Questões de Raciocínio lógico

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Maria quer comprar 6 picolés na padaria. Os sabores disponíveis são chocolate, limão, uva e morango. Maria pode escolher todos de um mesmo sabor ou escolher picolés de sabores diferentes. Alguns exemplos: 1 picolé de chocolate e 5 de limão; 6 picolés de limão; 2 picolés de chocolate, 1 de limão, 1 de uva e 2 de morango. O número de maneiras distintas para esta compra ser feita é:

  • A. 72
  • B. 76
  • C. 80
  • D. 84
  • E. 88

Em um julgamento pelo tribunal do júri, dos 12 jurados — 7 homens e 5 mulheres —, 9 foram favoráveis e 3 foram contrários à condenação do réu. Todos os homens foram favoráveis; algumas mulheres foram favoráveis, outras, contrárias.

Nessa situação, se a probabilidade de cada mulher ter votado pela condenação for igual à probabilidade de ter votado pela absolvição, a probabilidade de duas mulheres, selecionadas ao acaso, terem votado pela condenação será

  • A. superior a 0,08 e inferior a 0,11.
  • B. superior a 0,11 e inferior a 0,14.
  • C. superior a 0,14.
  • D. inferior a 0,05.
  • E. superior a 0,05 e inferior a 0,08.

Na lógica clássica, as proposições que compõem um raciocínio são classificadas como: (1) universais ou particulares e (2) afirmativas ou negativas. Assim sendo, as proposições “todo ser humano é mortal”, “algumas pessoas não usam óculos” e “alguns motoristas são descuidados” são classificadas, respectivamente, como:

  • A. particular afirmativa, universal negativa e universal afirmativa.
  • B. particular afirmativa, universal negativa e particular afirmativa.
  • C. universal afirmativa, particular afirmativa e particular negativa.
  • D. particular negativa, particular afirmativa e universal afirmativa.
  • E. universal afirmativa, particular negativa e particular afirmativa.

A negação da sentença “Todos os professores de Matemática são inteligentes” é:

  • A. Algum professor de Matemática é inteligente.
  • B. Todos os professores de Matemática não são inteligentes.
  • C. Existe pelo menos um professor de Matemática que não é inteligente.
  • D. Nenhum professor de Matemática é inteligente.
  • E. Nenhum professor de Matemática não é inteligente.

Uma relevante finalidade dos argumentos que elaboramos é convencer eventuais interlocutores sobre a verdade de uma tese, isto é, expomos justificativas racionais que sustentam nossa crença de que a tese que defendemos é objetivamente verdadeira. Assim sendo, quando argumentamos devemos

  • A. apresentar justificativas que deem sustentação à verdade da tese defendida.
  • B. apelar para a opinião pública que justifique a verdade da tese apresentada.
  • C. defender a tese usando justificações baseadas em opiniões pessoais evidentes.
  • D. acreditar na verdade da tese proferida como resultado de sua autoevidência.
  • E. reiterar a verdade da tese defendida e ressaltar a falsidade de teses contrárias.

O silogismo é a forma lógica proposta pelo filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.) como instrumento para a produção de conhecimento consistente. O silogismo é tradicionalmente constituído por

  • A. duas premissas, dois termos médios e uma conclusão que se segue delas.
  • B. uma premissa maior e uma conclusão que decorre logicamente da premissa.
  • C. uma premissa maior, uma menor e uma conclusão que se segue das premissas.
  • D. três premissas, um termo maior e um menor que as conecta logicamente.
  • E. uma premissa, um termo médio e uma conclusão que decorre da premissa.

Um argumento válido é aquele cujas premissas levam a uma conclusão por meio de uma sequência finita de regras formais preestabelecidas. Um exemplo de um argumento válido é:

  • A. Se uma cidade é uma capital de estado, então ela fica no estado. Como Joinville fica em Santa Catarina, portanto Joinville é a Capital do Estado.
  • B. Se o professor der a Fulano uma boa nota na prova, então ele pulará de alegria. Como vi Fulano muito alegre ontem, só pode ter sido aprovado.
  • C. Uma vez que todos os livros bons são caros, todos os livros ruins devem ser baratos.
  • D. Todas as pessoas bem sucedidas economicamente são inteligentes. Soube que Fulano tem graves problemas financeiros, portanto ele não deve ser inteligente.
  • E. Considerando que alguns insetos são seres vivos e que todos os seres vivos são mortais, é correto afirmar que alguns insetos são mortais.

A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os

  • A. da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
  • B. da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
  • C. da identidade, da inferência e da não contradição.
  • D. da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
  • E. da diversidade, da indução e da não contradição.

Considerando a tabela acima, que mostra a quantidade de alunos carentes por escola em um município, julgue os próximos itens.

A probabilidade de se encontrarem pelo menos dois alunos carentes, e não mais que quatro alunos carentes, em uma mesma escola é maior que 70%.

  • C. Certo
  • E. Errado

João, Alberto, Miguel e Carlos são irmãos. João tem 2 anos a mais do que Alberto. Miguel tem 3 anos a mais do que Alberto, que por sua vez tem 2 anos a mais do que Carlos. Nas condições dadas, o mais velho dos irmãos e o terceiro mais velho são, respectivamente,

  • A. Miguel e João.
  • B. Miguel e Alberto.
  • C. João e Alberto.
  • D. João e Carlos.
  • E. Alberto e Carlos.
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