Questões de Psicologia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A atenção é um processo mental que permite concentrar a atividade psíquica sobre um estímulo específico. Atualmente, muitas pesquisas têm demonstrado um aumento no número de pessoas que desenvolvem dificuldades nessa área. São transtornos de atenção

  • A. a Hipoestesia e a Hiperprosexia.
  • B. a Hipoprosexia e a Distrabilidade.
  • C. a Aprosexia e Hipermnésia.
  • D. a Distrabilidade e a Hiperestesia.

A Psicodinâmica do Trabalho, abordagem científica desenvolvida na década de 1980, consiste na análise psicodinâmica dos processos intra e intersubjetivos mobilizados pela situação de trabalho. Essa abordagem tem como elementos centrais

  • A. a psicodinâmica do reconhecimento e a gestão do trabalho.
  • B. as somatizações e o processo de intensificação do trabalho.
  • C. o sofrimento e os modos de subjetivação da classe trabalhadora.
  • D. as psicopatologias relacionadas ao trabalho e o nexo causal.

A crença que uma pessoa tem sobre suas capacidades de obter sucesso em uma atividade assume grande importância para o sucesso de um treinamento. Assinale a opção que apresenta o nome correto desse conceito.

  • A. Expectância.
  • B. Necessidade de Realização.
  • C. Teoria Y.
  • D. Auto-Eficácia.

Na temática comunicação, o feedback serve como um processo de ajuda para mudanças de comportamento. O processo auxilia um indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. O feedback deve ser, tanto quanto possível,

  • A. específico, ou seja, levando em consideração as necessidades do emissor.
  • B. oportuno, fazendo com que o receptor repita o que entendeu.
  • C. esclarecido, pois deve ocorrer imediatamente após o comportamento que se deseje modificar.
  • D. descritivo, ou seja, sem julgamentos e com apenas o relato de eventos.

A Empatia é uma habilidade dentro das relações humanas que se refere à capacidade de compreensão de sentimentos e pensamentos do outro, comunicando-lhe, de forma adequada, a compreensão desse sentimento. Essa habilidade envolve diversos componentes, entre os quais

  • A. o componente afetivo, que consiste em entender e interpretar pensamentos do interlocutor.
  • B. o componente cognitivo, que se refere a experienciar as emoções do interlocutor, mantendo controle sobre elas.
  • C. o componente comportamental, que consiste em expressar compreensão e sentimentos ao interlocutor.
  • D. o componente intelectual, que se refere ao conhecimento prévio da situação.

Ao analisarmos uma estrutura organizacional, podemos investigar os mecanismos básicos de divisão e integração das partes, do trabalho, ou das pessoas que compõe essa organização. Sobre esses mecanismos, é correto afirmar que

  • A. o mecanismo de hierarquia é um mecanismo de divisão.
  • B. o mecanismo de especialização é um mecanismo de integração.
  • C. o mecanismo de centralização é um mecanismo de integração.
  • D. o mecanismo de supervisão direta é um mecanismo de divisão.

A cultura de uma organização responde dois grandes desafios enfrentados pelas organizações: problemas de integração interna de natureza socioemocional de seus membros e problemas de adaptação externa e sobrevivência. Constitui-se como parte do primeiro desafio

  • A. definir a missão da organização.
  • B. decidir sobre metas para concretizar objetivos.
  • C. elaborar critérios de desempenho para os propósitos organizacionais.
  • D. discernir os que fazem e os que não fazem parte do grupo.

A perspectiva construcionista social ou construtivista parte do pressuposto de que as pessoas são sempre ativas e não reagem de forma mecânica aos eventos externos. A realidade não é fixa, mas muda o tempo inteiro. Por isso, um fenômeno deve ser estudado a partir da explicação dos sujeitos. Dentro dessa perspectiva, as organizações são vistas como

  • A. entidades concretas, um organismo vivo.
  • B. ativas e responsáveis pela constante mudança da realidade externa.
  • C. uma construção social e mudam de forma contínua porque é formada por pessoas.
  • D. o elemento central da perspectiva.

Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como

  • A. a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
  • B. os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
  • C. a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
  • D. o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.

Considerando os processos psicológicos básicos, a apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, acompanhada de representações e frequentemente de juízos, num ato único, o qual somente pode ser decomposto por meio de análise, denomina-se

  • A. Inteligência.
  • B. memória.
  • C. sensação.
  • D. percepção.
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