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Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por:
O paciente A. sente-se muito ansioso só de pensar em interação social. Não considera elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta uma sensação recorrente de inadequação. Ele encara tudo pelo lado pessoal; supõe que seus vizinhos não o cumprimentam por ser uma pessoa muito incômoda, de difícil convivência. O cenário descrito indica a presença de um transtorno de personalidade
Pensando nos transtornos de humor específicos, temos como experiências fundamentais que podem contribuir de maneira isolada ou em combinação: um episódio depressivo maior é:
O desenvolvimento de uma alteração comportamental mal-adaptativa e específica à substância, com concomitantes fisiológicos e cognitivos, devido à cessação ou à redução do uso pesado e prolongado de uma substância responde, necessariamente, ao critério de:
Consiste na ação ou efeito de converter algo em coisa, ou de conceber algo por analogia com a natureza e estrutura das coisas. Ligado à tendência de encarar os seres humanos como coisas o que leva a supor que se procede a uma desumanização do ser humano. São observadas como manifestações da esquizofrenia. Em alguns casos, os conceitos abstratos e os simbólicos são empregados como se fossem questões concretas de significação privada e pessoal.
Qual patologia está descrita acima:
A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens; diferente do que muitos pensam, ela atinge diversas áreas químicas do cérebro. No quadro clínico de depressão podem ser observadas como alterações do estado mental do paciente:
I. Ideias supervalorizadas que absorvem a personalidade.
II. Inibição do pensamento.
III. Sentimento de desvalia ou culpa e perda de interesse ou prazer.
IV. Autoestima inflada, fuga de ideias, pressão por falar.
Completa(m) CORRETAMENTE o enunciado acima:
Avalie como POSITIVO (P) ou NEGATIVO (N) o resultado ou a intervenção de conflitos no campo de trabalho da saúde para a resolutividade no serviço.
I - Abertura ao diálogo e ao entendimento das necessidades de todos os envolvidos.
II - Negociação entre os envolvidos para que o mediador/lider tome decisões e opte por medidas que beneficie o serviço e/ou seus usuários, justificando e fundamentando sua decisão.
III - Entendendo o conflito como uma conseqüência das complexidades humanas, o mediador impõe uma decisão, conforme seus valores e/ou o rigor das normas administrativas ou legais, sem flexibilidade ou abertura para discussões, o que garantirá a ordem.
IV - Construção conjunta de respostas envolvendo usuários, cuidadores leigos quando houver e os agentes da saúde estudando as oportunidades e recursos do meio.
Escolha a opção CORRETA de acordo com os paradigmas atuais para a gestão de conflitos:
P, N, P, N.
N, P, N, P.
P, P, N, N.
P, P, N, P.
P, N, N, P.
Para a educação em saúde, os postulados que fixam os objetivos da educação, seja no campo das necessidades individuais, quanto das necessidades sociais, são considerados integralmente válidos como seus próprios objetivos. Marque como NI ou NS, conforme sejam, em relação à necessidade individual (NI) ou necessidade social (NS), os objetivos abaixo, e escolha a alternativa que representa CORRETAMENTE sua opção.
NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.
NS, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.
NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI.
NI, NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.
NS, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI, NS, NI, NI, NS.
A educação em saúde deve promover:
I - senso de identidade individual.
II - dignidade e solidariedade.
III - responsabilidade comunitária.
IV - programas de saúde mais eficientes.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as respostas II, III e IV estão corretas.
A primeira conclusão foge da ideia de saúde solidária.
A IV afirmativa inclui as demais e é a resposta correta.
Todas as assertivas estão erradas pois tratam de objetivos da reabilitação psicossocial.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), "os objetivos da educação em saúde são...
... desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva".
... desenvolver nas pessoas a capacidade de ensinar sobre saúde na comunidade a qual pertençam para participar da vida comunitária de uma maneira eficaz".
... formar profissionais de responsabilidade para lutar pela saúde da população carente das comunidades e que queiram obter capacidade de participar da vida comunitária".
... ver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde, aumentar o custo benefício da família a qual pertençam, sem despesas desnecessárias através da evitação da doença e aproveitar para uma vida socializante".
criar cursos de capacitação em saúde para a formação de agentes comunitários mais preparados para lidar com os problemas mentais da comunidade a qual pertençam e a orientação de familiares de usuários que apresentem Transtorno Mental".
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