Lista completa de Questões de Psicologia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso de substâncias psicotrópicas podem provocar reações típicas dos transtornos mentais e seu uso abusivo e/ou dependente levar à fixação de algumas psicopatologias. Quanto às alterações que determinadas substâncias psicoativas causam, numere a 2ª coluna relacionando as alterações apresentadas com as substâncias listadas na 1ª coluna. E marque a opção CORRETA de acordo com a ordem de cima para baixo.
3, 5, 1, 2, 4
5, 1, 4, 2, 3
4, 3, 5, 1, 2
2, 4, 3, 5, 1
3, 2, 1, 4, 5
Alguns termos técnicos são usados na avaliação dos transtornos mentais. Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira e marque a sequência CORRETA das opções.
3, 1, 4, 5, 2
4 2, 5, 3, 1
5, 3, 1, 3, 2
2, 4, 3, 1, 5
4, 5, 1, 3, 2
Os portadores de transtorno mental muitas vezes apresentam alteração na percepção dos fatos, alguns têm perdas cognitivas significativas. Qual das afirmações sobre cognição ou função cognitiva pode ser considerada INCORRETA?
Conjunto de unidades de saber da consciência que se baseia em experiências sensoriais, representações, pensamentos e lembranças.
A realidade percebida decorrerá sempre do estado psíquico do indivíduo.
O processo de conhecer inclui as funções psíquicas da atenção, da memória, da percepção visual e audível e da linguagem, que dependem de estruturas cerebrais íntegras.
A concepção que temos da realidade é baseada na experiência intra-psíquica ou subjetiva e varia por influência direta da oportunidade do indivíduo ter boa escolaridade, determinando maior ou menor capacidade cognitiva.
A representação da realidade (mais importante que a própria realidade) será tão mais completa, global e integrada, quanto maior a capacidade de consciência que a pessoa tem de sua vida.
Analise os conceitos abaixo quanto a sua veracidade ou falsidade (V ou F) e escolha a opção com a sequência CORRETA.
I - A depressão é uma doença caracterizada por marcantes alterações afetivas.
II - A depressão não pode ser classificada como doença, apenas como sintoma de várias doenças psíquicas.
III - A depressão é um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles.
IV - Quando alguém está depressivo precisa de um cuidador visto tornar-se incapaz para todas as tarefas de autocuidado.
F, V, F, V
F, V, F, F
V, V, F, V
V, F, V, F
F, V, V, V
A falta de integração da equipe multiprofissional na saúde propicia:
perda de autonomia e responsabilidade dos profissionais;
aprofundamento dos conhecimentos diagnósticos da pessoa doente;
perda de status e poder;
fragmentação do saber e a compartimentalização da pessoa doente.
a fragmentação do saber e a compartimentalização da pessoa doente.
Segundo Bleger(1998) a aprendizagem é um processo constituído por momentos que se sucedem ou alternam, mas que podem também isolar-se ou esteriotipar-se; nesse caso aparecem perturbações. Cada um desses momentos da aprendizagem implica que os integrantes do grupo assumam determinadas condutas ou papéis. Indique a opção que contém a denominação destes momentos considerados pelo autor:
momento fóbico; momento contrafóbico; momento paranoide; momento epileptoide;
momento delirante; momento contrafóbico; momento depressivo; momento obsessivo;
momento delirante; momento depressivo; momento esquizóide; momento epileptóide;
momento confusional; momento obsessivo; momento epileptoide, momento compulsivo;
momento melancólico; momento depressivo; momento obsessivo; momento fóbico.
Um grupo, seja de natureza operativa ou terapêutica, caracteriza-se por algumas condições básicas mínimas. Indique a opção que as identifica.
Um grupo soma indivíduos de experiências distintas que decidem por um enquadre (setting) e o cumprimento das combinações nele feitas, com ou sem a concordância de seu coordenador.
Um grupo não é um mero somatório de indivíduos, pelo contrário, ele se constitui como nova entidade, com leis e mecanismos próprios específicos.
Um grupo não precisa ter objetivos claramente definidos, necessariamente, apenas deve levar em conta a preservação do espaço (os dias e o local das reuniões) e do tempo (horário e tempo de duração das reuniões, plano de férias etc.).
O grupo não é uma unidade que se comporta como uma totalidade, mas nele, também as especificidades de seus membros não devem ser sempre consideradas, pois perturbaria o acompanhamento conjunto.
a coexistência de duas forças confluentes ou consonantes, permanentemente em jogo: uma tendente à sua coesão e a outra, à sua desintegração.
As responsabilidades do psicólogo na psicoterapia de grupo incluem:
selecionar os participantes; definir metas para o grupo; iniciar e manter o processo terapêutico e, proteger os clientes de danos possíveis;
liderar o grupo; compartilhar sentimentos e medos pessoais e lidar com desafetos entre os membros do grupo;
a aplicação dos princípios de aprendizagem a esforços indiretos para mudar comportamentos mal adaptados dos participantes do grupo;
intervenções psicológicas que pretendam estimular os sintomas associados com transtornos psicológicos;
interpretar o significado simbólico dos sonhos dos participantes do grupo e do terapeuta.
Sobre a Depressão na adolescência, analise as afirmativas seguintes.
I - A Depressão é um problema de saúde pública.
II - Há sempre o risco de suicídio.
III - A gravidade da Depressão está ligada a sua repercussão sobre o processo da adolescência.
IV - A Depressão na adolescência ocorre devido uma interação de fatores: sociais, familiares psicológicos e biológicos.
V - A Depressão expressa uma crise no desenvolvimento do ser humano.
Está(ão) CORRETA(S):
somente a afirmativa IV está correta;
somente as afirmativas II e IV estão corretas;
somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
somente as afirmativas I e IV estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Atualmente é particularmente adequado compreender a adolescência e suas conexões com circunstâncias de risco sob o enfoque sistêmico. São vários os fatores e processos que aumentam a exposição ao risco ou contribuem para a vulnerabilidade, favorecendo, dessa forma, respostas mal adaptativas evidenciadas, por exemplo, no envolvimento em situações de conflito no contexto escolar. De acordo com a perspectiva sistêmica, é CORRETO afirmar que:
elevada auto-estima, baixos índices de depressão, a ausência de habilidades sociais e de resolução de problemas são fatores que protegem contra o cometimento de atos infracionais;
os fatores de risco e de proteção mais frequentes são inatos e agem modificando a resposta individual ou coletiva à adaptação social;
a resiliência é um atributo do indivíduo. As pessoas que enfrentam satisfatoriamente as dificuldades reagem bem a qualquer estressor, mesmo quando a situação se modifica. Se as circunstâncias mudam, a resiliência não se altera;
adolescentes em situação de risco social e pessoal, expostos a ambientes violentos, precisam estar em instituições adequadas para tratar desse problema. Esses jovens precisam engajar-se em ações pró-sociais;
é importante entender a relação entre indivíduo e contexto na trajetória de desenvolvimento, para compreender as interfaces entre risco/proteção/vulnerabilidade/resiliência. O efeito do contexto deve estar associado aos processos individuais (tendências, escolhas, características pessoais).
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