Questões de Química

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Nos séculos XVIII e XIX, apesar do grande interesse pelos fenômenos elétricos, a natureza da eletricidade não estava esclarecida. Nesse sentido, etapas importantes foram dadas pelo cientista inglês Michael Faraday, que, por meio de seus experimentos de eletrólise, introduziu a nomenclatura para designar os polos opostos presentes no sistema eletrolítico (ânodo e cátodo) e estabeleceu o grau de afinidade química de dois elementos. Desse modo, a maior contribuição desse cientista relativa à natureza elétrica da matéria foi

  • A.

    estabelecer a terapêutica baseada na eletricidade ou eletricidade médica.

  • B.

    propor o sistema dualístico, segundo o qual átomos com mesmo tipo de carga elétrica não poderiam se combinar.

  • C.

    enunciar as leis da estequiometria eletroquímica, provendo a correspondência quantitativa entre ação elétrica e eventos químicos.

  • D.

    fabricar a primeira pilha elétrica.

  • E.

    inventar a primeira máquina a produzir eletricidade.

  • A.

    houve excesso de um dos reagentes empregados, o que não é previsto pela Lei de Lavoisier.

  • B.

    é necessário que o sistema seja fechado, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante.

  • C.

    os reagentes devem se encontrar na mesma fase de agregação, o que não ocorreu no experimento realizado pelo estudante.

  • D.

    a Lei de Lavoisier não é válida para reações efetuadas em soluções aquosas.

  • E.

    a Lei de Lavoisier só é válida nas condições padrão de temperatura e pressão.

Ao longo do tempo, o conceito de elemento químico se modificou. Desse modo, atualmente, define-se elemento químico como

  • A.

    uma substância simples, fundamental e elementar.

  • B.

    um tipo de átomo caracterizado por um número de massa específico.

  • C.

    uma substância que não pode ser decomposta em outras mais simples.

  • D.

    um grupo de átomos ou íons isoeletrônicos.

  • E.

    um conjunto de átomos e íons isótopos entre si.

  • A.

    [H2O]2 [Cl2]2 / [HCl]4 [O2].

  • B.

    [HCl]4 [O2] / [H2O]2 [Cl2]2.

  • C.

    [H2O] [Cl2] / [HCl] [O2].

  • D.

    [HCl] [O2] / [H2O] [Cl2].

  • E.

    [Cl2] / [HCl] [O2].

Um técnico precisa montar um sistema para destilação fracionada para separar os componentes de uma mistura de solventes.

Da relação de peças de vidro que ele solicita ao almoxarifado, é necessário que constem

  • A.

    balão volumétrico e condensador de bolas.

  • B.

    coluna de fracionamento e funil de separação.

  • C.

    condensador de bolas e termômetro de mercúrio.

  • D.

    coluna de fracionamento e termômetro graduado.

  • E.

    balão de fundo chato e erlemmeyer de vidro refratário.

Na eletrólise de uma solução aquosa de 1,0 mol/L de NaI, formam-se bolhas de gás em um dos eletrodos e, no outro, observa-se a formação de uma substância de cor castanho avermelhada.

Nesse sistema, a semirreação no cátodo é escrita como

  • A.

    2I– → I2 + 2e-

  • B.

    Na+ + e– → Na

  • C.

    I2 + 2e– → 2 I–

  • D.

    H2O + ½ O2 → 2H+ + 2e–

  • E.

    2H2O + 2e– → H2 + 2OH–

Um professor solicitou que fossem preparados e colocados sobre a mesa da sala de aula, cinco frascos limpos, contendo:

– 18,0 g de água;

– 27,0 g de alumínio em pó;

– 55,8 g de limalha de ferro;

– 63,5 g de cobre granulado;

– 249,7 g de sulfato de cobre pentahidratado.

Em seguida, o professor perguntou aos alunos quais os frascos que apresentavam um número de átomos maior do que 6,02 x1023. Responderam corretamente os que indicaram

  • A.

    água e limalha de ferro.

  • B.

    água e cobre granulado.

  • C.

    limalha de ferro e cobre granulado.

  • D.

    água e sulfato de cobre pentahidratado.

  • E.

    alumínio em pó e sulfato de cobre pentahidratado.

O carvão ativo é uma material aplicado na redução de cor de produtos alimentícios e bebidas. O fenômeno que permite utilizar o carvão ativo para descolorir soluções é denominado

  • A.

    partição.

  • B.

    filtração.

  • C.

    adsorção.

  • D.

    absorção.

  • E.

    dissolução.

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