Questões de Psiquiatria

Lista completa de Questões de Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A agorafobia é o medo e a ansiedade de ficar em situações ou locais sem uma maneira de escapar facilmente ou em que a ajuda pode não estar disponível no caso de a ansiedade intensa se desenvolver. A agorafobia sem transtorno de pânico afeta cerca de 2% das mulheres e 1% dos homens durante qualquer período de 12 meses. O pico da idade de início é no começo da terceira década de vida; o surgimento após os 40 anos é raro.
Sobre esta patologia é correto afirmar:
I. Se não for tratada, a agorafobia geralmente flutua em gravidade. Pode desaparecer sem tratamento formal, possivelmente porque algumas pessoas afetadas conduzem sua própria forma de terapia de exposição. Todavia, se a agorafobia interfere no funcionamento, o tratamento é necessário. II. A terapia comportamental cognitiva é eficaz para agorafobia. III. O diagnóstico é clínico e baseia-se nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). IV. Para atender os critérios do DSM-5 para o diagnóstico, os pacientes devem ter medo acentuado persistente (? 6 meses) ou ansiedade sobre ? 2 das seguintes situações: Uso de transporte público, Estar em espaços abertos (p. ex., estacionamento, mercado), Estar em um local fechado (p. ex., lojas, teatros), Ficar na fila ou no meio de multidão, Estar sozinho fora de casa.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito dos transtornos mentais assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A esquizofrenia é igualmente prevalente em homens e mulheres. As idades de pico de início são entre 10 e 25 anos para homens e entre 25 e 35 anos para as mulheres.

    B) O transtorno depressivo maior tem a prevalência mais alta ao longo da vida (quase 17%) de todos os transtornos psiquiátricos. Apresenta prevalência duas vezes maior em mulheres do que em homens.

    C) A incidência anual de doença bipolar é geralmente considerada inferior a 1%. O transtorno bipolar tipo I tem uma prevalência igual entre homens e mulheres. Episódios maníacos são mais comuns em homens, e episódios depressivos são mais comuns em mulheres.

    D) Quando o início da esquizofrenia ocorre após os 35 anos o transtorno é caracterizado como esquizofrenia de início tardio.

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, é considerado tratamento medicamentoso de primeira linha para pacientes com transtorno afetivo bipolar tipo I em episódio maníaco agudo, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Risperidona

    B) Olanzapina

    C) Quetiapina

    D) Litio

Em idosos, demência é qualquer processo neuropatológico que cause significativo declínio das funções cognitivas levando um indivíduo adulto à perda da independência funcional.
A principal causa de demência em nosso meio que responde por mais da metade dos casos é a:

    A) Delírio.

    B) Doença de Alzheimer.

    C) Pseudodemência depressiva.

    D) Demência por corpúsculos de Lewy

    E) Demência vascular.

Conforme o CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments) 2018, em pacientes com transtorno afetivo bipolar tipo I em episódio depressivo agudo assinale o medicamento que NÃO faz parte do tratamento de primeira linha:

    A) Litio

    B) Quetiapina

    C) Lamotrigina

    D) Antidepressivo monoterapia

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito dos transtornos mentais orgânicos, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Ao tratar delirium, o objetivo primário é abordar a causa subjacente. Outro objetivo importante é efetuar privação sensorial absoluta, já que acompanhantes geralmente prejudicam a melhora do paciente e interferem no tratamento.

    B) O delirium se caracteriza por um declínio agudo dos níveis tanto da consciência quanto da cognição, com particular comprometimento da atenção. Podendo ser letal, mas ainda potencialmente um transtorno reversível do sistema nervoso central.

    C) Os dois principais sintomas de delirium que podem exigir tratamento farmacológico são psicose e insônia.

    D) O delirium em sua forma clássica apresenta início repentino (horas ou dias), curso breve, instável e melhora rápida quando o fator causativo é identificado e eliminado. Mas cada um desses aspectos característicos pode variar de um indivíduo para outro.

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, sobre a esquizofrenia assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A esquizofrenia é igualmente prevalente em homens e mulheres. Ambos os sexos diferem, no entanto, quanto ao início e ao curso da doença.

    B) Parentes biológicos em primeiro grau têm um risco 10 vezes maior de desenvolver a doença do que a população em geral.

    C) Pessoas com esquizofrenia têm taxa de mortalidade mais alta em decorrência de acidentes e de causas naturais do que a população em geral. Até 80% de todos os pacientes com a condição tem doenças clínicas concomitantes significativas e que até 50% destas podem não ser diagnosticadas.

    D) Abuso de substâncias costuma ser incomum na esquizofrenia. Pessoas com esquizofrenia têm uma prevalência mais baixa de abuso de drogas de rua comuns, já que a maioria apresenta importante isolamento social.

Conforme o DSM-5, pode estar incluso entre os critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline, EXCETO:

    A) O curso do transtorno costuma ser breve e não costuma prejudicar ao lidar com os estágios normais do ciclo da vida.

    B) Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.

    C) Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

    D) Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex. gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O transtorno de pânico geralmente tem seu início no fim da adolescência ou no início da vida adulta.

    B) O transtorno de pânico em geral é crônico, ainda que seu curso seja variável tanto entre pacientes como em um único paciente.

    C) A frequência e a gravidade dos ataques de pânico podem oscilar. A ingestão excessiva de cafeína pode aliviar os sintomas.

    D) A depressão associada ao transtorno de pânico pode complicar o quadro de sintomas. Esses pacientes apresentam maior risco em cometer suicídio.

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, sobre a distimia assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O aspecto mais característico da distimia, também conhecido como transtorno eufórico persistente, é a presença de um humor hipertímico que dura a maior parte do dia e está presente quase continuamente.

    B) Existem sentimentos associados de inadequação, culpa, irritabilidade e raiva. Afastamento da sociedade, perda de interesse, inatividade e falta de produtividade.

    C) A maioria dos casos é de início precoce, começando na infância ou na adolescência e, sem dúvida, ocorrendo na época em que os pacientes atingem a faixa dos 20 anos.

    D) A história familiar do paciente é normalmente repleta de transtornos depressivos e bipolares, o que é um dos achados mais consistentes a apoiar seu elo com os transtornos do humor primários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...