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Leia as proposições para marcar a opção correta.
I. As modalidades de violência doméstica, cometidas contra crianças e adolescentes, são classificadas em: violência física, violência psicológica, negligência e violência sexual. Essas modalidades podem ocorrer na forma pura, quando se trata de uma única modalidade de violência, ou associada, quando em um mesmo caso são identificadas duas ou mais modalidades.
II. Na sociedade brasileira atual, o uso da punição física é ainda um instrumento bastante freqüente na educação dos filhos. Os pais tendem a defender essa forma de disciplina que, em determinadas circunstâncias, pode favorecer a banalização e a cronicidade da violência física doméstica contra crianças e adolescentes.
III. Os meninos sofrem mais violência do que as meninas, exceto violência física.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I, e III estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
Leia as proposições para marcar a opção correta.
I. Em inúmeros contextos da sociedade atual, o termo stress é bastante conhecido e utilizado. Na maioria das vezes, é empregado carregado de sentido negativo, pois é o causador ou a consequência de vários problemas para as pessoas. Tal compreensão se coaduna com o sentido original da palavra.
II. O stress é um dos principais fatores que contribui para a baixa qualidade de vida da sociedade, por isso tem sido dedicada atenção especial para esse tópico em programas de prevenção em saúde, mas pouco é considerado em programas de tratamento.
III. A qualidade de vida de uma pessoa está baseada, entre diversos aspectos, na maneira como o indivíduo flexibiliza suas atitudes frente às situações estressantes da vida e em como as conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento consigo e com os outros.
IV. Folkman e Lazarus denominaram de estratégias de coping todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de stress que excede seus recursos pessoais, elegendo, assim, estratégias específicas para lidar com a condição estabelecida. Qualquer esforço de controle produzido pelo indivíduo que possua o intuito de diminuir o desconforto ou dominar alguma instabilidade, sem, no entanto, considerar as consequências disso, é definido por esses autores como estratégia ou processo de coping.
Somente as proposições I e II estão corretas.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente as proposições III e IV estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Somente as proposições II,III e IV estão corretas.
São princípios fundamentais do Código de ética dos psicólogos, EXCETO:
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Transformação da Sociedade visando o construir um mundo sem classes sociais.
Promoção da saúde e da qualidade de vida.
Responsabilidade Social.
Dignidade da profissão.
Essa abordagem atualmente possui um entendimento abrangente do fenômeno do processo saúde e doença, considerando o ser humano na sua integralidade, nas suas dimensões biopsicossocial. Além disso, busca complemento para sua prática na atividade interdisciplinar dos profissionais da saúde. Trata-se da:
Psicanálise
Abordagem Cognitivo-Comportamental
Psicossomática
Gestalt-Terapia
Análise Experimental do Comportamento.
Leia as proposições e marque a opção correta:
I. Em seus últimos escritos, Freud usou o conceito de inconsciente de três formas diferentes. Primeiramente, ele usou o termo de uma forma especifica e estrutural para se referir ao inconsciente reprimido ou dinâmico. Este inconsciente corresponde ao que a literatura psicanalítica clássica refere como o Pré-inconsciente.
II. Em segundo lugar, complementando as partes reprimidas do ego, Freud propôs que uma outra parte permanece inconsciente. Diferentemente das partes inconscientes do ego que se encontram reprimidas e, por esse motivo, assemelham-se ao pré-consciente, a parte inconsciente do ego não reprimida não está preocupada com os impulsos e conflitos inconscientes.
III. De acordo com Freud, o indivíduo não tem consciência de quase todos os processos e eventos mentais, mas pode ter pronto acesso à consciência de muitos deles através de um esforço de memória.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I, e III estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Uma equipe interdisciplinar de saúde é composta por indivíduos com diversas formações que trabalham juntos como uma unidade ou sistema.
Os membros da equipe interdisciplinar trabalham juntos para resolver os problemas dos pacientes que são extremamente complexos para serem resolvidos por uma disciplina.
Uma equipe de saúde possui como características peculiares desempenho coletivo, responsabilidade coletiva e tomada de decisão coletiva.
O princípio da integralidade pressupõe o trabalho interdisciplinar.
Leia as proposições para marcar a opção correta.
I. A adesão ao tratamento é em grande parte influenciada pelos valores, crenças e pela percepção que o paciente tem sobre a doença que, muitas vezes, difere da percepção dos profissionais da Saúde.
II. A percepção do risco que a doença oferece pode dificultar a compreensão da gravidade da doença e dificultar a adesão ao tratamento.
III. A percepção, as crenças e as expectativas em relação ao tratamento também influenciam a adesão ao tratamento.
IV. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento é um ponto chave na adesão.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
Assinale a alternativa que apresenta a proposição CORRETA:
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser considerada um subsistema fechado, com características específicas, e que faz parte de um conjunto de outros subsistemas que conformam o sistema maior, denominado de Instituição Hospitalar. É fechado na medida em que está em constante troca com os demais subsistemas, e que se caracteriza por exigir ajustamentos emocionais e comportamentais de todas as pessoas envolvidas na sua rotina, como das pessoas que, de forma temporária, precisam desses espaços, seja como pacientes ou acompanhantes.
A dificuldade de comunicação da equipe com a família também se relaciona com o fato de que, para o médico, a morte do paciente simboliza o fracasso profissional. Assim, à medida que a criança vai apresentando piora no estado de saúde, há uma crescente facilidade de estabelecer a comunicação com a família.
Quando uma criança é internada na UTIP, somam-se às preocupações e estressores inerentes à hospitalização a restrição de horários de visitas, as dificuldades de comunicação com a equipe e a idéia de que a UTI tem relação com a morte, bem como a incerteza gerada por esta ideia.
a hospitalização pode trazer implícita também a quebra da rede familiar, em todos os sentidos, incluindo a distância física, produzindo ausência da criança e/ou ausência de um dos membros adultos da família, podendo acarretar uma ruptura da estrutura, de forma momentânea ou definitiva. Portanto, na internação hospitalar, os vínculos afetivos e sociais são reforçados em seu grau de sustentabilidade.
A comunicação entre médico e paciente, assim como entre médico e família, teve muitos progressos desde que se iniciou a discussão sobre a comunicação de diagnóstico aos pacientes e familiares, sendo que há a qualidade da competência comunicacional dos médicos tem sido bastante melhorado em função do melhor preparo profissional nesta atividade por parte dos médicos, o que dispensa o trabalho multiprofissional nesta tarefa.
É uma disposição pessoal comum aos indivíduos, mas provida em graus diferentes, a qual os impele a reagir a objetos, situações ou proposições em moldes que podem ser considerados favoráveis ou desfavoráveis. Trata-se de:
Cognição Social
Representação Social
Socialização
Percepção Social
Atitude
De acordo Estatuto do Idoso, é possível inferir que o psicólogo deve atuar no sentido de desenvolver práticas educativas, que são:
em Gerontologia, capacitando outros profissionais;
Divulgação de aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
Atendimento domiciliar;
atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;
serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
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