Questões de Qualidade no Atendimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Qualidade no Atendimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma pessoa se dirige à recepção e você deve atendê-la. Das falas listadas a seguir, assinale a opção que indica a que você não deve usar.

  • A. “Bom dia, em que posso ajudar?”
  • B. “Bom dia, querido, o que posso fazer por você?”
  • C. “Bom dia, em que posso ser útil?”
  • D. “Bom dia, senhor, pois não?”
  • E. “Bom dia, senhor, o que deseja?”

A qualidade do atendimento está intimamente ligada ao uso que fazemos da linguagem. A respeito da forma linguística, um bom atendimento ao público requer que usemos, preferencialmente,

  • A. a norma padrão.
  • B. gíria.
  • C. a linguagem não verbal.
  • D. um dialeto.
  • E. uma linguagem coloquial.

Sobre a relação do atendente com o público externo ou com os colegas, analise as recomendações a seguir, e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Não repreenda alguém em público; analise o caso a sós, posteriormente, mas aceite pontos de vista diferentes do seu.

( ) Trabalhe em equipe: coopere com os colegas e tente sempre manter relacionamentos positivos e produtivos com os outros funcionários.

( ) Use termos como “amigo” ou “meu querido” para estabelecer uma relação mais afetiva desde o início e criar um vínculo entre a pessoa atendida e o atendente.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. F, V e V.
  • C. F, F e V.
  • D. V, F e V.
  • E. V, V e F.

A apresentação pessoal é muito importante para um bom atendimento. Sobre as recomendações acerca da apresentação pessoal, analise as afirmativas a seguir.

I. Evite usar roupas extravagantes, que chamem a atenção.

II. Não compareça ao trabalho de bermuda ou como se estivesse de folga. Passe uma imagem profissional.

III. Evite usar perfume forte e brincos, colares e pulseiras muito chamativos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. I e II, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.

Você atende a uma ligação telefônica. A pessoa não se identifica e pede para falar com o chefe do setor. Preferencialmente, você pergunta:

  • A. Quem gostaria?
  • B. Quem quer falar, por favor?
  • C. Quem é?
  • D. Qual o seu nome?
  • E. Ele sabe quem é você?

Sobre as recomendações para um bom atendimento telefônico, analise as afirmativas a seguir.

I. Tenha sempre à mão tudo de que necessita: caneta, papel, relação de ramais etc.

II. Anote todos os recados e os encaminhe à pessoa que precisa recebê-los.

III. Peça para a pessoa esperar na linha quando você não entender bem o que ela disse.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. I e II, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.

Prestar um atendimento de qualidade ao público deve ser uma preocupação essencial de qualquer organização. As opções a seguir apresentam algumas recomendações que devem ser seguidas na recepção ao público, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Trate todos com atenção; mantenha uma atitude profissional e respeitosa.
  • B. Seja proativo; pergunte à pessoa: “- Em que posso ajudar?” ou algo semelhante.
  • C. Seja paciente; não interrompa bruscamente a pessoa.
  • D. Mantenha uma atitude receptiva; converse sobre assuntos pessoais, de modo a humanizar o atendimento.
  • E. Demonstre interesse durante o atendimento; não atenda a telefonemas ou mantenha conversas paralelas.

No processo comunicacional, o conjunto de fatores que impedem ou dificultam a recepção da mensagem se denomina barreiras. Em um contexto organizacional, acerca das barreiras, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A falta de comunicação é um dos problemas mais frequentes nas organizações empresariais, o que gera as mais graves consequências para o processo comunicacional.

( ) Quando a mensagem não tem conteúdo e forma bem definidos, devido à falta de clareza de seus objetivos, ela tende a gerar incompreensão.

( ) Quando a comunicação sobre determinado acontecimento não explicita o contexto no qual ele está inserido, ela tende a erguer uma barreira.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e F.
  • C. F, F e F.
  • D. F, V e V.
  • E. V, F e V.

No processo de comunicação, a mensagem é composta por conteúdo e forma. As afirmativas acerca da mensagem, apresentadas a seguir, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A mensagem deve estar adequada ao nível cultural, técnico e hierárquico do receptor.
  • B. O conteúdo representa o que será transmitido e depende dos objetivos do processo de comunicação.
  • C. O conteúdo deve comunicar o essencial frente aos objetivos a serem alcançados pelo emissor.
  • D. A forma é a maneira pela qual a mensagem é transmitida.
  • E. A forma de transmissão de uma mensagem é sempre verbal.

O agente do processo de comunicação, ou seja, a pessoa que tem uma mensagem para comunicar, é denominado

  • A. emissor.
  • B. ativador.
  • C. receptor.
  • D. propulsor.
  • E. mediador.
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