Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No processo de seleção de 900 profissionais para a escolha de um executivo da área de Planejamento, a área de RH definiu a utilização das seguintes técnicas ou testes: Zulliger, Dinâmica de Grupo e Atenção Concentrada. A decisão do Psicólogo do PGE na escolha das técnicas para a avaliação foi

  • A. totalmente correta e atendeu ao objetivo da seleção.
  • B. parcialmente correta porque deixou de mensurar competências conceituais.
  • C. parcialmente correta porque deixou de mensurar dimensões da personalidade.
  • D. totalmente incorreta porque deixou de mensurar competências comportamentais.
  • E. incorreta, pois o perfil de um executivo não é passível de mensuração.

Ao se criar uma Academia de Liderança para preparar gestores eficazes de pessoas dentro da organização, será essencial abordar os conteúdos:

I. Liderança como uma posição de comando.

II. O uso do poder como intrínseco ao exercício da liderança.

III. Ótimos gestores e suas capacidades de superar metas a qualquer preço.

IV. O estilo de liderança adotado como forma escolhida para exercício do poder.

V. O uso do poder como fator negativo para o exercício da liderança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e V.
  • E. III e V.

Dois gestores de áreas afins entraram em rota de confronto porque discordaram fortemente em relação às ideias de como solucionar um problema que envolvia a área de ambos. O psicólogo da PGE foi chamado a intervir. Sua correta atuação para solucionar o conflito deve ser:

  • A. Reunir-se com ambos e ajudá-los no diálogo.
  • B. Contestá-los posicionando-se contra o conflito.
  • C. Aplicar o instrumento TKI em ambos para conhecer o perfil de negociação de cada um.
  • D. Ouvir cada um individualmente e solicitar que se entendam.
  • E. Informá-los de que conflitos são sempre improdutivos e não recomendáveis.

Segundo J. Bleger, em uma entrevista classificada “aberta”, o entrevistador tem liberdade para perguntar e intervir, adaptandose ao contexto de cada caso. Sobre a entrevista aberta, é correto afirmar:

  • A. Aprofunda os dados de um questionário, também conhecida como inquérito.
  • B. Estrutura o discurso do sujeito por meio de intervenções.
  • C. É inflexível na apresentação de um questionário, pois é o modo mais eficaz de se obter informações.
  • D. Caracteriza-se por ser uma entrevista grupal.
  • E. Reside em uma flexibilidade suficiente para permitir que o entrevistado configure o campo da entrevista.

As melhores práticas de gerenciamento de mudança, visando à redução dos impactos negativos do processo, consideram como etapas imprescindíveis:

  • A. consolidar a mudança, engajar as pessoas e garantir a continuidade do processo.
  • B. engajar as pessoas e formar multiplicadores para o processo de mudança.
  • C. engajar as pessoas, pois são o centro do processo, devendo partir delas o desejo de mudar e permitir que se apropriem do processo.
  • D. estabelecer regras claras para o que se deseja mudar e afirmar os critérios de adesão ao “novo tempo”.
  • E. estabelecer a mudança e deixar que as pessoas se engajem a ela, pois a palavra mudança já é uma mudança por si só, de modo que basta para garantir sua continuidade.

Suponha um colaborador da PGE do Mato Grosso que tenha sido transferido de departamento e não consegue se adaptar ao novo trabalho, porque sente demasiada falta dos antigos colegas e estranha a dinâmica de funcionamento da área, com novos valores, novos afazeres. A conduta ideal do psicólogo da PGE será

  • A. mudá-lo para outro setor ou departamento com metas mais facilmente atingíveis, para minimizar o sofrimento, protegendo-o.
  • B. buscar compreender as suas perdas com a mudança e direcionar ações para integrá-lo ao novo contexto profissional.
  • C. encaminhá-lo para um processo de psicoterapia, pois ele não deve deixar que seus problemas afetem a empresa.
  • D. antecipar suas férias, para que possa descansar e se restabelecer.
  • E. contratar um outro colaborador, para que lhe sirva de assistente neste momento difícil, caso ele seja imprescindível para o setor.

O colaborador de uma empresa é altamente produtivo, o que foi evidenciado em sua última avaliação de desempenho, chegando a ser tido como referência em produtividade pelos seus pares. Seus superiores o têm como alguém muito capaz e hábil em lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo, sem demonstrar fraqueza. Porém, com alguma frequência, ele é visto com um olhar vazio e, em situações de grande pressão emocional. Chega a ter explosões emocionais. Ele cumpre seus horários com facilidade, e recorrentemente fica além do término do expediente trabalhando. Muitas vezes age impulsivamente, ignorando detalhes, mas a imprevisibilidade de suas ações é percebida como algo positivo por seus colegas e superiores, pois compreendem que ele não se deixa levar pela rotina.

Este colaborador

  • A. sofre de estresse ideal, o que o impulsiona para o trabalho. Por vezes, ele sucumbe à pressão, mas isto pode ser considerado normal, uma vez que a vida profissional tem altos e baixos.
  • B. não sofre de qualquer afecção, pois esta situação é algo corriqueiro no mundo do trabalho, sendo necessário que a pessoa se adapte e contorne as dificuldades.
  • C. tem problemas pessoais em casa, levando-o a ter reações emocionais explosivas com seus colegas e superiores.
  • D. está com deficiência de vitaminas, pois a produtividade traz desgastes.
  • E. possivelmente sofre de síndrome de burnout.

A personalidade humana tem características universais, que determinam a maneira como responderá ao mundo que o rodeia. A personalidade é um fenômeno psíquico

  • A. adaptável, imutável e sujeita ao estresse.
  • B. adaptável, mutável e sujeita ao estresse.
  • C. sujeita ao distresse emocional, mas apenas na fase II, em que os sintomas de estresse já estão instalados.
  • D. adaptável e mutável, pois somos seres singulares.
  • E. imutável, pois somos aquilo que nascemos.

A avaliação psicológica é resultante de três critérios:

  • A. A técnica, o instrumento e processo de avaliação.
  • B. Um instrumento com consistência estatística, um instrumento auxiliar e a contextualização da avaliação.
  • C. Um tópico, um instrumento de avaliação e um instrumento auxiliar.
  • D. O fenômeno a ser medido, o instrumento e o processo de avaliação.
  • E. O processo como instrumento, a medida que surge ao longo da avaliação e a intensionalidade do avaliador.

Por meio de uma avaliação psicológica, busca-se

  • A. responder às demandas sociais e à previsão das condutas individuais.
  • B. responder às demandas sociais e às possibilidades da avaliação em curso, bem como prever a conduta do avaliado.
  • C. responder às demandas sociais, pois o indivíduo é um ser social, e, por isto, é a única esfera que conta para uma avaliação.
  • D. ater o estritamente no escopo da avaliação, enfocando as possiblidades do sujeito.
  • E. a previsão das condutas dos indivíduos, a fim de se obter maior controle sobre eles.
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