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Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a perversão é CORRETO afirmar:
Designa-se por perversão o conjunto de comportamento psicossexual que não acompanha atipias na obtenção do prazer sexual;
Pode-se dizer que existe perversão quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais ou por outras zonas corporais e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas;
Chama-se perversão quando o orgasmo é obtido com objetos sexuais não usuais, desde que com uma pessoa do sexo oposto;
A neurose é uma perversão negativa, é o negativo da pulsão, ou seja, a perversão é a manifestação lapidada, não recalcada, da sexualidade infantil;
N.D.A.
Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a psicose é CORRETO afirmar:
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação primária da relação libidinal com a realidade, onde a maioria dos sintomas manifestos são tentativas secundárias de restauração do laço objetal;
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação secundária da relação de objeto com as fantasias, onde a maior parte dos sintomas manifestos são tentativas primárias de restauração do laço objetal;
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação secundária da relação libidinal com a realidade, onde a maior parte dos sintomas manifestos são tentativas primárias de resparação do laço libidinal;
Na psicose o ego obedece as exigências da realidade recalcando as reivindicações pulsionais, enquanto o ego reconstrói uma nova realidade;
N.D.A.
Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a neurose, analise as proposições abaixo:
I. Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.
II. Pode-se dizer que a fisionomia clínica das neuroses é caracterizada: por sintomas neuróticos (que relaciona-se a impossibilidade do ego encontrar na identificação do seu próprio personagem boas relações com os outros e um equilíbrio interior satisfatório) e por caráter neurótico do ego (que relaciona-se as perturbações dos comportamentos, sentimentos ou ideias que manifestam uma defesa contra a angústia).
III. A nosografia distingue neuroses, psicoses, perversões e afecções psicossomáticas, enquanto o estatuto nosográfico daquilo a que se chama neuroses atuais, neuroses traumáticas ou neuroses de caráter continua a ser discutido.
São CORRETAS:
I, II e III;
I e II;
II e III;
I e III;
N.D.A.
Os transtornos de hábitos e impulsos são caracterizados por atos repetidos que não tem nenhuma motivação racional clara e que geralmente prejudicam os interesses do próprio paciente e aqueles de outras pessoas. São transtornos classificados como de hábitos e impulsos:
Pedofilia, exibicionismo, voyeurismo;
Histeria, fetichismo, pedofilia;
Tricotilomania, piromania, pedofilia;
Jogo patológico, tricotilomania, piromania;
Pedofilia, jogo patológico, histeria.
Sobre a Síndrome de Asperger, examine as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um transtorno mal definido de validade nosológica incerta. Caracterizado por um período de desenvolvimento normal antes do início e por uma perda definitiva, no curso de poucos meses, de habilidades previamente adquiridas em pelo menos várias áreas do desenvolvimento;
Trata-se de um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo;
Trata-se de um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo;
Trata-se de um transtorno mal definido de validade nosológica incerta, com um desenvolvimento inicial aparentemente normal ou quase normal é seguido por perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala;
N.D.A.
Os transtornos esquizofrênicos são caracterizados, em geral, por:
Distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção e por afeto inadequado ou embotado;
Distorções de humor, sempre com a presença de alucinações;
Distorções de afetos, ora embotados, ora expressivos, contudo sempre com a presença de alucinações;
Flutuações de humor, pensamento, memória e afeto;
Flutuações de humor, pensamento, memória e afeto, sempre com a presença de ilusões.
A atenção pode ser definida como a concentração eletiva da atividade mental, que mantém todo o funcionamento psíquico num campo central de integração. A atenção é consciência clara dentro do estado da consciência global. (ARAÚJO, s.d., p. 34). Sobre os distúrbios da atenção, avalie as seguintes proposições:
I. A distração, um distúrbio qualitativo da atenção, diz respeito a tendência à diminuição da atenção com o componente de instabilidade, labilidade e flutuação.
II. A hiperprosexia, um distúrbio quantitativo da atenção, diz da tendência a obstinar-se, perseverar indefinidamente, com excesso de interesse, instabilidade e dispersão sem mostras de fadigabilidade, acompanhada frequentemente da correspondente agitação motora.
III. A aprosexia, um distúrbio quantitativo da atenção, diz da abolição total, desde o início do processo, de toda a capacidade de atenção. Há um embotamento da consciência, uma falta de interesse, qualquer que seja a estimulação.
Estão CORRETAS:
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III;
N.D.A.
O psiquismo é um todo unitário, em que a consciência é dentro dele uma síntese integral. De interesse didático, não obstante artificial, é a estruturação do campo da consciência em três planos de atividades funcionais, ou seja, o plano intelectivo, o afetivo e o volitivo. (ARAÚJO, s.d., p. 24). Sobre o campo da consciência e sua estruturação, analise as preposi- ções abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA:
I. Lucidez e claridade de consciência são expressões antônomas. Ter-se-á consciência lúcida quando o indivíduo tem uma percepção e valorização nítida de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam. E, ao contrário, ter-se-á consciência clara quando o indivíduo reconhecer de modo incipiente portanto, ininteligível - a percepção e valorização de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam
II. No plano intelectivo podemos considerar duas classes de atividades: atividades intelectuais elementares ou básicas (imaginação, pensamento, associação, ideação dentre outras) e atividades intelectuais superiores (percepção e memória).
III. No plano volitivo, inscreve-se toda uma série de fenômenos que começam na intenção e terminam na ação explicitada, integrando assim o conceito de vontade, atividade consciente e deliberada.
IV. No plano afetivo, temos os afetos que se distribuem sob a forma de emoções, sentimentos, inclinações e paixões e assim, toda a gama de nuances e variações, passíveis de identificação. S
ão VERDADEIRAS:
I, II e IV;
I, III e IV;
II, III e IV;
II e IV;
III e IV.
Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão grupalística, a qual, comprovadamente, tem revelado-se eficaz e de grande abrangência, porém que, no nosso meio brasileiro, ainda não encontrou um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente. (...) Uma importante recomendação de técnica grupalística consiste no estabelecimento de um enquadre e a necessidade de sua preserva- ção (ZIMERMAN, 1999, p. 437;444). Sobre o enquadre (setting) na psicoterapia de grupo, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. O enquadre pode ser conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal, resultando de uma conjunção de regras, atitudes e combinações.
II. O enquadre, uma vez estabelecido, não sofre ameaça de vir a ser desvirtuado.
III. A atmosfera grupal diz respeito ao enquadre e ela depende basicamente da atitude afetiva interna do grupoterapeuta, do seu estilo pessoal de trabalhar, dos seus referenciais teórico-técnicos etc.
IV. O enquadre tem também a função de estabelecer uma necessária ampliação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível, o que permite o paciente ampliar também o equilíbrio entre a satisfação pessoal e as restrições sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
I e II;
II e III
IV e I;
I e III;
III e IV
O grupo familiar exerce uma profunda e decisiva importância na estruturação do psiquismo da criança, logo, na formação da personalidade do adulto. O termo grupo familiar designa não unicamente a influência exercida pela mãe, mas também pelo pai, irmãos, os inter-relacionamentos, bem como, também, pelas demais pessoas que interagem diretamente com a criança, como babás, avós etc. (ZIMERMAN, 1999, p. 103). A família é um campo dinâmico no qual fatores conscientes e inconscientes agem e um fator importante a se considerar numa psicoterapia psicanalí- tica é o da transgeracionalidade, definida como:
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a negação de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a internalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas expectativas diante de suas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos
Todas as alternativas estão corre
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