Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre grupos, de acordo com Bock; Furtado & Teixeira (2008, p. 227), associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.

2. Condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.

3. Modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.

4. Força de convencimento – carisma – exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.

( ) Propriedades estruturais do grupo.

( ) Liderança e realização do grupo.

( ) Padrão do grupo.

( ) Coesão do grupo.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 2, 1.
  • B. 2, 1, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 1, 2, 4, 3.

Segundo Bock, “a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220)”. Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que

  • A. realiza as regras e promove os valores da sociedade.
  • B. atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
  • C. é o sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
  • D. é o elemento que completa a dinâmica da construção social da realidade.

Na obra “Desenvolvimento psicológico e educação – Psicologia da Educação Escolar”, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: “boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto

  • A. mais mental do que físico – compartilhado por professores e alunos e indissoluvelmente vinculado aos processos de construção do conhecimento que nela ocorrem.
  • B. de educação familiar – no qual professores se colocam primeiramente como pais dos alunos a serem educados primeiro com relação aos modos de se comportarem.
  • C. com embate constante – deixou‐se de ter a sala de aula como lugar de ensino e de aprendizagem considerando que a violência cotidiana impede relações de ensino e aprendizagem.
  • D. próprio de intencionalidades – levando todos os trabalhadores da educação ao planejamento e controle das atividades desenvolvidas no contexto escolar em busca de suas metas.

Sobre os estudos de Vygotsky, Oliveira (1993) escreve: “quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema

  • A. de alívio emocional.
  • B. simbólico da linguagem.
  • C. de movimentos expressivos.
  • D. de utilização de instrumentos.

Em sua obra “Seis Estudos de Psicologia” (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.

1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em “esquemas de ação”.

2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.

3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.

4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.

( ) Inteligência prática.

( ) Atomismo infantil.

( ) Animismo infantil.

( ) Reversibilidade.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 4, 2, 3, 1.
  • C. 2, 4, 1, 3.
  • D. 3, 1, 4, 2.

Citando Piaget (Seis Estudos de Psicologia, 2004, p. 15) tem‐se: “as estruturas variáveis serão, então, as formas de organização da atividade mental, sob um duplo aspecto: motor ou intelectual, de uma parte, e afetivo, de outra, com suas duas dimensões individual e social (interindividual). Distinguiremos, para maior clareza, seis estágios ou períodos do desenvolvimento, que marcam o aparecimento dessas estruturas sucessivamente construídas: (...) 4º. O estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto (de dois a sete anos, ou segunda parte da ‘primeira infância’).” O estágio ou período a que se refere Piaget é:

  • A. Pré‐operatório.
  • B. Sensório‐motor.
  • C. Operatório formal.
  • D. Operatório concreto.

O procedimento de entrevista psicológica consiste em uma importante coleta de informações acerca do indivíduo que busca por algum tipo de assistência terapêutica e/ou psicoterápica. Além disso, está contido por elementos de interação social prévia e também atual dos envolvidos e requer o uso de métodos específicos para obtenção das referidas informações. Entre os diferentes métodos do procedimento da entrevista psicológica, em uma entrevista clínica do tipo não diretiva, geralmente utilizada nas sessões psicoterápicas iniciais, o terapeuta deverá

  • A. planejar cuidadosamente as etapas que serão cumpridas durante cada sessão e ao longo do atendimento.
  • B. preencher os silêncios com a proposta de temas não abordados anteriormente e que o entrevistador considere importantes.
  • C. respeitar e acompanhar o ritmo estabelecido pelo cliente, a fim de avaliar as atitudes e dificuldades do cliente diante de cada temática.
  • D. estimular a integração das motivações inconscientes realmente importantes, pela consciência do cliente, por meio da técnica de associação livre.

As psicoterapias consistem em um conjunto de métodos de tratamento aplicado por um profissional treinado, cujo objetivo é reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido por um paciente ou cliente que, deliberadamente, busca ajuda. A respeito dos elementos considerados comuns às inúmeras abordagens em psicoterapias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Envolve um contexto interpessoal denominado relação terapêutica, com comunicação verbal, que é um dos principais recursos, embora se diferencie, em cada abordagem, por sempre ser uma atividade colaborativa entre os envolvidos.

( ) Consiste em uma relação terapêutica de confiança, desprovida de carga emocional para evitar o envolvimento pessoal do terapeuta.

( ) O cliente/paciente desenvolve a crença no terapeuta de que o objetivo sobre sua queixa será alcançado.

( ) Requer sigilo, respeito ao paciente, normatização de conduta terapêutica, consideração das expectativas e das responsabilidades dos envolvidos.

( ) Viabiliza exteriorização de experiências emocionais, bem como a planificação de novas condutas baseadas em formulações lógicas, aprendizagem, testagem de hipóteses e da realidade, e na comunicação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. V, F, F, V, V.

Entre as perspectivas teóricas da personalidade, há a humanista, as cognitivas e as de aprendizagem. Além dessas, há, ainda, as abordagens da realidade percebida e de ênfase na personalidade. No entanto, essas abordagens são consideradas grandes perspectivas opositoras às perspectivas psicodinâmicas. De acordo com as teorias da personalidade citadas, relacione

A sequência está correta emadequadamente as colunas a seguir.

  • A. 2, 3, 4, 1.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.

O contexto de consolidação da psicologia, como disciplina acadêmica e científica nas últimas décadas do século XIX, coincide com o de surgimento da sociologia e da antropologia como disciplinas independentes. A partir desse momento, algumas perspectivas teóricas passam a definir a personalidade como um conjunto de postulados acerca de um indivíduo decorrente, não somente por fatores biológicos, mas, sobretudo, das interações e circunstâncias sociais. Diante do exposto, analise.

I. Definiu a personalidade como um padrão processual de interação de campos interpessoais expressos por um indivíduo em relação a outros indivíduos presenciais ou hipotéticos, originários de padrões cognoscitivos, dinâmicos e personificados em um determinado contexto ou ambiente social, sempre passíveis de mudança.

II. Fundamentou postulados teóricos acerca personalidade, concebendo que esse construto traduz a natureza essencialmente humana de indivíduos, já que possuem experiências de sentimentos exclusivamente humanos, sociais e coletivos, isto é, atitudes de interesse, de responsabilidade, integridade, vulnerabilidade, liberdade, valores, normas e transcendência.

III. Desenvolveu uma teoria com três grandes postulados centrais, os quais são os interesses sociais, estilo de vida e a singularidade da personalidade, baseada na suposição de que o ser humano é peculiarmente motivado por impulsos sociais. Esses postulados explicitam uma psicologia orientada para o ego e para a consciência, cuja finalidade é a busca de superioridade.

IV. Concebeu uma teoria da personalidade que retrata o curso de vida de um indivíduo com maturação biológica, psicológica e interesses sociais, ampliando a compreensão de ego, concebendo‐o historicamente, sob constante influência social.

V. Formulou uma teoria da personalidade que possui três postulados centrais: o determinismo psíquico, a motivação inconsciente e a função de motivos emocionais, com os quais apregoou a influência do contexto social e cultural sobre o indivíduo e a sua busca pela solução de conflitos oriundos das relações interpessoais, bem como a busca por autorrealização.

Assinale a sequência correta dos autores relacionados às afirmativas anteriores.

  • A. Fromm; Sullivan; Erickson; Adler; e, Horney.
  • B. Erickson; Sullivan; Fromm; Horney; e, Adler.
  • C. Sullivan; Erickson; Adler; Fromm; e, Horney.
  • D. Sullivan; Fromm; Adler; Erickson; e, Horney.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...