Lista completa de Questões de Química da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Apesar da relação direta com os metais, o fenômeno da corrosão ocorre, também, com outros materiais como concreto e polímeros orgânicos. Sobre corrosão, considere as afirmativas a seguir.
I - A água do mar é considerada um meio corrosivo, e o solo é considerado um meio inerte, não corrosivo.
II - A corrosão do ferro é um processo espontâneo e representa a tendência de formação de um produto mais estável.
III - A proteção catódica é uma escolha adequada para revestir superfícies metálicas passíveis de corrosão.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
A reação de ozônio com alcenos pode ser empregada para a identificação estrutural desta classe de hidrocarboneto.
PORQUE A reação de ozonólise de alcenos, seguida de tratamento com Zn e H2O ou ácido acético, leva à quebra da ligação dupla e à formação de compostos carbonilados. Analisando as afirmações acima, conclui-se queEstruturas metálicas feitas com aço (liga de ferro e carbono) costumam deteriorar-se com o passar do tempo. Para diminuir esse desgaste, é comum aplicar uma camada protetora contendo outro metal sobre a superfície do aço, que agirá como metal de sacrifício protegendo a liga. Esse metal de sacrifício
pode ser a platina por ser um metal nobre.
oxida-se dificilmente em presença de oxigênio e umidade.
permanece inalterado, ou seja, não se desgasta nunca.
é um agente mais redutor que o ferro.
é chamado de catodo de sacrifício.
Um álcool de fórmula molecular C7H14O foi oxidado por K2Cr2O7 em meio ácido, fornecendo um produto com fórmula molecular C7H12O. Este mesmo álcool é inerte frente à água de bromo (Br2/H2O). Qual dos alcoóis a seguir apresenta essas características químicas?
Na determinação de cobre em uma amostra, utilizou-se a potenciometria com um sistema que consiste em um eletrodo de referência de calomelano e um eletrodo de trabalho que detecta a mudança na atividade dos íons Cu2+ na solução. Verificou-se que a matriz da amostra causou a diminuição significativa de sinal analítico do cobre em relação ao observado na medição em um padrão aquoso de calibração de mesma concentração. Propõem-se três estratégias para realizar essa determinação com exatidão:
I - Interpolar o sinal do analito medido diretamente na amostra, numa curva de calibração feita com padrões aquosos de Cu2+.
II - Extrair totalmente os íons Cu2+ em coluna de troca iônica e, depois, eluir todo o analito em meio aquoso para separá-lo dos componentes da matriz e usar interpolação do sinal do analito numa curva de calibração com padrões aquosos de Cu2+.
III - Separar o íon Cu2+ em clorofórmio (extração líquidolíquido) e interpolar o sinal analítico numa curva de calibração feita com padrões de Cu2+ preparados em clorofórmio.
Proporcionariam um resultado exato APENAS as estratégias propostas em
I
II
III
I e II
II e III
Os sistemas potenciométricos precisam de pelo menos um eletrodo de referência para a obtenção de medidas de potencial consistentes no eletrodo de trabalho. Dentre os eletrodos que devem ser usados como referência, NÃO se inclui o eletrodo
saturado de calomelano: Hg | Hg2Cl2(s) | KCl(sat)
padrão de hidrogênio: Pt | H2(g) (1 atm) | H+ (aq)
de prata-cloreto de prata: Ag | AgCl(s) | KCl(sat)
de talamida: Tl(amálgama a 40%) | TlCl(s) | KCl(sat)
de fio de platina: Pt
O ácido fosfórico (H3PO4) é um ácido mais forte que o ácido nítrico (HNO3).
PORQUE O ácido fosfórico possui mais hidrogênios ionizáveis que o ácido nítrico. Analisando as afirmações acima, conclui-se queEm uma separação de duas substâncias por cromatografia de camada fina, utilizaram-se uma placa recoberta com uma camada de alumina e, como fase móvel, hexano. Após certo tempo na câmara de desenvolvimento, a linha frente do hexano atingiu 5,0 cm, com os centros das manchas das duas substâncias separadas percorrendo respectivamente 2,5 e 4,0 cm. O valor mais aproximado para o Rf da substância mais polar é
0,5
0,6
0,8
1,3
2,0
A pressão final de uma determinada massa de um gás ideal, se triplicado seu volume e reduzida sua temperatura a 1/4 da original, torna-se
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...