Questões de Psicologia da COPESE / UFPI

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Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:

(I) Teoria Psicogenética de Piaget

(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky

( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por “ferramentas” criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".

( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.

( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.

( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.

Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. II, I, I, II
  • B. II, II, I, I
  • C. I, II, II, I
  • D. II, I, II, I
  • E. I, I, II, II

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa em sua totalidade, considerando suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
  • B. O enfoque psicogenético enfatiza a gênese das funções psicológicas, considerando o desenvolvimento como uma construção progressiva resultante da inter-relação indivíduo-meio e que apreende o desenvolvimento através de estágios. É característica de Wallon definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais. O movimento, a afetividade e a inteligência constituem a tríade que o autor toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social.
  • C. A primeira função do movimento, apontada por Wallon em sua psicogenética no estágio tônico-emocional, é a de promotora do vínculo social. O autor vê, na agitação e choro do bebê, um recurso que mobiliza o adulto emocionalmente a fim de que as necessidades da criança sejam seguramente atendidas. Este é um mecanismo bem primitivo do neonato, que, dada a imperícia inicial de sua motricidade, apela ao outro para garantir o elo e os cuidados necessários à sua sobrevivência.
  • D. Para Wallon, ocorre uma alternância dos campos funcionais no decorrer dos estágios entre a afetividade e a cognição. A primeira, especialmente implicada na construção do sujeito, predomina nos estágios impulsivoemocional, tônico-emocional, personalística e na puberdade e adolescência. Já a cognição, especialmente implicada na construção do mundo, apresenta-se predominantemente nos estágios sensitivo-motor e escolar ou categorial.
  • E. Ao fato de os recursos alternarem-se entre si durante o processo dá-se o nome de alternância funcional. Essa alternância significa que as aquisições e construções de cada uma das etapas não se perdem mas vão sendo incorporadas e vão-se integrando, trazendo inúmeras e novas possibilidades para as relações da criança com o outro e com o mundo físico dos objetos. As funções recentemente adquiridas têm supremacia sobre as mais antigas, mas não as fazem desaparecer, apenas exercem controle sobre eles, integrando-os. Essa é a chamada integração estrutural.

Leia as proposições abaixo.

I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;

II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;

III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;

IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições são corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O microssistema é um ambiente em que uma pessoa interage bidirecionalmente com os outros de forma direta e cotidiana.
  • B. O mesossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais uma pessoa faz parte.
  • C. O exossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes, diferenciando-se do mesossistema em função da dimensão temporal.
  • D. O macrossistema é o sistema de padrões culturais que envolve todos os microssistemas, mesossistemas e exossistemas de uma sociedade.
  • E. O cronossistema é o sistema que mostra os efeitos das condições temporais constituintes dos microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas.

Analise as assertivas a seguir e relacione-as às teorias respectivas.

(1). Cada estágio envolve uma “crise” na personalidade, uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará a ter importância durante toda a vida. As crises, que vão surgindo de acordo com um cronograma de maturação, devem ser satisfatoriamente resolvidas para um saudável desenvolvimento do ego.

(2). Os seres humanos, em todas as idades, aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos: reagindo a condições ou a aspectos de seu ambiente que acham agradáveis, dolorosos ou ameaçadores.

(3). A imitação de modelos é o elemento mais importante na forma como a criança aprende uma língua, lida com a agressividade e aprende o comportamento socialmente atribuído ao gênero a que pertencem.

(4). O desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios qualitativamente diferentes. Em cada estágio, a mente da criança desenvolve um novo modo de operar. Esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equlibração.

( ) Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.

( ) Teoria da aprendizagem social de Bandura.

( ) Teoria comportamentalista de Skinner.

( ) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 4, 3, 1, 2
  • B. 1, 2, 3, 4
  • C. 2, 3, 4, 1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Segundo Freud, um acontecimento fundamental no desenvolvimento psicossexual ocorre durante a fase fálica, quando a zona de prazer se desloca para os órgãos genitais;

II. A fase de latência se desenvolve na segunda infância e é caracterizada por uma grande curiosidade sexual;

III. O aparelho psíquico para Freud está dividido em três seguimentos: Es, Ich, Über Ich, cujo surgimento ocorre na sequência supramencionada;

IV. Os mecanismos de defesa do Ego são processos inconscientes que visam obstar a ameaça da ansiedade.

  • A. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I e III estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. São princípios da abordagem do desenvolvimento no ciclo vital de Bates: contextualidade, unidimensionalidade, multidirecionalidade e plasticidade.
  • B. Os estudiosos costumam classificar o desenvolvimento em três principais aspectos: físico, cognitivo e psicossocial.
  • C. De acordo com Papalia, a vida adulta se divide em três fases: juventude (25-40 anos), meia-idade (40-65 anos) e terceira idade (65 anos em diante).
  • D. Os fatores que influenciam o desenvolvimento podem ser classificados em genéticos, ambientais e maturacionais.
  • E. O modo como a família se organiza (nuclear ou extensa) é uma variável maturacional bastante influente.

Assinale a opção que apresenta a proposição INCORRETA.

  • A. A Psicologia Histórico-cultural tem sua gênese na compreensão da categoria atividade, reconhecendo-a como unidade das formas sensorial-prática e teórica, superando a dicotomia entre esses elementos presentes na ciência psicológica de base positivista.
  • B. Segundo a visão vigotskiana, os processos psíquicos humanos não se desenvolvem naturalmente, como se fossem estruturas internas amadurecendo com o passar do tempo. O tempo humano, a partir dessa teoria, deve ser compreendido como história concreta, como processo de desenvolvimento do homem e da sociedade, que se efetiva a partir da atividade produtiva, criadora e transformadora realizada por cada sujeito social. A atividade criadora do homem, ou seja, aquela que possibilita a transformação objetiva da natureza e, também, objetiva e subjetiva do próprio homem, tem como característica fundamental a mediação do instrumento, que se interpõe entre o sujeito e o objeto da atividade.
  • C. Para Vigotsky, o emprego de instrumentos materiais marca o início das possibilidades de desenvolvimento do gênero humano. Na ontogênese, a primeira utilização do signo marca o momento em que o sujeito se liberta de seus limites orgânicos e avança no sentido na construção simbólica da realidade.
  • D. A abordagem histórico-cultural, baseada na filosofia marxista, enfatiza a condição do sujeito produtor de conhecimento sobre o mundo através da linguagem, como tema central da Psicologia.
  • E. Partindo da construção histórico-social do psiquismo humano, Vigotsky enfatiza que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, próprias dos seres humanos, se estruturam inicialmente como função compartilhada com outros sujeitos (interpsíquicas) e posteriormente como função do próprio sujeito (intrapsíquica).

Leia as proposições abaixo.

I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);

II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;

III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;

IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. O comportamentalismo metodológico surge como uma proposta teórica da Psicologia que desconsidera, para efeito de estudo, a validade de estudos empíricos.
  • B. Para Skinner, a inacessibilidade de sentimentos e pensamentos à observação pública direta os exclui do campo de interesses de uma ciência do comportamento.
  • C. O behaviorismo radical admite o estudo de fenômenos como sentimentos e pensamentos (abordados com o conceito de “privados”), admite a interpretação como método para lidar cientificamente com problemas dessa ordem e adota um critério instrumental de verdade na avaliação de enunciados científicos sobre quaisquer fenômenos.
  • D. O comportamentalismo radical de Skinner adota os critérios verificacionistas do comportamentalismo metodológico.
  • E. Watson inaugura a Psicologia comportamental, superando a visão de comportamento reflexo presente no trabalho de Pavlov.
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