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A Psicologia Analítica foi, a partir de 1913, construída por Carl Gustav Jung. A abordagem junguiana conta com conceitos tais como:
Inconsciente individual, inconsciente coletivo e análise de caráter;
Inconsciente coletivo, arquétipos e anima;
Inconsciente coletivo, análise de caráter e anima;
Aqui-agora, inconsciente coletivo e análise de caráter;
Aqui-agora, inconsciente coletivo e arquétipos.
A grave crise que o setor de saúde no Brasil vem enfrentando nos últimos anos se expressa como uma crise de governabilidade do sistema e das organiza- ções de saúde, de resolutividade e eficiência. Esta crise tem impulsionado experiências inovadoras no que se refere tanto ao desenho de novos sistemas de gestão, como ao desenvolvimento de ferramentas gerenciais. (AZEVEDO; BRAGA NETO; SÁ, 2002, p. 236). Dessas transformações surge a necessidade de revisão da concepção de organização, da noção de sujeito e do entendimento dos processos intersubjetivos em seu interior, donde entende-se a abordagem psicossociológica uma contribuição importante neste sentido. Pergunta-se, dentre as contribuições da abordagem psicossociológica para a análise e intervenção na problemática da relação entre indivíduos e organizações, encontramos
O fato de que para a abordagem psicossociológica o reconhecimento da incerteza quanto aos resultados da intervenção é dispensável, uma vez que o foco é a análise da situação desde a demanda inicial;
O fato de que a intervenção começa pela própria análise do pedido de intervenção e da(s) demanda(s) que o sustenta(m), sendo fundamental a compreensão do cliente como o conjunto dos indivíduos e grupos integrantes da organização, apontando os riscos de se ligar exclusivamente a um determinado grupo;
O fato de que a simplicidade dessa abordagem promove práticas complexas, restritas a uma dimensão pouco reflexiva;
O fato de que essa abordagem não favorece a reflexão na busca de sentidos para as interações humanas, pautando na solução objetiva das questões surgidas na organização;
N.D.A.
Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:
Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;
Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;
Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;
Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;
N.D.A.
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir
Sobre a psicologia do senso comum é CORRETO afirmar:
O senso comum mistura e recicla outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo, portanto, faz parte do conhecimento humano;
O senso comum não integra o conhecimento humano;
A psicologia do senso comum deve ser desconsiderada pelos cientistas;
Não existe psicologia do senso comum;
N.D.A
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir. 21)
Sobre o objeto de estudo da Psicologia é CORRETO afirmar:
A Psicologia, assim como a Antropologia, a Economia, a Sociologia e todas as ciências humanas, estuda o ser humano
A diversidade de objetos da Psicologia dificulta uma clara definição de objeto da Psicologia
Um dos motivos que dificulta uma clara definição de objetos da Psicologia é o fato do cientista o pesquisador poder se confundir com o objeto a ser pesquisado
O objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicoló- gicos: como a subjetividade
Todas as alternativas estão corretas
Sobre a teoria do desenvolvimento humano de Piaget, analise a proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias;
Segundo Piaget, todos passam por todas as fases ou períodos do desenvolvimento e na sequência sugeridas por ele;
Segundo Piaget, a divisão das fases de desenvolvimento em faixas etárias é uma referência e não uma norma rígida;
Segundo Piaget, o início e o término de cada fase de desenvolvimento dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais;
Todas as alternativas estão corretas.
O princípio de realidade, segundo Freud, é um dos dois princípios que regem o funcionamento mental. Assinale a alternativa CORRETA sobre o princípio de realidade:
Ele forma par com o princípio de inércia e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e perpetua o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;
Ele forma par com o princípio de nirvana e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior.
O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido descritivo e não tópico, quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas préconsciente e inconsciente (LAPLANCHE; PONTALIS, 1995, p. 235). Sobre o inconsciente, segundo Freud, é CORRETO afirmar:
Os conteúdos do inconsciente são representantes das pulsões;
Os conteúdos do inconsciente são regidos pelos mecanismos específicos do processo secundário, principalmente a condensação e a negação;
Os conteúdos do inconsciente não são investidos pela energia pulsional;
Os conteúdos do inconsciente procuram retornar à consciência e à ação, mas só podem ter acesso ao sistema Pré-consciente-consciente através de sintomas psicóticos;
N.D.A.
Sobre a personalidade para Lacan, é CORRETO afirmar:
É uma máscara que repousa no vazio;
É uma função de ignorância;
Não passa de uma espécie de odre, de bolha em expansão, que não tem outro mérito senão o de se identificar com o contorno que encerra um vazio central;
Não é um atributo de uma substância humana, mas a própria substância humana;
Todas as alternativas estão corretas.
A metáfora paterna é uma escrita pela qual Lacan, em seus primeiros anos de ensino, propôs uma concepção da função do pai no complexo de Édipo que permitisse evitar certo número de dificuldades que o próprio Freud e seus seguidores não tinham deixado de encontrar. (KAUFMANN, 1996, p. 334). Sobre a metáfora paterna, é CORRETO afirmar que Lacan:
Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei imaginária, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;
Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;
Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei simbólica, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;
Propõe a explicação da função paterna como instauradora das leis simbólica, imaginária e real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;
N.D.A.
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