Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Probabilidade de ocorrer "A" ou B: P(A ou B) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um escritório de advocacia, que tem 10 advogados associados, representa um cliente em uma audiência. Este cliente já foi representado, em outras ocasiões, por 6 desses advogados e, no dia dessa última audiência, 3 advogados serão escolhidos aleatoriamente para comparecerem à audiência. Nesse caso, a probabilidade de pelo menos um desses 3 advogados já ter representado o ciente em outras ocasiões é igual a
4/120.
3/10.
116/120.
57/125.
13/30.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a proposição O Brasil está, sim, mais próximo de acabar com a impunidade do que estava há dez anos, mas ainda está longe de onde gostaria de estar, julgue os itens seguintes.
A negação da citada proposição pode ser corretamente expressa por O Brasil não está mais próximo de acabar com a impunidade do que estava há dez anos, mas ainda não está longe de onde gostaria de estar.
Raciocínio lógico - Análise das Preposição Categóricas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alguns trens do metrô trafegam sem que seus condutores estejam embarcados no próprio trem. A partir dessa afirmação, pode-se concluir que
todos os trens do metrô trafegam sem condutores embarcados no próprio trem.
nenhum trem do metrô trafega com condutores embarcados no próprio trem.
a tecnologia atual permite que trens do metrô sejam conduzidos de fora do próprio trem.
a tecnologia atual não permite que trens do metrô sejam conduzidos de fora do próprio trem.
existem trens do metrô que trafegam sem condutores.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma proposição que deve ser julgada se, do ponto de vista lógico, é equivalente à proposição Se for autorizado por lei, então o administrador detém a competência para agir.
O administrador detém a competência para agir, pois foi autorizado por lei.
Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeiras por consequência das premissas.
Considere as seguintes premissas:
- Algumas auditorias cometem erros.
- Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis.
- Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.
Com base nessas premissas, julgue os itens subsequentes, relativos a argumento lógico válido.
O argumento constituído das premissas acima e da conclusão Se uma auditoria cometeu erro e não houve prejuízo aos cofres públicos, então o erro é aceitável é um argumento lógico válido.Em uma praia chamava a atenção um catador de cocos (dos quais já se havia retirado a água). Ele só pegava cocos inteiros e agia da seguinte maneira: o primeiro coco ele colocava inteiro de um lado, o segundo ele dividia ao meio e colocava os meios em outro lugar e o terceiro ele dividia em três partes iguais e colocava os terços de coco em um terceiro lugar diferente dos outros lugares. No quarto coco agia como se fosse o primeiro coco e colocava inteiro de um lado, o seguinte dividia ao meio, o seguinte em três partes iguais, o seguinte inteiro e seguia na sequência: inteiro, meios, três partes iguais, inteiro, meios, três partes iguais, sempre colocando os cocos em seus devidos lugares. Fez isso com exatamente 50 cocos quando alguém disse ao catador: eu quero metade desses seus terços de coco. O catador consentiu e deu
12 terços de coco.
16 terços de coco.
18 terços de coco.
20 terços de coco.
24 terços de coco.
B
B − A
A − B
(A ¿B) − A
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma proposição que deve ser julgada se, do ponto de vista lógico, é equivalente à proposição Se for autorizado por lei, então o administrador detém a competência para agir.
Desde que seja autorizado por lei, o administrador detém a competência para agir.
Raciocínio lógico - Probabilidade de ocorrer "A" ou B: P(A ou B) - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A informação a seguir será utilizada nas questões 29 30. Na quadra da escola jogavam futebol cinco meninos da turma A, quatro meninos da turma B, três meninos da turmaCe dois meninos da turma D.
Se o inspetor escolher um aluno, a probabilidade do aluno escolhido ser da turma A ou da turma Bé de:
5/14
2/7.
9/14.
13/14.
1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...