Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto aos métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que:
1. as medidas subjetivas do desempenho no trabalho são classificadas por pessoas que têm conhecimento sobre o desempenho dos colaboradores no trabalho.
2. as medidas objetivas de desempenho possuem uma variedade de escalas de classificação tais como; as escalas de classificação ancorada no comportamento e a escala de observação do comportamento.
3. as medidas objetivas do desempenho consistem na contagem do resultado de um trabalho, como a quantidade de vendas efetuadas por um vendedor, ou o número de unidade produzida pelo colaborador de uma fábrica.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A análise do trabalho é uma das ferramentas mais utilizadas pelos psicólogos organizacionais. As informações para a análise do trabalho têm diversos objetivos e podem ser utilizadas pelos psicólogos para:
1. desenvolvimento de estratégias para um maior controle das tarefas no trabalho.
2. avaliação de desempenho.
3. seleção e treinamento
4. desenvolvimento de carreira de colaboradores.
5. questões legais, como garantir justiça nas ações dos colaboradores.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2, 3, 4 e 5
2, 3, 4 e 5,
1, 3 e 4
1, 3 e 5
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando os enfoques situacional e contingencial de liderança, é correto afirmar:
1. Liderança é um fenômeno que depende do líder, dos seguidores e da situação.
2. Os estilos de liderança podem ser eficazes em certas situações e não ser eficazes em outras.
3. Existe um modo ótimo de ser um líder, que combina com toda e qualquer situação, mas ele deve ser adequado ao perfil do líder e dos seus seguidores.
4. A teoria líder-membro defende que os líderes, em geral, tratam de maneira igual todos os seus membros, de forma democrática, de modo a motivar a equipe.
Assinale a alternativa que responde corretamente o enunciado:
1, 2 e 3.
1, 2, e 4.
1 e 2.
3 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere às características interpessoais que são próprias das equipes de trabalho, é correto afirmar que equipes eficazes:
apresentam constantes trocas de papéis, além de utilizarem meios construtivos para expressar o conflito.
apresentam coesão e confiança entre seus membros, além de constantes trocas de papéis.
manifestam altos níveis de comunicação e utilizam meios construtivos para expressar o conflito.
compartilham igualdade no modo de pensar, agir e sentir e manifestam altos níveis de comunicação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um padrão de pensamento e ação compartilhado por um grupo é conhecido como:
cultura organizacional.
política organizacional.
clima organizacional.
efeito Howthorne.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que concerne à avaliação neuropsicológica é correto afirmar:
I. Dentre as funções neuropsicológicas passíveis de serem avaliadas colocam-se: atenção, percepção e funções visuoespaciais, raciocínio, linguagem e habilidades acadêmicas, memória e aprendizagem, funções visuoconstrutivas e destreza motora, funções executivas e comportamento adaptativo.
II. São técnicas e instrumentos utilizados em uma avaliação neuropsicológica em idosos: anamnese com o paciente, anamnese complementar com a família ou pessoas de referência, levantamento do nível pré-mórbido de funcionamento cognitivo e sócio-ocupacional; levantamento do uso de poli-fármacos, testes de evocação retardada de lista de palavras; testes que avaliem memória lógica, destreza visomotoraespacial, teste de nomeação.
III. Dentre os procedimentos a serem realizados na confirmação de um diagnóstico advindo de uma avaliação neuropsicológica colocam-se: reavaliação a cada 6 meses, para checar a consistência dos dados; avaliação psicológica dos cuidadores, no caso das crianças e dos idosos; instrumentalização dos cuidadores na percepção de queixas, sintomas e sinais
IV. Embora já exista um consenso no que se refere aos critérios neuropsicológicos, patológicos e de neuroimagem para a diferenciação entre normal e patológico, no que tange às demências, o diagnóstico diferencial ainda se constitui um desafio interdisciplinar e multiprofissional, sendo que uma das maiores dificuldades se dá pela própria natureza dos fenômenos humanos na gênese e no condicionamento multifatorial. Por isso, na interpretação dos resultados dos testes deve-se levar em conta a multiplicidade de variáveis capazes de influenciar no desempenho das tarefas propostas.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere à política de saúde voltada para a "Saúde Mental", é correto afirmar que:
a partir do princípio de entrelaçamento intrínseco entre a luta pela cidadania em uma sociedade e o melhoramento dos serviços de saúde e da assistência prestada, o movimento pela Reforma Sanitária, a Reforma Psiquiátrica e o Movimento de Luta Antimanicomial vêm dando sustentação para a reconstrução do modelo de atenção em saúde mental.
de acordo com as políticas públicas de saúde mental um dos campos estratégicos de atuação se relaciona ao modelo assistencial, que preconiza prioritariamente a garantia do atendimento fármaco-clínico com extensão a todos os usuários e familiares.
com relação à participação comunitária e descentralização de políticas, as organizações nãogovernamentais e as autarquias representativas das categorias profissionais envolvidas na práxis em saúde mental vêm trabalhando em movimento contrário ao do Ministério da Saúde em razão da demora na ampliação dos CAPS e na implantação das residências terapêuticas em nível nacional.
as internações psiquiátricas na atual estruturação dos serviços de saúde mental se restringem às situações de crise e devem ser realizadas exclusivamente nos hospitais que são referência psiquiátrica no SUS.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As técnicas projetivas psicopedagógicas têm por objetivo:
analisar o quociente de inteligência que um sujeito possui para resolução de problemas.
categorizar o grau de dificuldade na aprendizagem de projéteis.
definir o tipo de temperamento que um sujeito possui para facilitar o relacionamento interpessoal.
descobrir como o sujeito usa seus próprios recursos cognitivos para expressar suas emoções.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a importância do desenho infantil no processo de diagnóstico, é correto afirmar que:
cada sujeito apresenta um modelo comum de configuração ao qual acrescenta os atributos de acordo com sua história.
desenhar livremente contribui para ampliar a forma de raciocinar, imaginar e conjugar emoção com a lógica.
a avaliação psicopedagógica que utiliza o desenho como ferramenta poderá ser utilizada somente na clínica.
ao desenhar e ao escrever, a criança está no domínio do icônico, porque reproduzem as formas dos objetos e dos grafismos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A psicopedagogia exercida na escola é a que denominamos de psicopedagogia institucional. Por isso, é correto afirmar que ela:
se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender.
se ocupa de estudar os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional enquanto espaço físico e psíquico que interfere no processo de aprendizagem.
se ocupa de atividades corretivas para prevenir problemas de aprendizagem dos alunos e melhorar o relacionamento familiar.
se ocupa de detectar as causas dos transtornos psíquicos dos alunos e professores, buscando encontrar os meios para que as patologias sejam eliminadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...