Questões de Química do ano 2016

Lista completa de Questões de Química do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho no laboratório sempre deve ser realizado com segurança e com a aplicação correta das vidrarias e dos equipamentos. No quadro acima, foram apresentados alguns materiais utilizados em laboratório. Conforme a ordem apresentada no quadro, as nomenclaturas desses materiais são:

  • A. 1 – balão volumétrico; 2 – balão de fundo chato; 3 – pipeta volumétrica; 4 – bureta; 5 – funil de haste longa; 6 – funil de Buchner.
  • B. 1 – balão de fundo chato; 2 – balão volumétrico; 3 – bureta; 4 – pipeta volumétrica; 5 – funil de Buchner; 6 – funil de haste longa.
  • C. 1 – balão volumétrico; 2 – balão de fundo chato; 3 – pipeta volumétrica; 4 – bureta; 5 – funil de Buchner; 6 – funil de haste longa.
  • D. 1 – balão de fundo chato; 2 – balão volumétrico; 3 – pipeta volumétrica; 4 – bureta; 5 – funil de haste longa; 6 – funil de Buchner.
  • E. 1 – balão volumétrico; 2 – balão de fundo chato; 3 – bureta; 4 – pipeta volumétrica; 5 – funil de haste longa; 6 – funil de Buchner.

Uma solução tamponada resiste a uma mudança de pH quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas. Na bioquímica, soluções-tampão são muito importantes porque o funcionamento dos sistemas biológicos depende muito do pH. A propósito desse assunto, um tampão ácido é preparado utilizando-se uma solução aquosa que contenha

  • A. NH3 e NH4 +.
  • B. HCl e HNO3.
  • C. HCl e NaOH.
  • D. NaOH e NH3.
  • E. CH3COOH e CH3CO2 .

O pH de uma solução é medido eletroquimicamente com um aparelho denominado “pHmetro”. O medidor deve ser calibrado com pelo menos duas soluções-tampão padrões (pH conhecido) e o potencial medido é transformado no pH da solução, que é, então, visualizado. No processo de calibração desse equipamento para análise de uma amostra desconhecida, os valores de pH dos padrões para calibração devem

  • A. se aproximar do valor do pH da amostra.
  • B. apresentar valores de pH acima do valor do pH da amostra.
  • C. apresentar valores de pH abaixo do valor do pH da amostra.
  • D. ser selecionados de modo que o pH da amostra fique dentro da faixa definida pelos padrões.
  • E. ser escolhidos de tal forma que a amostra apresente pH exatamente igual ao valor de um dos padrões.

A análise química pode ser definida como a aplicação de um processo ou de uma série de processos para identificar ou quantificar uma substância, ou os componentes de uma solução ou mistura ou, ainda, para determinar a estrutura de compostos químicos. Sobre os procedimentos físico-químicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os métodos que avaliam a acidez titulável resumem-se em titular com soluções ácidas padrão à acidez do produto.

II. É possível determinar a quantidade de soluto pelo conhecimento do índice de refração da solução aquosa. Esta propriedade é utilizada para determinar a concentração de sólidos solúveis em soluções aquosas de açúcar.

III. A determinação da densidade é, geralmente, feita em análise que se apresentam no estado líquido. Pode ser medida por vários aparelhos, sendo os mais usados, os picnômetros e densímetros.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Os diversos métodos existentes para a contagem de micro-organismos podem ser divididos em dois grupos principais, aqueles que quantificam o número de células e aqueles que quantificam a massa celular. Além disso, alguns métodos determinam as células viáveis, enquanto outros determinam as células totais. Sobre a contagem de micro-organismos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na técnica do método da filtração, em virtude do tamanho da membrana filtrante, são consideradas significativas as contagens em placas que apresentem de 20 a 2.000 colônias. O método exige também que se trabalhe com réplicas para que os resultados possam ser estatisticamente válidos.

( ) A escala de McFarland também é considerada com um método turbidimétrico e utiliza uma escala de turvação baseada numa suspensão de nitrato de prata.

( ) O método das diluições em placas permite duas variantes: inoculação em superfície e inoculação em profundidade. No método do espalhamento em superfície o inóculo, geralmente de 0,1 a 1,0 mL, é espalhado uniformemente na superfície do meio já solidificado, com o auxílio da alça de Drigalsky, de modo a separar ao máximo as células microbianas presentes.

( ) O método considerado mais adequado para contagem de micro-organismos no ar é o de impactação em um meio sólido, que emprega um equipamento chamado de amostrador de Andersen. Uma corrente de ar de alta velocidade incide sobre a superfície de um meio de cultura sólido que capturará as partículas de ar contendo os micro-organismos.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, V, F, V.

