Questões de Psicologia da Instituto Machado de Assis

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A Psicologia da Gestalt originou-se na Alemanha, entre 1910 e 1912 e dedica-se amplamente.

  • A. Aos processos de aquisição do conhecimento, mais especificamente na forma de organização das experiências na mente.
  • B. À aprendizagem e à percepção, sugerindo que a combinação dos elementos sensoriais produz novos padrões com propriedades inexistentes nos elementos individuais.
  • C. Ao estudo da distinção entre as qualidades físicas, mentais e de personalidade.
  • D. Ao estudo do efeito da hereditariedade no desenvolvimento da personalidade neurótica.

Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo. Assim na concepção behaviorista clássica, a motivação é colocada em perspectivas diferentes das demais teorias. A resposta ou reação do indivíduo e, portanto, sua atividade em uma direção qualquer é função:

  • A. do ambiente.
  • B. dos fatores psicológicos.
  • C. da relação parental.
  • D. da ansiedade.

A Entrevista Motivacional é uma intervenção centrada no paciente com o intuito de aumentar a motivação e foi delineada para ajudar aos clientes nos comportamentos considerados aditivos. Tem um papel importante principalmente naqueles indivíduos que são ambivalentes em relação

  • A. a conflitos.
  • B. ao seu passado.
  • C. ao seu futuro.
  • D. à mudança.

Na psicoterapia breve são limitados

  • A. O conteúdo e a abordagem à queixa identificada pelo cliente como alvo do trabalho psicoterápico.
  • B. Os recursos e a produção de insights no processo psicoterápico.
  • C. Os tipos de intervenção e os recursos a serem praticados durante o processo psicoterápico.
  • D. Tempo e objetivos da psicoterapia.

Analise as afirmações abaixo relativas ao sigilo profissional, tema fundamental ao exercício ético da profissão de psicólogo.

I. O psicólogo não remeterá informações confidenciais a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo por código de ética ou que, por qualquer forma, permitam a estranhos o acesso a essas informações.

II. O sigilo protegerá o atendido em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional.

III. O sigilo profissional protegerá o menor impúbere ou interdito, devendo ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para promover medidas em seu benefício.

IV. A quebra do sigilo só será admissível quando se tratar de fato delituoso, e a gravidade de suas consequências para o próprio atendido ou para terceiros puder criar para o psicólogo o imperativo de consciência de denunciar o fato.

V. Somente o examinado poderá ser informado dos resultados dos exames, salvo os casos previstos no respectivo código de ética.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

  • A. Apenas I, II e III estão corretas
  • B. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
  • C. I, II, III, IV e V estão corretas.
  • D. Apenas I, III, IV e V estão corretas.

Todas as afirmações abaixo a respeito da toxicomania e de seu tratamento estão corretas, EXCETO.

  • A. Droga é qualquer substância que modifica o funcionamento dos organismos vivos, produzindo alterações fisiológicas que provocam mudanças das funções do corpo ou do comportamento.
  • B. Droga psicotrópica é aquela que atua sobre o cérebro, modificando seu funcionamento e provocando alterações no humor, nas percepções, no comportamento e nos estados da consciência.
  • C. Existem drogas lícitas e drogas ilícitas.
  • D. Todo tratamento psicológico visa à rápida interrupção do uso de todo tipo de drogas, visto que estas são sempre nocivas ao funcionamento psíquico do indivíduo.

Todas as afirmações abaixo que tratam de desenho instrucional e avaliação de treinamento estão corretas, EXCETO.

  • A. Prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar de pessoas dependentes de drogas e serve à preparação do indivíduo para enfrentar sinais que indique recaída ou retomada de uma atitude ou comportamento indesejável. No treinamento, esse tipo de abordagem é apropriado para desenvolver nos treinandos estratégias de coping (enfrentamento) das restrições situacionais impostas pela organização à transferência de treinamento.
  • B. Modelação comportamental é uma técnica behaviorista de treinamento, desenvolvida por Skinner, para ensinar habilidades intelectuais complexas.
  • C. O suporte à transferência de treinamento, que se refere à percepção do indivíduo sobre o apoio que recebe de colegas e chefias para aplicar, no trabalho, novos conhecimentos, habilidades e (ou) atitudes adquiridas em treinamentos, está correlacionado positivamente ao impacto do treinamento no desempenho do egresso do treinamento.
  • D. A abordagem de Kirkpatrick sugere quatro níveis de avaliação: reações, aprendizagem, comportamento no cargo e resultados (organizacionais). Com base nesse modelo, se um treinando reage favoravelmente ao treinamento (reações), aprenderá o que está descrito nos objetivos do curso e aplicará corretamente as novas aprendizagens no trabalho (comportamento no cargo), o que, consequentemente, provocará mudanças nos resultados organizacionais. Entretanto, muitas pesquisas nacionais e estrangeiras mostraram que nem sempre há correlações positivas entre esses níveis.

É de responsabilidade de o Psicólogo orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho. Assim entre as modalidades de Documentos Escritos emitidos pelo psicólogo está o parecer psicológico, que é um documento:

  • A. Fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
  • B. No qual não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.
  • C. Com apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
  • D. Que tem por finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso.

Na área da Saúde, uma das tendências de atuação é a busca pelo trabalho em equipe. Recorre-se a uma conexão entre as disciplinas, engendrando uma integração entre as mesmas e uma troca de conhecimentos, levando a um enriquecimento mútuo. Este tipo de equipe no Setor da Saúde é denominada:

  • A. Integrativa.
  • B. Cooperativa.
  • C. Interdisciplinar.
  • D. Multiprofissional.

A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação, entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento. A entrevista cujo objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência, delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, corresponde à entrevista.

  • A. Lúdica (EL - para adultos), sendo uma técnica descrita originalmente pela psicanalista argentina Arminda Aberastury.
  • B. Motivacional (EM), sendo uma técnica descrita originalmente pelo psicólogo americano William Miller.
  • C. Clínica Estruturada (SCID), proposta originalmente no DSM-IV.
  • D. Semiestruturada, proposta pela Renard Diagnostic Interview (RDI).
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