Questões de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para Vigotsky, a constituição do pensamento, especialmente nas suas funções complexas, é viabilizada principalmente pelas trocas sociais e, nesta interação, o fator de maior peso é a linguagem. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A.

    o comportamento da criança é orientado pelo instrumento físico e pelo signo da mesma forma.

  • B.

    na medida em que se constitui como um meio de atividade interna dirigida para o controle do próprio indivíduo, o signo não modifica em nada o objeto da operação psicológica.

  • C.

    é somente a partir da articulação do signo que as funções cognitivas superiores podem se estruturar.

  • D.

    o signo pode modificar o objeto da operação psicológica em função de não estar orientado exclusivamente de forma interna.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à influência da Pedagogia dentro do Movimento Institucionalista, é válido afirmar que:

  • A.

    o Institucionalismo abarcou apenas os conceitos do Estruturalismo e do Materialismo Histórico na sua produção teórica e na sua intervenção.

  • B.

    do ponto de vista da técnica, os instrumentos clássicos da Sociologia, como questionários e entrevistas foram reformulados a partir do método Montessoriano.

  • C.

    para a Pedagogia Libertária, o importante era a atividade criadora das instituições, a sua atividade instituinte, tanto dos professores quanto dos alunos.

  • D.

    da Pedagogia apenas as idéias questionadoras de Rousseau foram incorporadas à gênese conceitual do Institucionalismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A idéia piagetiana de que a ação é o ponto de partida da razão e fonte da organização e reorganização contínua da percepção, é corretor afirmar que:

  • A.

    o processo de equilibração tem uma relação correspondente à organização lógica.

  • B.

    o ensino organizado e sistemático é a única forma capaz de chegar à estruturação da inteligência.

  • C.

    as características fundamentais da inteligência: objetivação, generalização, classificação e ordenação são prejudicadas pelo processo de subjetivação.

  • D.

    a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, do desejo, do organismo e do corpo não é afetada pelo problema de aprendizagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O objetivo do diagnóstico psicopedagógico é:

  • A.

    proporcionar orientações e instrumentos de trabalho aos professores, capazes de modificar o conflito estabelecido.

  • B.

    colocar em evidência o trabalho do psicopedagogo como único responsável pela realização e solução dos conflitos da escola.

  • C.

    explorar a problemática do aluno perante o professor e seus familiares, a fim de encontrar as soluções mais adequadas ao caso.

  • D.

    esclarecer uma queixa da família, do próprio sujeito e, na maioria das vezes, apenas da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os afetos são formados e estão diretamente relacionados às mais variadas experiências que as crianças e adolescentes vivenciam ao decorrer de suas vidas, determinam assim sua percepção em relação aos objetos. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • A.

    o sintoma deve ser entendido como único código através do qual a criança pode dizer de si.

  • B.

    a dificuldade que a família moderna encontra em impor limites à criança é determinante para a geração de uma construção sintomática.

  • C.

    embora tenha a característica de tradução da criança, o sintoma também apresenta o que há de sintomático na família.

  • D.

    a criança apresenta um sintoma a partir do momento em que se sente frustrada nas suas demandas básicas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola é considerada uma instituição pilar da sociedade. Por isso, é correto afirmar que:

  • A.

    a escola pode tornar-se uma instituição potenciadora, ou então, pelo contrário, pode ser fonte de conflitos, dependendo do trabalho do psicopedagogo.

  • B.

    a escola é o lugar onde se busca fronteiras para as famílias desestruturadas que necessitam da ascensão social.

  • C.

    a escola pode agir independentemente dos sistemas estadual e federal de educação, já que possui autonomia para a tomada de decisões.

  • D.

    a missão da escola é educar e instruir os alunos, com o objetivo de integrá-los à vida social e prepará-los para o trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu texto "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1935), Freud apresenta as fases psicossexuais da organização da libido. Estas são intrinsecamente importantes para entender o desenvolvimento infantil e aspectos fundamentais do adolescente em virtude dos afetos que elas engendram. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    não se pode identificar como sexual o prazer causado pela excitação ritmada nas zonas corporais.

  • B.

    a sucção do recém-nascido, a sucção do polegar, do cigarro e o beijo, não são atividades que podem ser consideradas como fazendo parte do mesmo processo erótico.

  • C.

    a ambivalência descoberta pela criança na fase anal, faz com que esta se apresente sensibilizada e, por isso, seu pensamento é caracterizado pelo bom senso, pela prudência, pela objetividade de observação.

  • D.

    o comportamento da criança, do adolescente e até mesmo do adulto só pode ser compreendido a partir das fases de desenvolvimento psicossexuais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação ao conceito de família, é correto afirmar que:

  • A.

    As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal, filhos), entre os quais não devem existir limites ou fronteiras. Afinal, sem a devida liberdade, os filhos não terão um desenvolvimento normal.

  • B.

    Nem todas as famílias passam por momentos característicos, próprios de seu ciclo vital, como constituição do casal, nascimento do primeiro filho e abandono do lar pelos filhos e isso repercute nas suas regras.

  • C.

    As famílias devem dar suporte à evolução das crianças, controlá-las, acompanhá-las e ajudá-las no processo de escolarização e de instrução progressiva em outros âmbitos e instituições sociais.

  • D.

    A família não tem suporte emocional capaz de proporcionar o desenvolvimento equilibrado das crianças sob sua responsabilidade, por isso é indispensável a interferência da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa correta que contém os jogos considerados psicopedagógicos:

  • A.

    jogos funcionais, jogos figurativos e jogos de construção.

  • B.

    jogos cognitivos.

  • C.

    jogos cognitivos e jogos esportivos

  • D.

    toda atividade é lúdica como princípio de elaboração da realidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos psicopedagógicos para conhecimento do sujeito que não aprende:

  • A.

    testes operativos de Piaget, teste de desenho, entrevista, anamnese, sessão lúdica, história e par educativo.

  • B.

    testes de desenho, exame neurológico, entrevista, exame radiológico e teste de esforço físico e história.

  • C.

    testes do esforço físico, de inteligência, de conhecimentos, entrevista, exame neurológico e boletim escolar.

  • D.

    testes operativos de Piaget, teste de conhecimentos, entrevista, anamnese, teste de inteligência e história.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...