo e ansiedade constantes há mais de um mês em situações corriqueiras da vida. Apresentando semblante bastante triste, relata que tem uma visão constante de estar sendo avaliado negativamente pelas pessoas ao seu redor, que se sente embaraçado e que tem medo de ser humilhado, ou rejeitado, ou ofender os outros. Ele apresenta ataques inesperados de medo e ansiedade recorrentes quando se encontra em festas ou quando apresenta trabalhos na faculdade.

Nesse caso, o paciente apresenta sintomas característicos do

    A) transtorno de estresse pós-traumático.

    B) transtorno de adaptação.

    C) transtorno depressivo maior.

    D) transtorno de pânico.

    E) transtorno de ansiedade social.

Pode-se considerar que a avaliação psicológica no Brasil está em pleno renascimento, haja vista a descrição, por diversos autores, de técnicas e práticas mais coesas do ponto de vista teórico-metodológico. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

    A) Em geral, a avaliação psicológica e a intervenção são abordadas, na literatura, como processos ininterruptos.

    B) O psicodiagnóstico interventivo propõe a condução de processos de avaliação psicológica para, entre outras finalidades, oferecer feedback para efeitos terapêuticos enquanto ocorre a avaliação.

    C) O psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica estabelece procedimentos pré-determinados e uniformes de conduta a serem seguidos.

    D) A avaliação terapêutica deve ser executada por profissionais de áreas específicas cuja orientação teórica esteja pautada em teorias intersubjetivas, fenomenológicas e interpessoais.

    E) O psicodiagnóstico é baseado na objetividade e adota uma categorização diagnóstica de baixa utilidade em termos terapêuticos.

Várias propostas de mudanças — inspiradas pela Reforma Sanitária e pelos princípios do SUS — têm sido esboçadas ao longo do tempo. Essas iniciativas, entretanto, apresentam avanços e retrocessos e seus resultados têm sido pouco perceptíveis na estruturação dos serviços de saúde, exatamente por não promover mudanças significativas no modelo assistencial. Assim, o Programa Saúde da Família (PSF) elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para , a reorientação do modelo assistencial. 1997 (com adaptações).
Considerando-se o entendimento do Ministério da Saúde para a implantação da estratégia de saúde da família, é correto afirmar que o PSF

    A) foi concebido de modo semelhante aos demais programas elaborados pelo Ministério da Saúde.

    B) fornece atenção exclusiva para mulheres e crianças, que constituem a base da família.

    C) foi implantado antes da Reforma Sanitária, tendo influenciado decisivamente esse movimento.

    D) substitui práticas e estruturas tradicionais, dispensando mais recursos financeiros para a saúde.

    E) é um sistema de saúde limitado, voltado aos mais pobres, com utilização de tecnologia de baixa complexidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...