Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.

  • A. Pré-infância; infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • B. Infância; meninice; idade juvenil; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • C. Infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; adolescência; e, adolescência final.
  • D. Infância; meninice; pós-meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.

Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados.

( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa.

( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.

( ) Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, F, V, V.

Em relação à teoria centrada no cliente de Carl Rogers, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A importância da relação mãe/filho afeta o senso de self em evolução da criança.
  • B. As pessoas psicologicamente saudáveis não necessitam maximizar o seu potencial.
  • C. A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o indivíduo percebe a circunstância.
  • D. As pessoas plenamente funcionais são realizadoras e não realizadas, isto significa que a evolução do self está em constante andamento.

“A psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.” (Aroldo Rodrigues – Psicologia Social.)

Sobre os objetivos investigados por essa área da Psicologia, analise.

I. A interação social.

II. O encontro social.

III. A interdependência entre os indivíduos.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A teoria psicossocial de Erikson avança em oito estágios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e de infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para a vida adulta. O que ocorre durante esse estágio é da maior importância para a personalidade adulta. A partir dessa conceituação, é correto afirmar que a principal importância dos estudos de Erikson são formulados a partir de:

  • A. Adolescência, somente.
  • B. Infância, adolescência e idade adulta.
  • C. Relação primária do bebê com o mundo.
  • D. Identidade, crises de identidade e confusão de identidade.

Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas.

I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.

II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação.

III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos.

IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades.

  • A. Relacionamento; Transferência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • B. Conhecimento; Transcendência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • C. Relacionamento; Transcendência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • D. Relacionamento; Transcendência; Socialização; Identidade; e, Orientação.

Acerca da Teoria de Adler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Sobre a psicologia individual, revela que a personalidade incorpora fatores tanto sociais quanto biológicos.
  • B. O interesse social conceitua-se sobre o potencial inato de cooperação com as pessoas a fim de atingir as metas pessoais e sociais.
  • C. Sobre a “ordem de nascimento” Adler acreditava que o segundo filho era o mais desajustado por ser o intermediário entre o primogênito e o caçula.
  • D. Sobre o complexo de inferioridade, ele acredita ser condição que o indivíduo desenvolve quando é incapaz de compensar os sentimentos normais de inferioridade.

A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como “o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil”. Essa definição caracteriza os sentimentos da sua infância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como da falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Não é inata. É resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Inicialmente, Horney listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos ela agrupou essas necessidades em algumas tendências; assinale-as:

  • A. Personalidade condescendente; personalidade dependente; e, personalidade agressiva.
  • B. Personalidade condescendente; personalidade independente; e, personalidade agressiva.
  • C. Personalidade condescendente; personalidade independente; personalidade oprimida; e, personalidade agressiva.
  • D. Personalidade condescendente; personalidade independente; personalidade autoritária; e, personalidade agressiva.

Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Há uma ligação entre o bebê e a mãe em termos sociais, cognitivos e sexuais.
  • B. Concentrava-se na ligação emocional entre mãe e filho, principalmente durante os seis primeiros meses de vida do bebê.
  • C. O seio materno seria o primeiro objeto parcial para o bebê, que o julgaria bom ou não, dependendo da satisfação do instinto do ID.
  • D. À medida que se expande o universo do bebê, ele se relaciona com objetos completos (a mãe como pessoa, por exemplo) e não com objetos parciais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...