Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Quadrix para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os testes psicológicos constituem uma alternativa de avaliação diagnóstica, devendo ser utilizados com frequência em quaisquer atores do ambiente educativo que apresentem necessidade aparente.
Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. No art. 12, consta que o psicólogo registrará todas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho nos documentos que embasem as atividades em equipe multiprofissional.
Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltados para a produção de conhecimento e para o desenvolvimento de tecnologias, deverá garantir o anonimato das pessoas, dos grupos, ou das organizações nos resultados das pesquisas ou dos estudos, após encerramento, sempre que assim o desejarem.
Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue os itens a seguir. As transgressões dos preceitos do Código de ética profissional do psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia: suspensão do exercício profissional, por até trinta dias; e cassação do exercício profissional.
Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. Como apoio à análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar, no art. 5.º das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em psicologia, são previstas, na formação do psicólogo, interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. O psicólogo, em suas práticas avaliativas, deve considerar que o desenvolvimento e a aprendizagem humana têm natureza social, ocorrendo em contextos determinados nos quais são complexas e contínuas as relações das pessoas com objetos e entre si.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os resultados de testes que avaliam a inteligência informam sobre o quociente intelectual (QI) e(ou) a idade mental (IM) do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem e se constituem em indicadores determinantes de aprendizagens igualmente baixas ou qualitativamente pobres.
Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O reconhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais requer do psicólogo uma ação que envolva o estabelecimento de objetivos, a indicação dos sujeitos e dos fenômenos a serem observados, a preocupação com análises globais e a definição do tipo de participação dos observadores e da natureza da observação, se direta e presencial ou por vias indiretas.
Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. Entre as diversas perspectivas teóricas da psicologia acerca da aprendizagem, as teorias mediacionais constituem as que mais se destacam, sendo representadas pela teoria da Gestalt, pela teoria Genético-cognitiva e pela teoria Genético-dialética, que consideram a conduta como totalidade, a aprendizagem significativa a partir da reorganização cognitiva e a atividade interna.
Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. No âmbito da psicologia escolar, um dos temas que não se constitui em atribuição do psicólogo é a discussão de situações em que os pais são altamente participativos e, mesmo assim, não garantem o sucesso na aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...