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Nos séculos XVIII e XIX, apesar do grande interesse pelos fenômenos elétricos, a natureza da eletricidade não estava esclarecida. Nesse sentido, etapas importantes foram dadas pelo cientista inglês Michael Faraday, que, por meio de seus experimentos de eletrólise, introduziu a nomenclatura para designar os polos opostos presentes no sistema eletrolítico (ânodo e cátodo) e estabeleceu o grau de afinidade química de dois elementos. Desse modo, a maior contribuição desse cientista relativa à natureza elétrica da matéria foi
estabelecer a terapêutica baseada na eletricidade ou eletricidade médica.
propor o sistema dualístico, segundo o qual átomos com mesmo tipo de carga elétrica não poderiam se combinar.
enunciar as leis da estequiometria eletroquímica, provendo a correspondência quantitativa entre ação elétrica e eventos químicos.
fabricar a primeira pilha elétrica.
inventar a primeira máquina a produzir eletricidade.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
140,0.
175,0.
280,0.
310,3.
840,0.
houve excesso de um dos reagentes empregados, o que não é previsto pela Lei de Lavoisier.
é necessário que o sistema seja fechado, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante.
os reagentes devem se encontrar na mesma fase de agregação, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante.
a Lei de Lavoisier não é válida para reações efetuadas em soluções aquosas.
a Lei de Lavoisier só é válida nas condições padrão de temperatura e pressão.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao longo do tempo, o conceito de elemento químico se modificou. Desse modo, atualmente, define-se elemento químico como
uma substância simples, fundamental e elementar.
um tipo de átomo caracterizado por um número de massa específico.
uma substância que não pode ser decomposta em outras mais simples.
um grupo de átomos ou íons isoeletrônicos.
um conjunto de átomos e íons isótopos entre si.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
[H2O]2 [Cl2]2 / [HCl]4 [O2].
[HCl]4 [O2] / [H2O]2 [Cl2]2.
[H2O] [Cl2] / [HCl] [O2].
[HCl] [O2] / [H2O] [Cl2].
[Cl2] / [HCl] [O2].
Química - Práticas Laboratoriais em química - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um técnico precisa montar um sistema para destilação fracionada para separar os componentes de uma mistura de solventes.
Da relação de peças de vidro que ele solicita ao almoxarifado, é necessário que constembalão volumétrico e condensador de bolas.
coluna de fracionamento e funil de separação.
condensador de bolas e termômetro de mercúrio.
coluna de fracionamento e termômetro graduado.
balão de fundo chato e erlemmeyer de vidro refratário.
Química - Eletroquímica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na eletrólise de uma solução aquosa de 1,0 mol/L de NaI, formam-se bolhas de gás em um dos eletrodos e, no outro, observa-se a formação de uma substância de cor castanho avermelhada.
Nesse sistema, a semirreação no cátodo é escrita como2I → I2 + 2e-
Na+ + e → Na
I2 + 2e → 2 I
H2O + ½ O2 → 2H+ + 2e
2H2O + 2e → H2 + 2OH
Química - Práticas Laboratoriais em química - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um professor solicitou que fossem preparados e colocados sobre a mesa da sala de aula, cinco frascos limpos, contendo:
18,0 g de água; 27,0 g de alumínio em pó; 55,8 g de limalha de ferro; 63,5 g de cobre granulado; 249,7 g de sulfato de cobre pentahidratado. Em seguida, o professor perguntou aos alunos quais os frascos que apresentavam um número de átomos maior do que 6,02 x1023. Responderam corretamente os que indicaramágua e limalha de ferro.
água e cobre granulado.
limalha de ferro e cobre granulado.
água e sulfato de cobre pentahidratado.
alumínio em pó e sulfato de cobre pentahidratado.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O carvão ativo é uma material aplicado na redução de cor de produtos alimentícios e bebidas. O fenômeno que permite utilizar o carvão ativo para descolorir soluções é denominado
partição.
filtração.
adsorção.
absorção.
dissolução.
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