Lista completa de Questões sobre Práticas Laboratoriais em química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um químico, responsável pela análise de metais em amostras sólidas, recebeu uma amostra de solo contaminado com cobre, cuja contaminação foi provocada por um vazamento de uma solução industrial altamente concentrada. Pesou-se 1 g (base seca) da amostra, a qual foi digerida em 10 mL de HNO3 em forno de micro-ondas. Após a abertura, a amostra foi quantitativamente transferida para um balão volumétrico de 50 mL e avolumada. Em seguida, transferiu-se um volume de 5 mL para um outro balão volumétrico de 50 mL. Essa última amostra foi analisada em um Espectrofotômetro de Absorção Atômica (EAA) com lâmpada de catodo oco específico de cobre, obtendo-se média da medida da absorvância igual a 0,300. Qual a quantidade de cobre na amostra, em mg/g, considerando a curva padrão igual a Abs = 0,006[Cu2+]?
Obs.: Abs = Absorvância coeficiente de correlação R2 = 0,9999
25
20
15
10
5
Considere as afirmativas abaixo, referentes à técnica de cromatografia.
I - A separação de substâncias numa mistura é realizada através de um sistema contendo uma fase móvel e outra estacionária.
II - Durante a passagem da fase móvel através da fase estacionária, cada um dos componentes da mistura é retido seletivamente na fase móvel.
III - A cromatografia pode ser utilizada para efetuar não só a separação de espécies químicas como também a identificação e a quantificação.
IV - A cromatografia deriva do grego chroma (cor) e graphe (escrever), logo é uma técnica que só pode ser utilizada para espécies coloridas.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
A flotação de partículas em suspensão é indicada nos casos em que se deseja separar partículas de naturezas diferentes, como no caso da separação da calcopirita (CuFeS2) da ganga, ou para o caso em que a velocidade de sedimentação das partículas torna a decantação inviável. Considere os fatores abaixo. I - Aumento do tamanho das partículas. II - Diminuição do tamanho das bolhas. III - Taxa de formação de flocos. IV - Adição de agentes floculantes. Contribuem para uma maior eficiência da captura das partículas APENAS os fatores
Qual técnica cromatográfica é usada para separar os derivados mais leves do petróleo (até 4 carbonos)?
Cromatografia gasosa
Cromatografia líquida
Cromatografia em papel
Cromatografia de troca iônica
Cromatografia de fase reversa
Os ácidos naftênicos estão presentes em petróleos de diferentes origens, inclusive no petróleo brasileiro. O principal inconveniente causado pela presença desses ácidos é o ataque corrosivo aos equipamentos. Uma das alternativas para a remoção desses ácidos é a extração por solventes. Sobre essa operação unitária, foram feitas as considerações abaixo.
I - A utilização de modificadores capazes de alterar a relação solvente-diluente aumenta as perdas de solvente de extração por solubilidade no diluente. II - A distribuição do soluto entre as fases pode ser governada pela equação xn = xonk, onde xn é o peso do soluto que permanece na fase a ser extraída, xo é a massa do soluto inicial, n é o número de extrações e k uma constante que envolve o coeficiente de distribuição. III - Em misturadores-decantadores, quanto maior for a agitação, maior a transferência de massa; contudo, também será maior o risco de formação de emulsões. IV - Para realizar extrações com dois líquidos de massas específicas muito próximas, pode-se lançar mão de uma centrífuga para acelerar o processo de separação das fases. Estão corretas as consideraçõesEm uma análise por cromatografia gasosa, tem-se que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...