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De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no que diz respeito às responsabilidades e relações com Instituições Empregadoras e Outras, são responsabilidades do psicólogo, exceto:
garantir o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão do seu trabalho, bem como, do material psicológico produzido.
em caso de demissão ou exoneração o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí- lo.
na impossibilidade de repasse do material, o mesmo deverá ser lacrado e enviado ao responsável pela Instituição para que este faça o encaminhamento necessário.
não estabelecer para seus colegas nem aceitará para si salários que não seja fixado com dignidade, a fim de que representem justa retribuição pelos serviços prestados.
atuar na Instituição de forma a promover ações para que esta possa se tornar um lugar de crescimento dos indivíduos, mantendo uma posição crítica que garanta o desenvolvimento da Instituição e da Sociedade.
Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que
com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.
Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.
a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.
os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.
a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.
Na Psicoterapia Breve de crianças, a focalização deve ser processada da seguinte forma, segundo E. Gilliéron:
A focalização estará orientada para o sintoma, a angústia ou o conflito predominante.
A focalização estará dirigida para uma patologia localizada no espaço intrapsíquico.
A Teoria Breve, em um apreciável número de casos, deverá focalizar não um indivíduo isolado, mas um espaço intermediário, ligando os pais e a criança numa interação psíquica.
Os esclarecimentos e interpretações serão focalizadas no espaço intermediário que liga pais e filhos, através de projeções e identificações baseadas na fusão imaginária. O objeto da focalização é, portanto, um espaço de individualidade psíquica.
A meta da Terapia Breve será mais a redução sintomática ou a resolução de um conflito intrapsíquico do que a desparasitagem projetiva, a redução das identificações (principalmente dos pais com as crianças) e a retomada dos processos de individuação do pai e da criança.
Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:
O psicólogo, na equipe multiprofissional, deve promover momentos para reflexão sobre preconceito.
A avaliação psicológica seja repensada e sirva para quebrar as cristalizações sobre incapacidade.
O diagnóstico psicológico precisa compreender como funciona o sujeito, que lhe foi encaminhado, enfatizando suas deficiências e dificuldades.
O psicólogo tenha conhecimento das técnicas de exame psicológico.
O psicólogo deve possuir conhecimento sobre o desenvolvimento humano.
Institucionalmente, o processo de psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede que a ajudem, e outra (psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê- lo na medida de suas possibilidades. Neste contexto, não se constitui característica do psicodiagnóstico:
Utilização de técnicas de entrevista, técnicas projetivas e entrevista de devolução para alcançar seus objetivos.
A investigação de aspectos em particular, segundo a sintomatologia e as características da indicação (se houver).
Tempo de duração ilimitado.
Abranger aspectos do passado, presente e futuro da personalidade.
A descrição e compreensão da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.
O Psicólogo inserido no trabalho de equipe multiprofissional, suscita discussões sobre como deve ser esse relacionamento. Há pelo menos dois olhares possíveis para quem trabalha nessa equipe. O primeiro como membro e o segundo como aquele que cuida dos cuidadores. Com base na situação descrita, para que o Psicólogo possa atuar de maneira eficaz, deve ainda:
I. Sensibilizar a equipe para os aspectos psicossociais que vêm favorecendo, impedindo ou dificultando a comunicação com seus pacientes.
II. Facilitar o intercâmbio entre diversos profissionais.
III. Coordenar as reuniões da equipe multiprofissional.
IV. Intervir nas ocorrências de desgastes, de forma que comprometa o envolvimento dos profissionais que atuam na assistência direta às pessoas.
V. No contexto hospitalar, focalizar sua atenção na doença, no paciente e em seus familiares.
Estão incorretas as alternativas I, II e V.
Somente a alternativa I está correta.
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
Estão corretas todas as alternativas.
Estão corretas as alternativas I, III e V.
Sobre a origem e desenvolvimento da função simbólica da criança, é correto afirmar:
A criança, através de suas ações e de sua linguagem, representa seus esquemas e conceitos.
Os símbolos são signos, porém não o são objetivamente por uma relação de representação, mas de causalidade e contiguidade.
Os primeiros signos representativos (ou seja, os primeiros símbolos) aparecem em períodos intervalares longos, e se estendem por toda primeira infância.
A criança realiza originalmente suas primeiras ações simbólicas para representar objetos presentes.
Os símbolos são formas elaboradas de comunicar-se em primeiro lugar consigo mesmo e, em segundo, com os demais.
O Psicólogo desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente e em equipe multiprofissionais, em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais. Sobre esse aspecto não é correto afirmar que
atuando em equipe multiprofissional, ele resguardará o caráter confidencial de suas comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
ele jamais deverá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
deverá trabalhar dentro dos limites das atividades que lhes são reservadas pela legislação.
se o atendimento for realizado por Psicólogo vinculado a trabalho multiprofissional, numa clínica, empresa ou instituição, ou a pedido de outrem só poderão ser dadas informações a quem as solicitou, a critério do profissional dentro dos limites estritamente necessários aos fins a que se destinou o exame.
deverá reconhecer os casos pertencentes aos demais campos de especialização profissional, encaminhando-os às pessoas habilitadas e qualificadas para sua solução.
A entrevista é um instrumento fundamental do método dinâmico, que se caracteriza como uma técnica de investigação científica em psicologia. Por apresentar essa característica é que devemos delimitar o seu alcance.
Circunscrita desta maneira, aponte a alternativa que não se enquadra na presente citação
A entrevista psicológica é uma relação, com características particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas.
A entrevista psicológica consiste em uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento.
A entrevista psicológica implica uma compilação de dados preestabelecidos que permite obter informações tanto da situação presente como da história do indivíduo.
A Gestalt reforçou a compreensão da entrevista como um todo, no qual o entrevistador é um de seus integrantes
Na entrevista aberta, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções de forma a permitir flexibilidade necessária em cada caso.
A adolescência se constitui em um período de profundas mudanças, não apenas na própria imagem do indivíduo e no modo de interação desenvolvido, mas se estende a novas formas de pensamento. Em relação a adolescência é incorreto afirmar que:
Segundo Erikson, é na adolescência, que o indivíduo atinge o ponto de maturação que permite viver em sociedade e relacionar-se com os demais, como pessoa psicossocialmente sadia ou madura.
Segundo Rogers (1961), o conceito de si mesmo na adolescência tem um papel essencial na constituição da personalidade, em sua integração e ajuste ao meio, e também no desenvolvimento do progresso terapêutico.
A psicanálise apontou a adolescência como o momento no qual a sexualidade adquira um caráter genital: uma sexualidade em explosão, depois da prolongada calma do período chamado de latência, instaurado pelos cinco anos, com a resolução do conflito de Édipo, conflito posterior, por sua vez, às fases infantis, oral e anal, da sexualidade.
O descentramento cognitivo, a capacidade de ver o mundo e de ver a si mesmo do ponto de vista dos outros, se constitui, segundo Piaget, em requisito cognitivo prévio para que a criança, no limiar da adolescência, seja capaz de adotar um juízo moral fundamentado na cooperação entre iguais.
O descentramento cognitivo, a capacidade de ver o mundo e de ver a si mesmo do ponto de vista dos outros, se constitui, segundo Piaget, em requisito cognitivo prévio para que a criança, no limiar da adolescência, seja capaz de adotar um juízo moral fundamentado na cooperação entre iguais.
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