Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A observação dos conteúdos da consciência era denominada por Titchener como:
Objeção.
Inspeção.
Afecção.
Introspecção.
Há diversas definições e conceitos ligados à identificação usados em psicopatologia. Ao mecanismo que implica o acesso ao nível superior de desenvolvimento psíquico, supondo sempre um ganho, denominamos de:
identificação progressiva.
identificação projetiva.
identificação regressiva.
identificação transitória.
O pioneiro na área da psicologia do corpo e na terapia orientada para o corpo foi:
Fritz Perls.
Alfred Adler.
Carl Jung.
Wilhelm Reich.
O movimento que se interessou pela utilidade dos processos mentais, estudando a atividade mental não em si e por si, mas como parte de todo o mundo da atividade biológica, como parte integral da evolução orgânica, buscando descobrir como age um processo mental, é conhecido por:
Estruturalismo.
Psicanálise.
Funcionalismo
Behaviorismo.
Na psicologia da educação encontramos diversas abordagens sobre o processo ensino-aprendizagem. A citação: "Não se pode ensinar diretamente a uma outra pessoa, pode-se, tão somente, facilitar-lhe a aprendizagem." É atribuída a:
Teoria da auto-atualização de Abraham Maslow.
Teoria da personalidade: aprendizagem centrada no aluno de Carl Rogers.
Teoria da psicologia da consciência de William James.
Teoria da aprendizagem e psicogênese de Jean Piaget.
Dentro dos princípios básicos de aprendizagem, podemos diferenciar o condicionamento clássico do condicionamento operante sob três aspectos: a natureza do estímulo, o tipo de resposta aprendida, a relação entre a resposta e o reforçamento. Assinale a alternativa abaixo que está INCORRETA.
A diferença mais importante é a relação entre o reforçamento à resposta dada.
No condicionamento operante o estímulo é uma situação duradoura que tem vários aspectos, apenas um dos quais é significativo para a aprendizagem.
No condicionamento clássico, a resposta, como estímulo, é específica.
No condicionamento operante o estímulo é um acontecimento específico.
Na Teoria Psicanalítica, ao processo através do qual a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos é direcionada para novas finalidades, como metas artísticas, culturais ou intelectuais, denominamos:
Sublimação.
Negação.
Repressão
Formação reativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...