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A integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. De forma pioneira, o projeto Escola do Futuro − ECAUSP − participou desse processo de inovação tecnólogica na Educação. Várias escolas participaram desse processo e, por meio da telemática, conseguiam:
I. troca de informações.
II. discussão dos resultados dos experimentos.
III. treinamento em informática.
IV. troca de livros didáticos.
V. estímulo dos estudantes.
É esperado como resultado da inovação tecnológica o descrito em
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II, III e V, somente.
I, II, III, IV e V.
Química - Química, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
A etapa de mistura rápida no tratamento de água para abastecimento público é utilizada com a finalidade de:
Proporcionar ao coagulante uma energia elétrica capaz de romper o floco na massa líquida.
Dispersar os coagulantes no menor intervalo de tempo e uniformemente na massa líquida.
Introduzir os coloides de maneira que formem os flocos na massa líquida.
Impedir que os flocos se formem e deixar a formação filamentosa desconectada do floco na massa líquida.
Impedir a floculação e já iniciar o processo de decantação na massa líquida.
Os compostos a seguir representam vitaminas úteis aos seres humanos.
As vitaminas lipossolúveis são
A , B1 e C.
A, C e E.
A, D e E.
B1, C e D.
B1, C e E.
Química - Química, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
São considerados mananciais superficiais:
Rio e lago.
Rio e aquífero freático.
Aquífero artesiano e rio.
Lago e aquífero artesiano.
Aquífero artesiano e freático.
Os dados a seguir referem-se à entalpia de combustão de alguns materiais.
Gasolina (média) −5 400 kJ/mol
Etanol −1 368 kJ/mol GLP (média) −2 600 kJ/mol
Metano −890 kJ/mol Carvão −393 kJ/mol
Dos combustíveis apresentados, aquele que pode ser obtido de fonte renovável e com melhor eficiência energética por mol é
o carvão.
o etanol.
o gás de cozinha.
a gasolina.
o metano.
Química - Práticas Laboratoriais em química - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
No manuseio da mufla, deve-se operar com:
Anel auxiliador.
Capacete e óculos protetor.
Luvas plásticas sintéticas.
Luvas térmicas e avental.
Sem luvas e jaleco.
Para fechar o ciclo do carbono, o metano utilizado como combustível deve ser obtido a partir
do GLP.
do diesel do petróleo.
da gasolina.
da decomposição do lixo.
do carvão mineral.
Qual a denominação dada a um elemento, em uma reação química, que recebe elétrons de outro?
Agente redutor
Agente universal
Agente polimerizado
Agente potencial
Agente oxidante
Tendo como base a reação acima e os gases nela envolvidos e considerando, ainda, que ln 0,7 = -0,357, julgue os itens seguintes.
Atenção: Considere as seguintes reações de combustão do metano, para responder às questões de números 35 e 36.
Observando as reações de combustão do metano, podese concluir que, quando comparados aos reagentes, os produtos da reação
I possuem mais energia armazenada que os da reação II.
I possuem menos energia armazenada que os da reação III.
II possuem menos energia armazenada que os da reação I.
II possuem mais energia armazenada que os da reação III.
III possuem menos energia armazenada que os da reação I.
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