Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sílica-gel é um coloide que faz parte de um grupo de sistemas coloidais denominado gel, em que a fase dispersante e a fase dispersa são, respectivamente,
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Para que um combustível sólido entre em combustão, inicialmente, deve ocorrer sua transformação para outro estado físico pela ação do calor, para se combinar com um determinado elemento e produzir fogo. Esse estado físico e o determinado elemento são, respectivamente,
líquido e comburente
líquido e luz
gasoso e comburente
gasoso e luz
gasoso e calor
23
17
1
3
22
Até bem pouco tempo, não se conhecia o plástico e, pensar que hoje não se vive sem ele! Já são conhecidos mais de 60 mil plásticos diferentes. Muitos desses fazem parte do nosso dia a dia e, infelizmente, são descartados de forma irresponsável, contribuindo com a poluição que assola o planeta. Um desses plásticos, o polietileno, por exemplo, faz parte da maioria dos plásticos produzidos no mundo. É muito empregado industrialmente para a fabricação de diferentes tipos de embalagens, recipientes, brinquedos, isolantes elétricos etc. São conhecidos os PEAD (Polietilenos de Alta Densidade e Mais Rígidos) e os PEBD (Polietilenos de Baixa Densidade e mais Flexíveis). É um polímero de moléculas longas, mas seu monômero é o etileno, cuja fórmula está melhor representada em:
p1 > p3 > p2
p2 > p1 > p3
p2 > p3 > p1
p3 > p1 > p2
p3 > p2 > p1
Considerando as massas atômicas do O, N, C e H como iguais a 16,0 g/mol; 14,0 g/mol; 12,0 g/mol e 1,0 g/mol, respectivamente, julgue os itens de 111 a 115, acerca dos fenômenos e substâncias envolvidos na teoria de Oparin para a origem da vida na Terra.
A separação dos gases acima citados como constituintes da atmosfera primitiva pode ser feita por meio da condensação fracionada.
Para nos manter vivos, o pH do sangue deve estar neutro entre 7,35 e 7,45. Uma pequena alteração pode matar. Numa crise de ansiedade ou histeria, quando se respira de modo ofegante, perde-se muito CO2. Isso faz com que o pH do sangue suba a 7,7 em poucos minutos, situação conhecida como alcalemia sanguínea. Às vezes, a ingestão de um simples calmante resolve o problema, a respiração volta ao normal e o sangue reestabelece o pH neutro. No sangue, o equilíbrio químico é dado pela equação: CO2 + H2O H+ + HCO3 Consumindo-se muito CO2, o equilíbrio se desloca para a esquerda consumindo os íons H+ e o sangue apresenta caráter básico. Se isso não funciona, é preciso uma intervenção médica injetando uma solução ácida de cloreto de amônio no sangue do paciente. O fato de um sal produzir a acidez necessária para neutralizar o sangue, pode ser explicado na seguinte alternativa:
Ao dissolver o NH4Cl em água, o íon NH4 + derivado de uma base forte, captura os íons OH.
O NH4Cl dissolvido em água derivado de uma base fraca, faz sobrar H+ tornando-se ácida.
O cloreto de amônio não pode ser ministrado no organismo por ser derivado de um ácido forte.
Na água pura, existe H2O e íons H+ (responsável pela acidez) e OH (responsável pela basicidade) em concentrações diferentes.
É preciso uma solução ácida para neutralizar a alcalemia, reestabelecer o equilíbrio e manter o pH a níveis aceitáveis.
300 e 6
300 e 3
150 e 6
150 e 3
60 e 3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...