Os micro-organismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais como solo, ar, água, alimentos, esgoto, corpo humano, plantas e animais. Nestas condições eles se apresentam como populações mistas e, para que possamos estudá-los no laboratório, necessitamos separá-los em espécies individuais. Os materiais e equipamentos especiais no laboratório de microbiologia incluem materiais e equipamentos necessários não só ao cultivo dos micro-organismos, mas também aqueles essenciais aos processos de esterilização, transferência e preservação de micro-organismos. Com base nos materiais e equipamentos no laboratório de microbiologia, é INCORRETO afirmar que

  • A. para a esterilização dos meios de cultura, ou de qualquer outro material, podem-se utilizar vários tipos de equipamentos, dependendo do caso, sendo os mais comuns as autoclaves, os fornos Pasteur e os filtros esterilizantes.
  • B. as manobras assépticas impedem que os micro-organismos presentes no ar, ou depositados sobre várias superfícies junto com a poeira, venham a contaminar materiais estéreis do laboratório, tais como meio de cultura, soluções e equipamentos ou, ainda, culturas puras de micro-organismos.
  • C. a preservação dos micro-organismos por períodos curtos é normalmente feita em refrigeradores acerca de 4°C. Para períodos mais longos utilizam-se freezers a –20°C, ou mesmo a –70°C. Câmaras contendo nitrogênio líquido também são utilizadas, alcançando-se temperaturas bem mais baixas.
  • D. alguns micro-organismos, os chamados anaeróbios estritos, precisam ser incubados nas chamadas jarras de anaerobiose. Também necessitam que seu crescimento ocorra em meios especiais, os chamados meios redutores, que contêm certos ingredientes que reduzem o potencial de redox, como é o caso do glicerol.

O laboratório pode ser um local seguro de trabalho, desde que se trabalhe com prudência a fim de evitar acidentes. As causas principais de acidentes em laboratório são: descuidos, falta de atenção no trabalho e ignorância de possíveis perigos. Os acidentes podem ser de pequenas ou grandes consequências e para serem evitados são necessárias precauções que devem ser tomadas no laboratório. Sobre a segurança em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de substâncias criogênicas no laboratório é bastante perigoso.

II. Ácidos e bases devem sempre ser estocados separadamente uns dos outros.

III. O volume de líquidos inflamáveis acondicionados em recipientes de pequeno porte, em laboratórios, não deve exceder a 10 litros.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Para facilitar o estudo da Química, as substâncias são divididas em grupos, chamados funções químicas, que apresentam propriedades químicas semelhantes por possuírem semelhanças estruturais. Sobre as funções químicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O ácido carbônico, por ser um ácido instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando um pequeno grau de ionização.

( ) Óxidos anfóteros comportam-se como óxidos básicos na presença de um ácido e como óxidos ácidos na presença de uma base.

( ) Todos os sais de metais alcalinos, alcalinos terrosos e amônio são solúveis.

( ) Um dos indicadores mais usados em laboratório é a fenolftaleína e a cor que adquire em presença de uma base é incolor.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, V, F, V.

Em laboratório, as soluções normalmente são preparadas dissolvendo-se uma massa determinada de soluto em uma certa quantidade de solvente. Ao se preparar uma solução aquosa, já são previamente conhecidas algumas características da solução, como, por exemplo, a massa do soluto e o volume final da solução. A massa de BaCl2, necessária para preparar 200 mL de solução de concentração 0,2 mol/L é igual a: (Considere: massas molares: Ba = 137 g/mol e Cl = 35,5 g/mol.)

  • A. 4, 32 g.
  • B. 6,72 g.
  • C. 8, 28 g.
  • D. 10,32 g.

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a indústria açucareira brasileira. É nesse aspecto da importância deste setor agroindustrial que se justifica a necessidade do conhecimento e disseminação das informações pertinentes aos processos de produção de um açúcar de qualidade. Paquete (2008) informa que de acordo com o tipo de refino recebido pelo açúcar, e do resultado das análises feitas das suas amostragens, o açúcar pode ser classificado de diferentes formas. Sobre a classificação dos açúcares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O açúcar VHP (Very High Polarization) é o tipo mais exportado pelo Brasil. Mais claro que o demerara, apresenta cristais amarelados.

( ) Açúcar demerara ou bruto passa por um refinamento bruto e recebe aditivo químico. Tem valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

( ) O açúcar VVHP (Very Very High Polarization) possui Pol acima de 99,5º, enquanto que o VHP tem Pol abaixo de 99,3º e cor mais baixa. É quase um intermediário entre os açúcares crus e os refinados.

( ) Xarope de açúcar invertido é uma solução aquosa com 1/3 de glicose, 1/3 de sacarose e 1/3 de frutose, tem baixo grau de resistência à contaminação microbiológica, poder umectante e anticristalizante.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, V, F, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...