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Marque a opção INCORRETA:
As representações sociais constituem formas de conhecimento teórico orientadas para a compreensão do mundo.
As representações sociais configuram formas complexas de elementos cognitivos, afetivos e sociais.
A representação é uma construção do sujeito enquanto sujeito social.
As representações sociais são construções de caráter expressivo de sujeitos sociais a respeito de objetos socialmente valorizados.
As representações sociais, como formas de conhecimento prático, desvelam o conhecimento do senso comum.
Assinale a opção INCORRETA:
Estudos sobre levantamentos dos problemas que afetam a saúde do adolescente detectaram como mais comuns: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes com veículos a motor envolvendo o uso de álcool, fumo e drogas. Esses problemas, que, em sua origem, são mais comportamentais que biomédicos, levam a uma diminuição da qualidade de vida do hoje adolescente (amanhã adulto), quando não o levam à morte.
A depressão maior ocorre com mais frequência na passagem da infância para a adolescência entre os jovens.
A diferença da manifestação depressiva entre adolescentes do sexo feminino e masculino foi descrita por alguns autores. As garotas relatam mais sintomas subjetivos como sentimentos de tristeza, vazio, tédio e ansiedade; e costumam ter, também, mais preocupação com popularidade, menos satisfação com a aparência, mais conscienciosidade e menos auto-estima. Enquanto os rapazes relatam mais sentimentos de desprezo, desafio e desdém, e demonstram problemas de conduta como: falta às aulas, fugas de casa, violência física, roubos e abuso de substâncias.
Já existem alguns fatores de risco para depressão em adolescentes razoavelmente bem definidos. O mais importante é a presença de depressão em um dos pais, pois sabe-se que a existência de história familiar para depressão aumenta o risco em pelo menos três vezes. Outros fatores importantes de risco são os estressores ambientais como abuso físico e sexual e a perda de um dos pais, irmão ou amigo íntimo.
Ao contrário da infância em que as taxas são bem semelhantes, após a puberdade a depressão incide mais em meninos do que em meninas.
Leia o texto e assinale a opção CORRETA:
Embora sejam poucos os estudos, a literatura mostra a existência de preditores sociodemográficos e clínicos de abandono na psicoterapia de crianças. Os fatores que mais atraem a atenção dos pesquisadores, nos casos de psicoterapia de crianças, incluem: status socioeconômico, fonte de encaminhamento, atraso na espera para atendimento, distância geográfica dos serviços de atendimento, história prévia de tratamento, estresse parental, expectativas dos pais, natureza da psicopatologia da criança, sexo da criança, idade da criança e dos pais, origens étnicas, idioma falado em casa, desemprego, educação da mãe, configuração parental e familiar, renda, tamanho da família e duração da queixa da criança.
Pesquisas brasileiras apontam que o risco de abandono de psicoterapia infantil é maior quando o encaminhamento é feito por psicólogos do que quando feito pela escola.
A literatura aponta que meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizante (como agressividade e conduta antissocial) do que meninas, o que causa mais prejuízo no convívio escolar e familiar do que problemas internalizantes (como ansiedade, depressão e retraimento), sendo essa uma possível explicação para que eles sejam encaminhados para psicoterapia com maior frequência do que as meninas.
Meninas apresentam risco ligeiramente superior (10%) de abandonar seus tratamentos do que meninos, em consonância com a literatura especializada. Nos estudos que encontraram associação entre sexo e abandono, o sexo está associado, geralmente, à queixa e ao diagnóstico: em geral, meninas apresentam mais chance de serem levados à terapia por apresentar problemas externalizantes de comportamento e de receberem diagnósticos como funcionamento antissocial e transtornos de conduta.
O tempo de tratamento é a variável mais constantemente associada ao abandono de tratamento na literatura. Abandonos de tratamentos são mais comuns nas fases finais do atendimento.
Alguns tipos de diferença entre paciente e terapeuta envolvendo características sociodemográficas (tais como paciente do sexo masculino sendo atendido por terapeuta do sexo feminino ou por terapeuta muito jovem) constituem-se em preditores importantes para o abandono no caso da psicoterapia de crianças e adolescentes.
Relacione a Primeira coluna com a segunda;
(I) Dimensão epistemológica
(II) Dimensão técnico-assistencial
(III) Dimensão Jurídico-política
(IV) Dimensão Cultural
( ) Rediscutir e redefinir as relações sociais e civis em termos de cidadania, de direitos humanos e sociais.
( ) Refere-se ao conjunto de questões que se situam no campo teórico-conceitual e que dizem respeito à produção de conhecimentos que fundamentam e autorizam o saber/fazer médico-psiquiátrico.
( ) A transformação do lugar social da loucura, da diferença e da divergência.
( ) Superação do manicômio, como expressão de um modelo que se calca na tutela, na vigilância panóptica, no tratamento moral, na disciplina, na imposição da ordem, na punição corretiva, no trabalho terapêutico, na custódia e interdição.
I,II.III,IV
III,I,IV,II
IV,III,II,I
III,IV,I,II
III,II,IV,I
Assinale a alternativa CORRETA.
Psicologia Institucional é um termo cunhado por Pichon Riviere, psiquiatra argentino de orientação psicanalítica inglesa buscou aliar psicanálise e marxismo para pensar a atuação do profissional em psicologia, para além das práticas terapêuticas e consultorias.
Análise Institucional, por sua vez, é o nome dado a um movimento que supõe um modo específico de compreender as relações sociais, um conceito de instituição e um modo de inserção do profissional psicólogo que é de natureza imediatamente técnica.
Organização é um nível da realidade social em que as relações são regidas por estatutos e acontecem no interior de estabelecimentos, espaços físicos determinados. A instituição é o nível da lei ou da Constituição que rege todo o tecido de uma formação social; está subordinada aos estatutos das organizações.
A Psicologia institucional possui raízes na Psicologia Sócio-Histórica.
O instituinte é uma dimensão ou momento do processo de institucionalização em que os sentidos, as ações ainda estão em movimento e constituição; é o caráter mais produtivo da instituição. O instituído é a cristalização disso tudo; é o que, na verdade, se confunde com a própria instituição.
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