Questões de Psicologia da Dom Cintra Fundação

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Luiz Fuganti ressalta os riscos ético-políticos presentes no uso indiscriminado, nas discussões sobre a humanização em saúde, do termo diferença. Segundo o autor, quando entendida como identidade – seja de indivíduo, grupo, movimento, minoria, povo – , a diferença pode se tornar instrumento de expansão do:

  • A.

    estado narcísico

  • B.

    desmapeamento

  • C.

    mesmerismo

  • D.

    valor de uso

  • E.

    biopoder

Segundo Franco Rotelli, a atitude epistemológica de transformar experiências de diversidade em doença serve à seguinte política:

  • A.

    valorizar a dimensão terapêutica originária da clínica, e transformar a relação entre observador e observado em um efeito do desvio do olhar inquiridor para a escuta analítica.

  • B.

    fundamentar filosoficamente o primado da experiência sobre o pensamento abstrato, e garantir a humanização da atenção e cuidados que os serviços substitutivos oferecem à comunidade.

  • C.

    conferir estatuto de autoridade àquele que tem a doença como objeto, e promover um lugar zero de trocas sociais para o indivíduo que tem a subjetividade sequestrada pelo modelo das ciências naturais.

  • D.

    integrar os agentes das equipes de cuidado sob a ótica da atenção biopsicossocial, e permitir a desospitalização do indivíduo que recupere o gozo da palavra e o poder instituinte da plena cidadania.

  • E.

    evidenciar a violência da institucionalização do saber médico acerca da loucura, e promover novos arranjos para o tratamento da doença que envolvam paciente, família e cuidadores em torno da habilitação para a vida.

Dois integrantes da equipe de profissionais de uma Casa de Saúde do Índio, Marcos e Valdete, conversam sobre a semelhança que constatam entre os guaranis. Diz Marcos: “Tratase, evidentemente, de uma consciência coletiva”. Ao que Valdete retruca: “De modo algum! Deve-se a um contágio imitativo”. As perspectivas sociológicas adotadas pelos interlocutores correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    Latour e Bourdieu

  • B.

    Foucault e Lourau

  • C.

    Durkheim e Tarde

  • D.

    Goffmam e Stengers

  • E.

    Viveiros de Castro e Weber

Em Angra dos Reis, o projeto De Volta Para Casa objetiva devolver à vida extramuros os pacientes enclausurados pela Psiquiatria há dez anos ou mais. Inspirado na Reforma Basagliana, o projeto compreende família como:

  • A.

    região da pulsão de vida

  • B.

    lugar de possível convivência

  • C.

    lugar de possível convivência

  • D.

    espaço de elaboração cronificado

  • E.

    domínio da fantasmagoria burguesa

Segundo a conceituação de Milton Santos, território é:

  • A.

    construção da base material sobre a qual a sociedade produz sua própria história

  • B.

    limite físico sobre o qual o direito internacional produz a regionalização dos países

  • C.

    circunscrição administrativa sobre a qual o burguês produz a descentralização do social

  • D.

    espaço afetivo sobre o qual a ciência produz a institucionalização do saber do geógrafo

  • E.

    estágio operacional dos povos sobre o qual o homem produz sua evolução e liberdade

Após o primeiro contato com um jovem terena no Distrito Sanitário Especial Indígena –DSEI – em que trabalha, a psicóloga diz a um colega de equipe: “Preciso entender as representações culturais dele, que são muito diferentes das nossas, para saber o que fazer”. Segundo a Antropologia Simétrica de Bruno Latour, a frase da psicóloga é expressão de:

  • A.

    um ponto de vista institucionalista, que confere à psicologia uma tarefa desnaturalizadora

  • B.

    um enfoque pragmático, cujo objetivo é dotar de poder contratual as populações fragilizadas

  • C.

    um ideário etnopsiquiátrico, que se apoia na diferenciação entre razão científica e crença tradicional

  • D.

    uma postura evolucionista, que percebe os fetiches indígenas como antagonistas das ciências civilizadas

  • E.

    uma perspectiva moderna, cujo relativismo preserva a separação arbitrária entre interioridade e exterioridade

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