Questões de Psicologia da MSConcursos

Lista completa de Questões de Psicologia da MSConcursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas necessidades estudadas por Maslow levam à autoconfiança, por exemplo: ganhar da empresa bolsa de estudos para a faculdade, participação nos resultados da empresa, promoção de cargo. Quando frustradas, estas necessidades podem gerar sentimentos de inferioridade. A quais necessidades isso se refere? Assinale a alternativa CORRETA. BANOV, Marcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009, 70.

  • A.

    Necessidades de estima.

  • B.

    Necessidades de segurança.

  • C.

    Necessidades sociais.

  • D.

    Necessidades fisiológicas.

  • E.

    Necessidades de autorealização.

Considere as afirmativas abaixo:

I – Referese à predição e à explicação de comportamentos específicos.

II – Assume que a maioria das atividades humanas possui relevância social e está sob controle volitivo.

III – A intenção de realizar uma ação, chamada de intenção comportamental, está sob a influência de dois determinantes básicos, um pessoal e o outro social.

A que se referem as afirmativas?

  • A.

    Estudo preditor do comportamento, com base em perfil profissiográfico.

  • B.

    Teoria da Ação Racional.

  • C.

    Análise do comportamento pela Teoria da Expectância Social.

  • D.

    Avaliação psicológica com base em Seleção de Pessoal.

  • E.

    Teoria Disposicional.

As teorias da aprendizagem são inadequadas para explicar o desenvolvimento da linguagem, porque o processo de aquisição da mesma envolve a descoberta de suas relações entre estruturas superficiais ou manifestações explícitas e as estruturas subjacentes, profundas e abstratas da linguagem. A que ponto de vista referese esta afirmação?

  • A.

    Aprendizagem por associação (visão das coisas com o som das palavras).

  • B.

    Imitação (palavras e sintaxes elaboradas previamente).

  • C.

    Psicolinguística.

  • D.

    Perspectiva inata.

  • E.

    Aprendizagem por modelação.

Na década de 30, uma pesquisa se tornou paradigma dos estudos motivacionais na área organizacional. Ela teve como objetivo estudar a relação de fadiga nos operários a partir de uma série de variações experimentais introduzidas na relação de trabalho, como volume de produção, número de horas trabalhadas e incentivos salariais. Um fenômeno de grande importância nesta pesquisa foi o das relações interpessoais. Identifique esta pesquisa e o seu realizador e assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Estudos sobre os efeitos da luminosidade sobre a produção, realizada por Taylor.

  • B.

    Efeitos externos sobre a motivação para a produção, realizada por Fayol.

  • C.

    Teoria X, Y envolvendo produção e motivação de McGregor.

  • D.

    Fordismo de Henry Ford.

  • E.

    Experiência de Hawthorne de Elton Mayo.

A teoria da motivação de Herzberg é constituída pelos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Os fatores higiênicos quando comparados com a teoria de Maslow, encontramse em quais degraus da pirâmide?

  • A.

    Necessidades de autorrealização, necessidades sociais e necessidades de segurança.

  • B.

    Necessidades fisiológicas, necessidades sociais e necessidade de autorrealização.

  • C.

    Necessidades de segurança, necessidades sociais e necessidades de estima.

  • D.

    Necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.

  • E.

    Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança e necessidades sociais.

Para a psicologia há um efeito que corresponde à tendência de influenciarmos a avaliação de características específicas de uma pessoa pela simpatia que temos por ela. Esse efeito pode produzir classificações não precisas das características e do desempenho dos outros.

Que efeito é este?

  • A.

    Efeito de Ringelmann.

  • B.

    Efeito do observador.

  • C.

    Efeito de mera exposição.

  • D.

    Efeito de halo.

  • E.

    Efeito de dissonância.

A quem podem ser atribuídos os seis princípios fundamentais da motivação, abaixo?

1 Todo o comportamento é motivado.

2 A motivação persiste ao longo da vida.

3 Os motivos verdadeiramente atuantes são inconscientes.

4 A motivação se expressa através de tensão.

5 Existem dois motivos prevalentes face à sua possibilidade de repressão: o sexo e a agressão.

6 Os motivos têm natureza biológica e inata.

  • A.

    Adler.

  • B.

    Vygotsky.

  • C.

    Erikson.

  • D.

    Maslow.

  • E.

    Freud.

Os experimentos com macacos rhesus mostram que na natureza estes animais demonstram medo de cobras através de gritos e comportamentos de esquiva da cobra. Macacos criados em laboratório, não denotam medo de cobras, diferentemente de seus pais. Contudo se numa determinada situação, perceberem que seus pais ficam amedrontados na presença de uma cobra, os macacos de laboratório se tornam medrosos. Se forem testados três meses depois, o medo não terá diminuído. Considere as afirmativas que buscam explicar este fenômeno:

I – Tratase de aprendizagem por observação porque se baseia na resposta de outro organismo.

II – Não pode ser considerada aprendizagem por imitação, uma vez que na imitação o comportamento do observador corresponde ao comportamento que o organismo observou. A imitação não implica em o organismo que imita tenha aprendido alguma coisa sobre as contingencias.

III – Tratase de aprendizagem vicariante, pois um organismo é influenciado por outro.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • B.

    Apenas a afirmativa I é verdadeira.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

  • D.

    Apenas a afirmativa III é verdadeiras.

  • E.

    Todas as afirmativas são verdadeiras.

A escola da psicologia, baseada na noção de que a tarefa da psicologia é analisar a consciência em seus elementos básicos e investigar como estes elementos estavam relacionados, era chamada de:

  • A.

    Funcionalismo.

  • B.

    Pragmatismo.

  • C.

    Positivismo.

  • D.

    Estruturalismo.

  • E.

    Behaviorismo.

Ao tipo de transtorno de ansiedade causado por ataques recorrentes de uma ansiedade opressiva que geralmente, ocorre, repentina e inesperadamente, chamamos de:

  • A.

    Transtorno unipolar.

  • B.

    Transtorno Bipolar.

  • C.

    Transtorno de Pânico

  • D.

    Transtorno Dissociativo de Identidade.

  • E.

    Transtorno Depressivo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...