Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à ética profissional do psicólogo, fornecer a quem de direito na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, está no âmbito dos (das):
Proibições legais.
Princípios gerais.
Orientações gerais.
Deveres fundamentais.
Contribuições técnicas.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sigmund Freud (1856-1939) deixou contribuições indiscutíveis à Psicologia.
Assinale a alternativa que se refere corretamente a algumas de suas contribuições:
As instâncias psíquicas identificadas por ele são denominadas inconsciente, pré-consciente e consciente.
A associação livre para eliminação de sintomas e traumas nos tratamentos foi desenvolvida por ele em conjunto com Yung e Charcot.
Pulsão é a busca de um estado de equilíbrio entre instâncias psíquicas de natureza autodestrutiva, oriundas de Eros, e aquelas de sobrevivência, emanadas de tanatos.
O desenvolvimento humano ocorre em três estágios, denominados de psicossexuais, a saber: oral, fálico e de latência, todos tendo por característica principal a descoberta da sexualidade.
Neurose e psicose se caracterizam, ambas, por comportamentos resultantes de pensamentos e desejos reprimidos, de origem neuroafetiva.
O desenvolvimento humano se caracteriza como campo clássico de estudos em Psicologia. Não obstante suas diferenças conceituais e/ou metodológicas, esses estudos, particularmente nas últimas duas décadas, têm comungado de aspectos ou princípios gerais. A esse respeito, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:
( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado sua inserção e vínculos em suas redes ou sistemas de interação social.
( ) Relações entre componentes advindos da bagagem genética e aquisições posteriores não têm sido consideradas, como forma de melhor compreender os fatores desenvolvimentais.
( ) As influências religiosas e suas manifestações de caráter anômalo nos diferentes estágios do desenvolvimento, sobretudo na infância, têm tido grande destaque na maior parte das teorias.
( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado a dialética entre os sistemas biopsicossociais inseridos nos diferentes contextos de origem e/ou inserção desses indivíduos.
( ) A dinâmica do curso de vida em sua totalidade (ciclo vital), incluindo gerações anteriores e posteriores, tem sido focalizada, sobretudo por teorias do campo sistêmico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V F F V
V F V V V
V F F V V
F V F F F
F F V V F
Caracteriza-se como um período do desenvolvimento humano onde ocorrem de modo marcante a evolução das capacidades mentais como memória, inteligência, linguagem e aprendizagem, e também das habilidades motoras, inclusive aquelas de natureza mais refinada como atar os sapatos, fechar botões ou comer sozinha, além do aprendizado da própria higiene oral e corporal.
Esse período corresponde aproximadamente à faixa etária dos:
seis meses a oito meses aos dois anos, comumente chamado de sensório motor.
doze a quinze meses aos dois anos, denominado comumente de primeira infância.
dezoito a vinte meses aos três anos, denominado comumente de percepto mental.
dois a três anos aos seis anos, denominado por alguns autores de segunda infância.
dois a três anos aos nove anos, chamado comumente de terceira infância.
Considere o texto abaixo:
O texto se refere à violência que sofrem crianças e adolescentes na forma especificamente de abuso:
social
sexual.
moral.
volitivo.
perceptivo.
Analise a frase abaixo, a respeito de um dos períodos do desenvolvimento concebidos por Piaget.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto:
percepção ; linguagem ; afeto
cognição ; percepção ; corpo
linguagem ; linguagem ; ego
linguagem ; linguagem ; pensamento
linguagem ; consciência ; pensamento
A personalidade, enquanto objeto de estudo da Psicologia, refere-se de modo específico à(ao):
modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo.
forma pela qual diferentes indivíduos reagem diante de distintas situações a partir de suas percepções.
conjunto de percepções e sentimentos que permitem ao indivíduo desenvolver sua socialização e identificação social.
modo relativamente variável de sentir e agir no mundo, demonstrando o grau de plasticidade atingido pelo indivíduo.
manejo adequado de situações cotidianas com as quais o indivíduo se confronta, demonstrando seu controle de ansiedade.
Assinale a alternativa que apresenta os quatro períodos ou fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, corretamente nomeados e divididos.
1o período: Sensório concreto (0 a 2 anos); 2o período: Operatório (2 a 5 anos); 3o período: Operações concretas (5 a 14 ou 15 anos); 4o período: Operações formais (14 ou 15 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 1 ano); 2o período: Operatório (2 a 7 anos); 3o período: Pósoperatório (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 4 anos); 2o período: Pré-operatório (4 a 7 anos); 3º período: Operações formais (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
Um importante princípio que tem marcado a Psicologia do Desenvolvimento na atualidade é o(a):
interesse exclusivo na compreensão daquilo que distingue o comportamento infantil em suas diferentes fases ou períodos.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano no ciclo completo da vida (life-span), com ênfase para a plasticidade interindividual.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano, tendo como referência o adulto, entendido como ponto de chegada no ciclo vital.
prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da evolução psiconeurológica.
Embora geralmente seja compreendido sob uma perspectiva global, o desenvolvimento humano, dependendo da teoria, é estudado com ênfase em um determinado aspecto.
Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento:
ambiental.
hereditário.
psicossexual.
psicossocial.
intelectual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...