Lista completa de Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
I e S
I e H
H e O
O e I
S e I
Durante o processo de produção de petróleo, é comum o aparecimento de gás e água associados. A separação dessas fases é necessária em função do uso do gás na indústria. A água, por apresentar elevado teor de sal em sua composição e formar emulsões com viscosidades superiores à do petróleo desidratado, deve ser removida, pois
90
100
500
900
1.000
De acordo com o conceito de Arrhenius, substâncias ácidas, na presença de água,
liberam íons OH- e não liberam íons H+.
liberam íons H+ e não liberam íons OH-.
liberam íons H+ e OH-.
não sofrem ionização.
liberam CO2.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II, e III.
I, II e IV.
O fogo surgiu junto à tomada elétrica de piso da sala, próximo à lixeira de papel. Havia vários computadores funcionando, ligados àquela tomada através de um dispositivo improvisado. Naquela sala, a ventilação natural era propiciada por amplas janelas, por onde entrava o vento em corrente. Dois equipamentos estavam disponíveis para o combate àquele princípio de incêndio: ambos eram aparelhos portáteis, sendo, o primeiro, de dióxido de carbono, e o outro, de pó químico. Da equipe de trabalho naquele local, no momento, fazia parte um Técnico em Logística de Transporte que pertencia à Brigada de Incêndio da unidade de negócios. Imediatamente ele definiu, com êxito, o segundo dos aparelhos disponíveis, como o mais eficaz para a extinção daquele pequeno foco de fogo porque apresentava as vantagens de
manter a temperatura do local, sem interferir no processo de resfriamento do ponto de origem do fogo que, assim, extingue-se de forma gradual por abafamento.
sofrer menos influência da corrente de ar existente em seu agente extintor, e apagar o fogo com maior velocidade por interferir diretamente na reação em cadeia do fogo.
umedecer o local e deixar pouco resíduo prejudicial na posterior operação de rescaldo ou na recuperação dos equipamentos expostos à sua ação durante o combate ao fogo.
ser mais suscetível à aerodispersão do pó químico, o que gera resfriamento numa área mais extensa, além de o fato do extintor de pó químico ser mais pesado que o dióxido de carbono.
ser volátil, misturando-se com o ar atmosférico e, assim, ser mais facilmente transportado na corrente de ar, até o ponto onde estão surgindo as chamas, que logo se retraem.
Uma solução de uma dada amostra apresenta absortividade de 200 Lmol1cm1. Foi analisada por espectroscopia na região do UV/Vis em um comprimento de onda na qual se obedece à lei Lambert Beer na concentração empregada nesse experimento. Considere que o caminho óptico é de 1 mm, e a absorbância observada é 0,4. Empregando esse resultado na equação de Lambert-Beer, conclui-se que a concentração da amostra é, aproximadamente,
0,01 molL1
0,02 molL1
0,002 molL1
8,0 molL1
80 molL1
Ao se eliminar a presença do oxigênio num ambiente onde está ocorrendo um princípio de incêndio, proporciona-se a descontinuidade da existência do Triângulo do Fogo no local. A consequência desse fato é a(o)
extinção do fogo por abafamento.
queima somente do material orgânico no ambiente.
transformação do fogo em incêndio.
alastramento do fogo para onde haja mais combustível.
risco de explosão por insuficiência de comburente.
Para se determinar o teor de cloreto em 1 litro de uma solução salina pelo método de Volhard, retirou-se uma alíquota de 25 mL da mesma, que foi tratada com 40 mL de uma solução padrão de nitrato de prata com concentração 0,150 M. Após a precipitação quantitativa do cloreto na forma de AgCl, titulou-se o excesso de prata remanescente com uma solução padrão de KSCN 0,200 M, contendo íons Fe3+ como indicador. O volume de titulante gasto para se atingir o ponto de equivalência foi de 5 mL. Com base nesses dados, conclui-se que a massa de cloro presente na forma de cloreto na solução inicial é, aproximadamente, de
0,2 g
1,0 g
5,0 g
6,0 g
7,0 g
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...