Lista completa de Questões sobre Sistemas de equilíbrio para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A constante de equilíbrio da reação entre o nitrato de prata e o cloreto de sódio, referida no texto, é menor que 1.
Uma corrente gasosa com vazão molar de 40 kmol/h e contendo ar e 5% molar de acetona é tratada, para remover 80% da acetona presente, em uma coluna de absorção que opera a 300 K e 101,3 kPa. A água é usada como solvente com vazão molar de 100 kmol/h. A equação de equilíbrio do sistema acetona ar água é y = 2,53x onde y e x são as composições molares da fase líquida e da fase gasosa em equilíbrio. A composição molar de acetona do produto líquido é, aproximadamente,
0,40%
1,04%
1,57%
5,00%
99,98%
que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de reação. O estado de equilíbrio representa uma conciliação entre duas tendências opostas: entalpia versus entropia. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
Na expressão da constante de equilíbrio, as concentrações dos reagentes, elevadas a uma potência igual aos seus coeficientes estequiométricos, aparecem no numerador; e as concentrações dos produtos, elevadas a uma potência apropriada, aparecem no denominador.
Quando se adicionam duas ou mais reações, suas constantes de equilíbrio devem ser somadas, a fim de se obter a constante de equilíbrio da reação total.
O pH de uma solução aquosa de um sal derivado de um ácido fraco é menor que 7.
Considerando o sistema em equilíbrio: H2(g) + Br2(g) = 2HBr(g) + 70,3kJ, a concentração do [HBr] será aumentada quando se aumentar a temperatura do sistema após estabelecer o equilíbrio.
Considerando, de uma forma simplificada, que no diagrama de equilíbrio de fases das ligas Ferro-Carbono o aço eutetoide possui 0,80%C e a solubilidade máxima de carbono no ferro alfa é praticamente nula. É correto então afirmar que um aço carbono com 0,6% de carbono, resfriado lentamente até a temperatura ambiente, em condições de equilíbrio, apresenta a seguinte microestrutura:
100% de ferrita;
100% de perlita;
25% de ferrita e 75% de perlita;
50% de ferrita e 50% de perlita;
75% de ferrita e 25% de perlita.
No Brasil, as técnicas de tratamento de água para abastecimento público contemplam, em geral, as seguintes etapas: clarificação, desinfecção, fluoretação e estabilização química. A respeito dessas etapas, julgue os itens que se seguem.
A estabilização química visa à neutralização de todos os compostos químicos utilizados nas demais etapas do tratamento da água, a fim de garantir que ela não tenha cheiro nem sabor.
Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.
Considere que o seguinte equilíbrio se estabeleça no organismo humano:
em que Heme representa o grupo heme da hemoglobina, e HemeO 2 , o complexo formado entre o grupo heme e o oxigênio. Nesse caso, a presença do CO deve deslocar o equilíbrio na direção dos produtos.
Em relação ao equilíbrio líquido-líquido, assinale a opção correta.
Não há influência da concentração do soluto sobre a solubilidade do solvente.
Os dados podem ser registrados, para as fases em equilíbrio, como as razões entre as massas de soluto e solvente em cada uma delas.
Duas variáveis independentes são necessárias para descrever o sistema, de acordo com a regra de fases.
Na extração em fase líquida, há transferência do soluto para uma fase mais solúvel.
Cálculos com concentrações baixas de soluto diminuem a exatidão gráfica em sistemas ternários.
Com relação às informações do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo "dispersão" (L.17) refere-se a um sistema no qual partículas de tamanho coloidal estão dispersas em uma fase contínua de composição diferente daquela das partículas.
Considerando que um sistema mude de um estado inicial de equilíbrio para um estado final também de equilíbrio por dois processos, sendo um reversível e outro irreversível, julgue os itens a seguir.
I A variação de entropia do sistema para o processo reversível é maior que a variação de entropia do sistema para o processo irreversível.
II A variação de entropia do sistema para o processo reversível é sempre maior ou igual a zero.
III A variação de entropia total do sistema é igual a zero.
IV A variação de entropia do sistema para o processo reversível é igual à variação de entropia do sistema para o processo irreversível.
V A variação de entropia do sistema para o processo reversível pode ser menor que zero.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...