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Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Analise os enunciados abaixo, que se referem às propostas da Reabilitação Psicossocial, marcando (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I - Exclusão dos usuários e dos profissionais não médicos nos processos que estabelecem as diretrizes das práticas de construção dos serviços. ( )
II - A aquisição de direitos fundamentais (direito de ir e vir, à educação regular, moradia adequada, tecnologia de ajuda entre outros) como elementos constitutivos do próprio processo. ( )
III - O campo de ação em saúde mental passando por todos os atores envolvidos na ação do cuidar e estendendo-se à família e à comunidade onde o sujeito deve estar e ser inserido. ( )
IV - Constituição de redes de atenção psicossocial que trabalhem rumo à implantação de uma rede integrada de base comunitária, com ofertas complexas de atenção médicosocial. ( )
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
V, V, V, F
F, V, V, V
F, V, V, F
V, F, F, F
V, F, F, V
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os enunciados abaixo condizem com o período ANTERIOR ao Movimento de Reforma Psiquiátrica no Brasil, iniciado no final dos anos 70 do século passado? Responda sim (S) ou não (N).
I - Os critérios técnico-científicos que dão a base de gestão do tratamento psiquiátrico, estabelecem uma relação social com o louco que o priva de assumir um papel social a que todo cidadão tem direito.
II - No campo assistencial, as propostas de tratamentos são diferenciadas e levam em consideração a característica individual e as condições próprias das pessoas que buscam esses serviços.
III - A assistência psiquiátrica é realizada por meio de internações hospitalares como única forma de tratamento para doentes mentais.
IV - O sujeito não é visto como portador de uma doença que precisa ser controlada, mas sim como pessoa que necessita de locais e pessoas que o ajudem a garantir sua cidadania e uma boa qualidade de vida.
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
S, S, S, N
S, N, S, N
N, S, N, N
N, S, S, N
S, N, N, S
Sobre as queixas que o psicólogo escolar escuta em seu ambiente de trabalho, é correto afirmar, EXCETO:
a queixa é algo aparente, algo que precisa ser analisado, em vez de torná-la como expressão verdadeira do real.
o psicólogo que centra sua prática na queixa, acaba por encontrar culpados por situações socialmente produzidas, ao mesmo tempo que inocentam as instituições e os poderes públicos.
espera-se do psicólogo escolar que ele, ao entender os motivos da queixa, fomente o debate sobre, por exemplo, a história de vida dos alunos e as condições de trabalho dos professores e, por meio disso, possibilitar a compreensão real das condições em que se dão as relações entre professor e aluno.
deve diagnosticar os motivos da queixa a partir dos conceitos de normalidade e anormalidade.
espera-se do psicólogo escolar, do ponto de vista ético, que compreenda as contradições que se aninham no seio da escola e sociedade, a fim de enfrentá-las, por meio de estratégias de desmascaramento.
O psicólogo escolar, em situações de alunos que apresentam dificuldades escolares, deve:
evitar interferir na relação estabelecida entre pais/filho-aluno com dificuldade escolar.
orientar a família para uma interação mais adequada com o filho-aluno com dificuldade escolar.
voltar-se para o trabalho clínico com pais e alunos; os atendimentos seriam realizados na própria escola.
ter atendimentos clínicos na escola voltados aos alunos que apresentam dificuldade escolar.
trabalhar voltado ao atendimento clínico dos pais dos alunos com dificuldades escolares e encaminhar os alunos para o Psicopedagogo.
Relacione as neuroses e psicoses descritas abaixo com seus respectivos processos defensivos:
I Histeria
II Neurose Obsessiva
III Melancolia
IV Esquizofrenia
V Paranoia
( ) Identificação com a introjeção do objeto.
( ) Repressão, deslocamento, conversão somática e a condensação.
( ) Identificação introjetiva, projeção e o mecanismo de negação.
( ) Deslocamento, formações reativas, anulações e isolamento.
( ) Projeções.
A sequência CORRETA é:
II, I, III, IV, V
III, I, II, V, IV
III, I, IV, II, V
II, I, V, III, IV
V, I, IV, II, III
Leia as afirmativas a seguir considerando o Modelo Estrutural de funcionamento psíquico de Freud:
I. compreende o polo pulsional da personalidade;
II. conjunto de funções e representações;
III. abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais;
IV. compreendia a totalidade do aparelho psíquico;
V. efetua o mecanismo fundamental de rejeitar, de qualquer forma, a vivência e a tomada de conhecimento de experiências emocionais ansiogênicas.
A sequência CORRETA é:
EGO, ID, SUPEREGO, ID, ID
EGO, ID, SUPEREGO, EGO, ID
ID, SUPEREGO, EGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, EGO
São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:
o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;
no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;
o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;
o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;
o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.
Avalie as assertivas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.
I - O conflito não faz parte de uma organização e deve ser evitado.
II - O conflito é causado por diferenças de personalidades e por falha de liderança.
II - O conflito é uma inevitável consequência de interações e pode ser resolvido pela identificação de suas causas.
IV - A liderança tem grande impacto sobre o comportamento, atitudes e desempenho dos envolvidos, usuários e/ou servidores, em um serviço de saúde, influenciando para evitar, gerar ou solucionar conflitos.
V - O conflito nunca pode ser uma força positiva para melhorar uma organização.
V, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, F, F, V
F, V, F, V, F
V, F, F, V, F
Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.
"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.
A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:
Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.
Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização
Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.
Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.
Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.
Os trabalhadores de saúde podem minorar os conflitos, no contexto de trabalho, entre usuários, entre usuários e seus familiares/cuidadores ou entre usuários e membros da sociedade em geral. Avalie os meios adequados citados abaixo, como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.
I - Recriando a cidadania e ampliando o poder de negociação dos grupos envolvidos com os serviços e com a sociedade em geral, através de portarias.
II - Discutindo antecipadamente com os envolvidos no serviço, os possíveis cenários de conflito, analisando o processo de mediação e contribuindo na elaboração e negociação de propostas para resolvê-los.
III - Não permitindo que pessoas não capacitadas academicamente, experientes e com qualificação profissional e técnica, envolvam-se no processo de discussão.
IV - Evitar o espaço das supervisões para equacionar divergências entre categorias profissionais e para apontar conflitos interpessoais.
V - Otimização das técnicas como mediadoras entre as necessidades dos cuidadores leigos, usuários e profissionais da saúde, e as oportunidades e recursos do meio.
F, V, F, F, V
F, V, V, F, V
V, F, F, V, F
V, V, F, V, V
F, V, F, V, F
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