Questões de Psicologia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise os enunciados abaixo, que se referem às propostas da Reabilitação Psicossocial, marcando (V) para verdadeiras e (F) para falsas.

I - Exclusão dos usuários e dos profissionais não médicos nos processos que estabelecem as diretrizes das práticas de construção dos serviços. ( )

II - A aquisição de direitos fundamentais (direito de ir e vir, à educação regular, moradia adequada, tecnologia de ajuda entre outros) como elementos constitutivos do próprio processo. ( )

III - O campo de ação em saúde mental passando por todos os atores envolvidos na ação do cuidar e estendendo-se à família e à comunidade onde o sujeito deve estar e ser inserido. ( )

IV - Constituição de redes de atenção psicossocial que trabalhem rumo à implantação de uma rede integrada de base comunitária, com ofertas complexas de atenção médicosocial. ( )

Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

  • A.

    V, V, V, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    F, V, V, F

  • D.

    V, F, F, F

  • E.

    V, F, F, V

Os enunciados abaixo condizem com o período ANTERIOR ao Movimento de Reforma Psiquiátrica no Brasil, iniciado no final dos anos 70 do século passado? Responda sim (S) ou não (N).

I - Os critérios técnico-científicos que dão a base de gestão do tratamento psiquiátrico, estabelecem uma relação social com o louco que o priva de assumir um papel social a que todo cidadão tem direito.

II - No campo assistencial, as propostas de tratamentos são diferenciadas e levam em consideração a característica individual e as condições próprias das pessoas que buscam esses serviços.

III - A assistência psiquiátrica é realizada por meio de internações hospitalares como única forma de tratamento para doentes mentais.

IV - O sujeito não é visto como portador de uma doença que precisa ser controlada, mas sim como pessoa que necessita de locais e pessoas que o ajudem a garantir sua cidadania e uma boa qualidade de vida.

Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

  • A.

    S, S, S, N

  • B.

    S, N, S, N

  • C.

    N, S, N, N

  • D.

    N, S, S, N

  • E.

    S, N, N, S

Sobre as queixas que o psicólogo escolar escuta em seu ambiente de trabalho, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    a queixa é algo aparente, algo que precisa ser analisado, em vez de torná-la como expressão verdadeira do real.

  • B.

    o psicólogo que centra sua prática na queixa, acaba por encontrar culpados por situações socialmente produzidas, ao mesmo tempo que inocentam as instituições e os poderes públicos.

  • C.

    espera-se do psicólogo escolar que ele, ao entender os motivos da queixa, fomente o debate sobre, por exemplo, a história de vida dos alunos e as condições de trabalho dos professores e, por meio disso, possibilitar a compreensão real das condições em que se dão as relações entre professor e aluno.

  • D.

    deve diagnosticar os motivos da queixa a partir dos conceitos de normalidade e anormalidade.

  • E.

    espera-se do psicólogo escolar, do ponto de vista ético, que compreenda as contradições que se aninham no seio da escola e sociedade, a fim de enfrentá-las, por meio de estratégias de desmascaramento.

O psicólogo escolar, em situações de alunos que apresentam dificuldades escolares, deve:

  • A.

    evitar interferir na relação estabelecida entre pais/filho-aluno com dificuldade escolar.

  • B.

    orientar a família para uma interação mais adequada com o filho-aluno com dificuldade escolar.

  • C.

    voltar-se para o trabalho clínico com pais e alunos; os atendimentos seriam realizados na própria escola.

  • D.

    ter atendimentos clínicos na escola voltados aos alunos que apresentam dificuldade escolar.

  • E.

    trabalhar voltado ao atendimento clínico dos pais dos alunos com dificuldades escolares e encaminhar os alunos para o Psicopedagogo.

Relacione as neuroses e psicoses descritas abaixo com seus respectivos processos defensivos:

I – Histeria

II – Neurose Obsessiva

III – Melancolia

IV – Esquizofrenia

V – Paranoia

( ) Identificação com a introjeção do objeto.

( ) Repressão, deslocamento, conversão somática e a condensação.

( ) Identificação introjetiva, projeção e o mecanismo de negação.

( ) Deslocamento, formações reativas, anulações e isolamento.

( ) Projeções.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    II, I, III, IV, V

  • B.

    III, I, II, V, IV

  • C.

    III, I, IV, II, V

  • D.

    II, I, V, III, IV

  • E.

    V, I, IV, II, III

Leia as afirmativas a seguir considerando o Modelo Estrutural de funcionamento psíquico de Freud:

I. compreende o polo pulsional da personalidade;

II. conjunto de funções e representações;

III. abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais;

IV. compreendia a totalidade do aparelho psíquico;

V. efetua o mecanismo fundamental de rejeitar, de qualquer forma, a vivência e a tomada de conhecimento de experiências emocionais ansiogênicas.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    EGO, ID, SUPEREGO, ID, ID

  • B.

    EGO, ID, SUPEREGO, EGO, ID

  • C.

    ID, SUPEREGO, EGO, ID, ID

  • D.

    ID, EGO, SUPEREGO, ID, ID

  • E.

    ID, EGO, SUPEREGO, ID, EGO

São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:

  • A.

    o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;

  • B.

    no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;

  • C.

    o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;

  • D.

    o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;

  • E.

    o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.

Avalie as assertivas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.

I - O conflito não faz parte de uma organização e deve ser evitado.

II - O conflito é causado por diferenças de personalidades e por falha de liderança.

II - O conflito é uma inevitável consequência de interações e pode ser resolvido pela identificação de suas causas.

IV - A liderança tem grande impacto sobre o comportamento, atitudes e desempenho dos envolvidos, usuários e/ou servidores, em um serviço de saúde, influenciando para evitar, gerar ou solucionar conflitos.

V - O conflito nunca pode ser uma força positiva para melhorar uma organização.

  • A.

    V, F, V, F, F

  • B.

    F, F, V, V, F

  • C.

    V, V, F, F, V

  • D.

    F, V, F, V, F

  • E.

    V, F, F, V, F

Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.

"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.

A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:

  • A.

    Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.

  • B.

    Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização

  • C.

    Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.

  • D.

    Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.

  • E.

    Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.

Os trabalhadores de saúde podem minorar os conflitos, no contexto de trabalho, entre usuários, entre usuários e seus familiares/cuidadores ou entre usuários e membros da sociedade em geral. Avalie os meios adequados citados abaixo, como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.

I - Recriando a cidadania e ampliando o poder de negociação dos grupos envolvidos com os serviços e com a sociedade em geral, através de portarias.

II - Discutindo antecipadamente com os envolvidos no serviço, os possíveis cenários de conflito, analisando o processo de mediação e contribuindo na elaboração e negociação de propostas para resolvê-los.

III - Não permitindo que pessoas não capacitadas academicamente, experientes e com qualificação profissional e técnica, envolvam-se no processo de discussão.

IV - Evitar o espaço das supervisões para equacionar divergências entre categorias profissionais e para apontar conflitos interpessoais.

V - Otimização das técnicas como mediadoras entre as necessidades dos cuidadores leigos, usuários e profissionais da saúde, e as oportunidades e recursos do meio.

  • A.

    F, V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    V, F, F, V, F

  • D.

    V, V, F, V, V

  • E.

    F, V, F, V, F

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