Questões de Publicidade

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Atualmente, as empresas precisam compreender seus negócios a partir de uma definição de mercado estratégico.

Nessa perspectiva, a orientação da empresa volta-se para

  • A. a formação de redes de fornecedores.
  • B. a satisfação e a motivação dos funcionários.
  • C. a prioridade na lucratividade dos negócios.
  • D. as necessidades e os desejos dos consumidores.
  • E. os produtos e os serviços que ela fabrica.

As empresas direcionadas para produção e vendas estão sujeitas a maior risco, porque tal orientação não permite que elas monitorem seus clientes e concorrentes, e aperfeiçoem sempre suas ofertas de valor.

 Esse tipo de direcionamento é definido como

  • A. miopia em marketing
  • B. customização de mercado
  • C. market share
  • D. composto de marketing
  • E. posicionamento de marca

Uma oportunidade de marketing pode ser detectada a partir do monitoramento de forças macroambientais.

Entre essas forças, encontram-se:

  • A. economia, tecnologia e política
  • B. mão de obra, custos e matérias-primas
  • C. identidade, imagem e comunicação da marca
  • D. canais de vendas e logística instalada
  • E. distribuidores e prestadores de serviços

O sistema de produção japonês, tal como é estruturado atualmente, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co, decorrendo daí o sistema Toyota de produção ou ohnoísmo, o qual apresenta como uma de suas características o uso de um sistema de informação visual que aciona e controla a produção.

Esse sistema de informação é denominado

  • A. Kanban
  • B. Muda
  • C. Kaisen
  • D. Just-in-time
  • E. Keiretsu

Na gestão empresarial moderna, é fundamental que se definam dois conceitos, explicitados abaixo.

I - A finalidade própria da empresa, aquilo que a diferencia de suas semelhantes.

II - O alvo que precisa ser alcançado para que a empresa possa atingir suas metas.

A explicitação de I e II corresponde, respectivamente, às definições de

  • A. recurso e risco
  • B. estratégia e tática
  • C. plano e programa
  • D. missão e objetivo
  • E. marketing e obrigação

Em razão da dificuldade de se tratar a organização como um todo, define-se um conjunto de atividades indivisíveis interagindo com vários fatores ambientais externos e voltado para otimizar os resultados da empresa. Esse conjunto é o resultado de subdivisões das atividades da empresa e define um modelo de gestão empresarial focada em áreas que representam os mercados atuais e potenciais atrativos para a empresa. Vários critérios podem ser usados para a definição desses conjuntos, como as linhas de produção, a localização geográfica, o tipo de cliente ou a tecnologia aplicada.

Esse conjunto de atividades empresariais é denominado

  • A. central business district
  • B. unidade estratégica de negócio
  • C. distrito industrial marshalliano
  • D. autogestão francesa
  • E. cogestão alemã

No relacionamento com investidores, é fundamental a identificação do tipo de investimento com o qual se negocia. Esse é o caso de um tipo de investimento destinado a atender à demanda gerada pelo aumento da renda, ou seja, um investimento realizado em decorrência de uma elevação de renda, visto que o aumento da capacidade de consumo de uma economia incentiva os investimentos.

O tipo de investimento descrito acima é, especificamente, denominado

  • A. induzido
  • B. autônomo
  • C. estrangeiro
  • D. bruto
  • E. líquido

O comentário acima ressalta, especificamente, a interferência direta das organizações sobre o desenvolvimento da(o)

  • A. integração horizontal
  • B. integração vertical
  • C. reestruturação produtiva
  • D. imaginário social
  • E. controle de qualidade

No campo dos estudos das organizações, o espaço tem sido estudado por pesquisadores de diferentes áreas, como a Psicologia, a Antropologia e a Geografia.

Nesses estudos, distinguem-se espaços organizacionais específicos como os tipos abaixo.

I - O espaço organizacional concebido como o locus de um investimento afetivo, no qual se desenvolve um sentimento de intimidade, defi nido por um processo de apropriação aparente, como o nome na porta ou sobre a mesa, por meio da decoração e do estilo do funcionário; nesse espaço, pode incidir um processo individualizado que remete ao contexto do lar.

II - No espaço organizacional no qual se identifi cam diferentes pessoas organizadas sistemicamente, encontra-se um determinado tipo de divisão do trabalho – sexual, etária, profi ssional e étnica – que desempenha um papel para a produção de uma cultura organizacional e estrutura o próprio espaço de acordo com as relações entre essas pessoas.

Os tipos específicos I e II referem-se, respectivamente, aos espaços organizacionais concebidos como

  • A. personalizado e social
  • B. social e hierarquizado
  • C. imposto e hierarquizado
  • D. imposto e controlado
  • E. controlado e personalizado

A energia nuclear civil conheceu sua grande expansão imediatamente após a crise do petróleo de 1973-1974. Em 2008, 20% da eletricidade produzida no mundo provinha da energia nuclear. Na atualidade, uma parte geográfica do mundo concentra o maior número de países, cuja parcela de energia nuclear na produção de eletricidade é bastante expressiva, ou seja, é superior a 40%, podendo chegar a mais de 75%.

A parte geográfica do mundo que concentra os países descritos é a

  • A. África
  • B. Europa
  • C. Ásia Oriental
  • D. América do Norte
  • E. América do Sul
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