Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A conciliação envolve não apenas a minimização do impacto das emoções e das percepções negativas, mas o aumento dos sentimentos e

  • A. do efetivo papel do mediador para o alcance de resultados parciais.
  • B. das percepções positivos.
  • C. da autoconfiança do mediador e de todos os envolvidos no litígio.
  • D. das reações contrárias à realização de acordos.
  • E. da prática da barganha como única forma de solução para os conflitos.

Manifestam-se em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam, portanto, podem e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais. Na Psicologia Social, são denominadas por

  • A. hábitos parentais.
  • B. normas pessoais.
  • C. representações sociais.
  • D. políticas públicas.
  • E. grupos sociais.

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos

  • A. do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
  • B. de parte do grupo, que dependem das demais orientações do líder.
  • C. do líder do grupo, responsável por conduzir a motivação de todos.
  • D. compartilhados que favoreçam a ascensão do líder.
  • E. comuns e disputarem pela escolha de seu líder.

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, psicanalista, propõe oito estágios durante o ciclo vital. Cada um deles envolve uma “crise” na personalidade, que surge de acordo com a maturação do indivíduo e deve ser satisfatoriamente resolvida para um desenvolvimento saudável do ego.

Segundo esta teoria, na adolescência,

  • A. a produtividade e a autoestima encontram-se como elementos principais da crise.
  • B. o esforço do adolescente para compreender sua identidade é parte de um processo saudável e vital, fundamentado nas realizações dos estágios anteriores, e estabelece as bases para enfrentar as crises da vida adulta.
  • C. a possibilidade de envolver-se de forma profunda com outras pessoas é um dos principais focos da crise de identidade.
  • D. não ocorrerá atualizações de períodos anteriores, pois, uma vez superados os conflitos da infância, esses não têm mais papel de importância na vida do sujeito.
  • E. a identidade pode se desenvolver de duas formas: 1) pelo processo de diferenciação e de integração; 2) pelo processo de substituição.

No campo da teoria do desenvolvimento,

  • A. de acordo com Piaget, o desenvolvimento do pensamento abstrato, que ocorre no período operatório-formal, possibilita a criação imaginativa, hipotética e metafórica de situações não vividas.
  • B. Piaget e Vygotsky são representantes da perspectiva interacionista do desenvolvimento, com estudos sobre a inteligência e a maturação cognitiva.
  • C. Piaget entende que, no período pré-operatório, a criança se desenvolve por meio da realização de atividades motoras e dos estímulos sensoriais.
  • D. Vygotsky entende a zona de desenvolvimento proximal como a avaliação do aprendizado obtido pela criança no período escolar.
  • E. Piaget entende que a adaptação está relacionada à busca do equilíbrio constante no processo de maturação cognitiva.

Em Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações (1992), sobre as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil, consta que o psicólogo clínico

  • A. estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
  • B. participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais.
  • C. participa da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas à realidade psicossocial da clientela.
  • D. assessora autoridades judiciais no encaminhamento a terapias psicológicas, quando necessário.
  • E. procede o exame das características psicológicas dos esportistas, visando ao diagnóstico individual ou de grupo, dentro da atividade em que se encontram.

A maioria dos cientistas acreditava que os genes que uma criança herdava eram solidamente estabelecidos durante o desenvolvimento fetal, embora seus efeitos sobre o comportamento pudessem ser modificados pela experiência. Hoje, cada vez mais evidências sugerem que a própria expressão do gene é controlada por um terceiro componente, um mecanismo que regula o funcionamento dos genes dentro da célula sem afetar a estrutura do DNA da célula. Esse fenômeno chama-se

  • A. fenótipo.
  • B. congênese.
  • C. genótipo.
  • D. epigênese.
  • E. herança recessiva.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde − OMS (2002), o desencadeamento da violência contra idosos pode estar relacionado com alguns fatores de risco como relações familiares desgastadas, dificuldades financeiras, dependência financeira do idoso, fatores culturais e socioeconômicos, distribuição de

  • A. heranças e migração de alguns componentes familiares.
  • B. tarefas domiciliares e ingresso na aposentadoria.
  • C. alimentos entre os membros da família e nível de atenção básica.
  • D. encargos e recursos afetivos.
  • E. renda entre os membros da família e encargos sociais.

O surgimento dos grupos de terceira idade, universidades da terceira idade e serviços específicos para a população acima dos 60 anos tem revelado o quanto este segmento populacional tem buscado uma redefinição da velhice, sendo também valorizados os grupos compostos por idosos que permitem aos seus integrantes uma inserção social, proporcionandolhes a aquisição de um sentimento de pertença e não de exclusão. Estes são denominados de grupos de

  • A. exploração.
  • B. convivência.
  • C. aprendizagem.
  • D. meditação.
  • E. elaboração.

D. W. Winnicott aponta que há dois pontos principais através dos quais a família contribui para a maturidade emocional do indivíduo: “um é a existência continuada da oportunidade de dependência em alto grau; o outro é a provisão de oportunidade para que o indivíduo se separe dos pais e se ligue à família, e da família à unidade social imediatamente próxima

  • A. à Igreja frequentada pela família, e talvez a outros grupos religiosos a que o indivíduo venha a ter contato”.
  • B. ao grupo de trabalho, e talvez a outros grupos ocupacionais a que pertencer”.
  • C. à família, e daquela unidade social a outra, e talvez a outra e mais outra”.
  • D. ao grupo de pares, e talvez também a outros grupos de diferentes faixas etárias”.
  • E. às figuras significativas da adolescência, e talvez a outras figuras importantes de identificação”.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...