Questões de Psicologia da COPESE / UFPI

Lista completa de Questões de Psicologia da COPESE / UFPI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos subprocessos que regem a aprendizagem observacional de Bandura, assinale a opção CORRETA.

  • A. Processos de atenção: saliência, valência afetiva e informação de feedback.
  • B. Processos de retenção: codificação simbólica, representação cognitiva e ensaio cognitivo.
  • C. Processos de produção: organização cognitiva, observação de encenações e informação de feedback.
  • D. Atributos do observador nos processos de atenção: capacidades perceptuais, tendência perceptual e habilidades cognitivas.
  • E. Processos motivacionais: incentivos sensoriais, incentivos sociais e autoincentivos.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. O espaço de vida inclui a totalidade do mundo em que vivemos, incluindo o ambiente físico.
  • B. Kurt Lewin denominou de “Ecologia psicológica” o estudo dos fatores componentes do espaço da vida.
  • C. Um campo, de acordo com Lewin, é entendido como a totalidade dos fatos existentes concebidos como independentes.
  • D. Existe uma comunicação bidirecional entre o espaço da vida e o mundo externo. Consequentemente, pode-se dizer que a fronteira entre eles tem a propriedade da permeabilidade.
  • E. A pessoa é dividida em duas regiões, de acordo com a teoria de Lewin: a perceptual-motora e a interpessoal.

Correlacione as características abaixo às respectivas disposições.

1. São bastante genéricas e podem relacionar-se com todos os atos de uma pessoa que as possui. Essa variedade de disposição é relativamente incomum e encontrada em poucas pessoas;

2. São de ocorrência limitada, menos cruciais para a descrição da personalidade e mais focalizadas nas respostas que provocam;

3. Representam tendências altamente características do indivíduo, entram em ação com frequência e são fáceis de inferir.

( ) Disposições cardeais

( ) Disposições centrais

( ) Disposições secundárias

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3
  • B. 3, 2, 1
  • C. 1, 3, 2
  • D. 2, 3, 1
  • E. 2, 1, 3

Em relação à evidência de uma necessidade segundo Murray, assinale a opção INCORRETA.

  • A. Pode ser inferida no efeito ou resultado final do comportamento.
  • B. O padrão específico do comportamento não evidencia uma necessidade.
  • C. A resposta à certa classe de estímulos, quando padronizada, permite inferir uma necessidade.
  • D. Na expressão de uma determinada emoção, evidencia-se uma necessidade.
  • E. A expressão de satisfação, quando se atinge um determinado efeito, permite que se infira a existência de uma necessidade atendida.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. A energia do ID está em um estado muito fluido. A qualidade deslocável dessa energia se deve à incapacidade de o ID fazer discriminações sutis entre os objetos;

II. Para Jung, a energia psíquica é uma manifestação da energia da vida, que é a energia do organismo como um sistema biológico, não se diferenciando assim de Freud no caráter sexual da libido;

III. Influenciados pelas Ciências Sociais, um grupo de estudiosos reformulou a concepção de ser humano original da psicanálise e enfatizou o caráter social da condição humana. Adler foi o primeiro desses teóricos;

IV. Nos Estados Unidos, o desenvolvimento da teoria psicanalítica resultou em uma nova teoria do ego, que influenciou o pensamento do pensador francês Jacques Lacan.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a taxionomia dos objetivos cognitivos em ordem crescente de complexidade.

  • A. Avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.
  • B. Síntese, compreensão, avaliação, análise, conhecimento e aplicação.
  • C. Compreensão, conhecimento, análise, aplicação, síntese e avaliação.
  • D. Síntese, avaliação, aplicação, conhecimento, compreensão e avaliação.
  • E. Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. Os fatores de medida de inteligência emocional são: empatia, sociabilidade, automotivação, autocontrole e autoconsciência;

II. Os estados afetivo-emocionais são: ânimo, autoestima e satisfação geral com a vida;

III. Os seis componentes da teoria de bem-estar de Ryeff e Keyes são: autoestima, autonomia, relacionamento positivo com pessoas, poder, crescimento pessoal e propósito de vida;

IV. De acordo com Lazarus, a insegurança afetiva no contexto organizacional é decorrente da percepção de injustiça e de conflitos interpessoais.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 1, 3, 5, 2, 4, 6
  • B. 1, 4, 3, 2, 5, 6
  • C. 6, 4, 1, 3, 2, 5
  • D. 6, 3, 2, 1, 4, 5
  • E. 2, 4, 5, 6, 1, 3

Assinale a proposição INCORRETA.

  • A. Uma heurística é uma estratégia complexa para resolver um problema, sendo equiparada aos esquemas.
  • B. Uma heurística de disponibilidade se caracteriza como um julgamento de frequência ou probabilidade de ocorrência de um fenômeno a partir da facilidade com que o evento vem à mente.
  • C. Uma heurística de representatividade se caracteriza como uma tendência a julgar um evento como provável se ele apresentar características típicas de sua categoria.
  • D. A heurística de ajustamento é compreendida como a tendência a enfatizar a primeira informação que recebemos quando tomamos uma decisão.
  • E. Uma heurística pode ser contrastada com um conjunto mais detalhado de procedimentos.

Leia as proposições a seguir:

I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;

II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;

III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;

IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Somente as proposições I e II estão corretas.
  • B. Somente as proposições II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...