Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subsequentes.
A proposição Caso estudem em escola de ensino tradicional, quando fizerem vestibulares meus filhos serão aprovados, desde que não tenham problemas emocionais é logicamente equivalente a Meus filhos não estudam em escola de ensino tradicional, não farão vestibular, têm problemas emocionais ou serão aprovados no vestibular.
Brincando de arremessar uma bola em uma cesta de basquete, Pedro e João combinaram que cada um faria 10 arremessos, ganhando 2 pontos por acerto e perdendo um ponto a cada erro. Quando terminaram, João falou: Eu acertei dois arremessos a mais que você, mas minha pontuação foi o quádruplo da sua. De acordo com o que disse João, quantos arremessos Pedro errou?
4
5
6
7
8
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Para representação, perante as autoridades, das 12 professoras e dos 8 professores de uma instituição, será formada uma comissão de 6 indivíduos distintos: 3 para a diretoria executiva (presidente, secretário e tesoureiro) e 3 conselheiros. Os membros dessa comissão serão escolhidos entre esses docentes.
O estatuto da instituição estabelece que: é de um ano o mandato da diretoria executiva; para a direção executiva é vedada a reeleição de uma mesma chapa em eleições distintas (mesma chapa significa que ela é preservada integralmente, isto é, não há substituição de pessoas nem mesmo a inversão de pessoas e cargos); entre os conselheiros, sempre haverá um representante de cada sexo.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Se João, Marcos e Camila são docentes dessa instituição e foram eleitos para a diretoria executiva, então a quantidade de maneiras distintas de se escolherem os 3 conselheiros é superior a 500.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência às informações do texto e às proposições P, Q e R, julgue os próximos itens.
A negação da proposição Se Francisco tem 30 anos de idade, então a idade de Maria é igual a dois terços da idade de Carlos é equivalente à proposição Francisco tem 30 anos de idade e a idade de Maria não é igual a dois terços da idade de Carlos.
Diz-se que as proposições P e Q são logicamente equivalentes quando possuem tabelas-verdade idênticas, de modo que tais proposições assumem os mesmos valores lógicos em função de suas proposições representa uma forma de expressar uma mesma afirmação de diferentes maneiras. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
A proposição Como gosta de estudar e é compenetrado, João se tornará cientista pode ser expressa por Se João gosta de estudar e é compenetrado, então, se tornará cientista.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito dessas proposições, julgue os itens seguintes.
A conclusão do argumento é uma proposição logicamente equivalente a Jornalistas não são perspicazes ou não são sagazes ou entrevistam políticos.
Raciocínio lógico - Experimentos Aleatórios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um instituto de ensino oferece três cursos profissionalizantes: de contabilidade, de informática e de administração. As matrículas dos alunos desse instituto estão assim distribuídas: 100 em contabilidade, 70 em informática, 55 em administração, 30 em contabilidade e informática e 25 em informática e administração. Com base nessas informações e sabendo que nenhum aluno está matriculado, ao mesmo tempo, nos cursos de contabilidade e administração, julgue os itens que se seguem.
O instituto possui mais de 200 alunos matriculados nos três cursos.
A proposição é verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição P.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito dessas proposições, julgue os itens seguintes.
A proposição Q é logicamente equivalente a Se jornalistas entrevistam celebridades e não são irônicos, então são sensacionalistas.
As proposições possuem tabelas-verdade distintas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...