Lista completa de Questões de Psicologia da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luiz Fuganti ressalta os riscos ético-políticos presentes no uso indiscriminado, nas discussões sobre a humanização em saúde, do termo diferença. Segundo o autor, quando entendida como identidade seja de indivíduo, grupo, movimento, minoria, povo , a diferença pode se tornar instrumento de expansão do:
estado narcísico
desmapeamento
mesmerismo
valor de uso
biopoder
Segundo Franco Rotelli, a atitude epistemológica de transformar experiências de diversidade em doença serve à seguinte política:
valorizar a dimensão terapêutica originária da clínica, e transformar a relação entre observador e observado em um efeito do desvio do olhar inquiridor para a escuta analítica.
fundamentar filosoficamente o primado da experiência sobre o pensamento abstrato, e garantir a humanização da atenção e cuidados que os serviços substitutivos oferecem à comunidade.
conferir estatuto de autoridade àquele que tem a doença como objeto, e promover um lugar zero de trocas sociais para o indivíduo que tem a subjetividade sequestrada pelo modelo das ciências naturais.
integrar os agentes das equipes de cuidado sob a ótica da atenção biopsicossocial, e permitir a desospitalização do indivíduo que recupere o gozo da palavra e o poder instituinte da plena cidadania.
evidenciar a violência da institucionalização do saber médico acerca da loucura, e promover novos arranjos para o tratamento da doença que envolvam paciente, família e cuidadores em torno da habilitação para a vida.
Dois integrantes da equipe de profissionais de uma Casa de Saúde do Índio, Marcos e Valdete, conversam sobre a semelhança que constatam entre os guaranis. Diz Marcos: Tratase, evidentemente, de uma consciência coletiva. Ao que Valdete retruca: De modo algum! Deve-se a um contágio imitativo. As perspectivas sociológicas adotadas pelos interlocutores correspondem, respectivamente, a:
Latour e Bourdieu
Foucault e Lourau
Durkheim e Tarde
Goffmam e Stengers
Viveiros de Castro e Weber
Em Angra dos Reis, o projeto De Volta Para Casa objetiva devolver à vida extramuros os pacientes enclausurados pela Psiquiatria há dez anos ou mais. Inspirado na Reforma Basagliana, o projeto compreende família como:
região da pulsão de vida
lugar de possível convivência
lugar de possível convivência
espaço de elaboração cronificado
domínio da fantasmagoria burguesa
Segundo a conceituação de Milton Santos, território é:
construção da base material sobre a qual a sociedade produz sua própria história
limite físico sobre o qual o direito internacional produz a regionalização dos países
circunscrição administrativa sobre a qual o burguês produz a descentralização do social
espaço afetivo sobre o qual a ciência produz a institucionalização do saber do geógrafo
estágio operacional dos povos sobre o qual o homem produz sua evolução e liberdade
Após o primeiro contato com um jovem terena no Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI em que trabalha, a psicóloga diz a um colega de equipe: Preciso entender as representações culturais dele, que são muito diferentes das nossas, para saber o que fazer. Segundo a Antropologia Simétrica de Bruno Latour, a frase da psicóloga é expressão de:
um ponto de vista institucionalista, que confere à psicologia uma tarefa desnaturalizadora
um enfoque pragmático, cujo objetivo é dotar de poder contratual as populações fragilizadas
um ideário etnopsiquiátrico, que se apoia na diferenciação entre razão científica e crença tradicional
uma postura evolucionista, que percebe os fetiches indígenas como antagonistas das ciências civilizadas
uma perspectiva moderna, cujo relativismo preserva a separação arbitrária entre interioridade e exterioridade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...