Questões de Psicologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A observação dos conteúdos da consciência era denominada por Titchener como:

  • A.

    Objeção.

  • B.

    Inspeção.

  • C.

    Afecção.

  • D.

    Introspecção.

Há diversas definições e conceitos ligados à identificação usados em psicopatologia. Ao mecanismo que implica o acesso ao nível superior de desenvolvimento psíquico, supondo sempre um ganho, denominamos de:

  • A.

    identificação progressiva.

  • B.

    identificação projetiva.

  • C.

    identificação regressiva.

  • D.

    identificação transitória.

O pioneiro na área da psicologia do corpo e na terapia orientada para o corpo foi:

  • A.

    Fritz Perls.

  • B.

    Alfred Adler.

  • C.

    Carl Jung.

  • D.

    Wilhelm Reich.

O movimento que se interessou pela utilidade dos processos mentais, estudando a atividade mental não em si e por si, mas como parte de todo o mundo da atividade biológica, como parte integral da evolução orgânica, buscando descobrir como age um processo mental, é conhecido por:

  • A.

    Estruturalismo.

  • B.

    Psicanálise.

  • C.

    Funcionalismo

  • D.

    Behaviorismo.

Na psicologia da educação encontramos diversas abordagens sobre o processo ensino-aprendizagem. A citação: "Não se pode ensinar diretamente a uma outra pessoa, pode-se, tão somente, facilitar-lhe a aprendizagem." É atribuída a:

  • A.

    Teoria da auto-atualização de Abraham Maslow.

  • B.

    Teoria da personalidade: aprendizagem centrada no aluno de Carl Rogers.

  • C.

    Teoria da psicologia da consciência de William James.

  • D.

    Teoria da aprendizagem e psicogênese de Jean Piaget.

Dentro dos princípios básicos de aprendizagem, podemos diferenciar o condicionamento clássico do condicionamento operante sob três aspectos: a natureza do estímulo, o tipo de resposta aprendida, a relação entre a resposta e o reforçamento. Assinale a alternativa abaixo que está INCORRETA.

  • A.

    A diferença mais importante é a relação entre o reforçamento à resposta dada.

  • B.

    No condicionamento operante o estímulo é uma situação duradoura que tem vários aspectos, apenas um dos quais é significativo para a aprendizagem.

  • C.

    No condicionamento clássico, a resposta, como estímulo, é específica.

  • D.

    No condicionamento operante o estímulo é um acontecimento específico.

Na Teoria Psicanalítica, ao processo através do qual a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos é direcionada para novas finalidades, como metas artísticas, culturais ou intelectuais, denominamos:

  • A.

    Sublimação.

  • B.

    Negação.

  • C.

    Repressão

  • D.

    Formação reativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...