Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de calor e temperatura.
O calor é diretamente proporcional à temperatura.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A seqüência de equações parciais de I a V, a seguir, indicam a formação da salmoura equação I e II , a eletrólise da solução e a obtenção de hidróxido de sódio como subproduto.
Considerando as informações acima, julgue os itens a seguir.
As equações I e II representam, respectivamente, a ionização do cloreto de sódio e a dissociação da água.A destilação é um dos processos de separação mais utilizados na indústria de petróleo. A respeito dos fundamentos e da aplicabilidade da destilação, são feitas as afirmações a seguir.
I - A destilação por arraste a vapor é, em geral, utilizada para separar componentes de misturas solúveis em água.
II - A destilação fracionada não pode separar uma mistura azeotrópica porque a composição da fase líquida é igual à composição do vapor.
III - Na destilação de misturas bifásicas a pressão de vapor total acima da mistura é igual à soma das pressões de vapor dos componentes puros individuais.
IV - Na destilação fracionada, quanto menor a razão de refluxo, maior a eficiência de separação dos componentes da mistura.
Estão corretas APENAS as afirmações
I e IV
II e III
II e IV
I, II e III
I, II e IV
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quando a chama se extingue, ocorre um abaixamento da temperatura e o ar no interior do copo se contrai fortemente, o que provoca a entrada de água no copo.
O oxigênio do ar é consumido, aumentando a pressão dentro do copo e, conseqüentemente, forçando a entrada de água para o interior do mesmo.
O produto da combustão, por ser gasoso, ocupa menor espaço que a vela sólida e a água substitui o espaço liberado pela vela consumida.
A experiência contraria a Lei de Lavoisier, pois nas reações de combustão não há conservação de massa.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
São dissolvidos 10,0 g de sacarose (C12H22O11) em 100,0 g de água. Assinale a alternativa que indica a pressão de vapor da água (em Torr), a 20°C, nessa solução. Admita que a pressão de vapor da água pura nessa temperatura seja igual a 17,54 Torr.
Julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de calor e temperatura.
O calor sempre flui de um meio de maior temperatura para o meio de menor temperatura.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Aproximadamente 140 milhões de toneladas de gás amoníaco são produzidos anualmente pelo processo de Haber, que combina nitrogênio retirado do ar com gás hidrogênio, conforme representa a equação não-balanceada a seguir. O gás amoníaco é matéria-prima para a produção de ácido nítrico e NH4NO3, este último empregado como fertilizante e explosivo.
Considerando as informações acima e sabendo que M(H) = 1 g/mol e M(N) = 14 g/mol, julgue os itens a seguir.
O composto iônico de amônio empregado como fertilizante pode ser obtido conforme a equação a seguir.
densidade
ponto de fusão
caráter metálico
afinidade eletrônica
potencial de ionização
Assinale a opção que não contém um aspecto que deve ser enfatizado no ensino de ciências na abordagem CTS.
Ciência como um processo sócio-histórico em construção, que apresenta potencialidades e limitações.
Organização da matéria em temas tecnológicos e sociais.
Envolvimento com problemas verdadeiros no seu contexto real.
Investigação, observação, experimentação, coleta de dados e descoberta como método científico.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma certa reação endotérmica, em pressão constante, 50 kJ de energia entraram no sistema na forma de calor; 20 kJ de energia deixaram o sistema na forma de trabalho de expansão para deixar espaço para os produtos. Quais são os valores de ΔH e ΔU desse processo?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...