Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Caso as empresas R e H sejam responsáveis pela manutenção de ar condicionado e possuam 17 e 6 empregados, respectivamente, à disposição do TRT, sendo que um deles trabalhe para ambas as empresas, nesse caso, o número de maneiras distintas para se designar um empregado para realizar a manutenção de um aparelho de ar condicionado será igual a
5.
11.
16.
22.
102.
Raciocínio lógico - Espaço Amostral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Foi realizada uma pesquisa com os jornais A, B e C. Dos 1500 entrevistados, 2/3 lêem pelo menos um desses jornais. Desses, a pesquisa mostrou que:
I. 40% lêem o jornal A.
II. 50% lêem o jornal B.
III. 80% lêem o jornal C. IV. 5% lêem os três jornais.
Foi realizada uma pesquisa com os jornais A, B e C. Dos 1500 entrevistados, 2/3 lêem pelo menos um desses jornais. Desses, a pesquisa mostrou que: I. 40% lêem o jornal A. II. 50% lêem o jornal B. III. 80% lêem o jornal C. IV. 5% lêem os três jornais.60.
30
40
50
20
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nos dados do texto, a quantidade de maneiras distintas para se formar uma comissão de representantes dos empregados terceirizados, composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário, de modo que nenhum deles possa acumular cargos, é
inferior a 682.
superior a 682 e inferior a 10
superior a 10
superior a 681×10
superior a 341×10
Considere a tabela acima, que contém valorações de proposições simples A, B e C. Nesse caso, assinale a opção correspondente à proposição composta a partir de A, B e C que é sempre V para cada linha de valorações de A, B e C conforme a tabela.
[A(¬B) C]V[(¬A) B (¬C)] V[A (¬B) (¬C))]
[ABC]V(¬A) B (¬C)]V[A(¬B)(¬C)]
[A(¬B) C]V[AB(¬C)]V[A(¬B)(¬C)]
[A(¬B) C]V[(¬A) B (¬C)]V[(¬A) B C]
[ABC]V[(¬A) B C]V[A (¬B) (¬C)]
Raciocínio lógico - Probabilidade de ocorrer "A" e "B": P(A eB) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em um setor de uma fábrica trabalham 10 pessoas que serão divididas em 2 grupos de 5 pessoas cada para realizar determinadas tarefas. João e Pedro são duas dessas pessoas. Nesse caso, a probabilidade de João e Pedro ficarem no mesmo grupo é
inferior a 0,36.
superior a 0,36 e inferior a 0,40.
superior a 0,40 e inferior a 0,42.
superior a 0,42 e inferior a 0,46.
superior a 0,46.
Ainda com base nas definições do texto, é correto afirmar que a proposição simbolizada por ((¬A)VB)(AV(¬B)) possui os mesmos valores lógicos que a proposição simbolizada por
(B->A)V(¬A->¬B).
(BVA)V((¬A)V(¬B)).
(BA)V((¬A)(¬B)).
(BVA)V(¬A->¬B).
(B->A)V(¬A)V(¬B)).
Raciocínio lógico - Probabilidade de ocorrer "A" e "B": P(A eB) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Uma pequena cidade possui 10.000 habitantes, dos quais 40% são produtores rurais e 60% são do sexo masculino. Sabe-se que 40% das mulheres são produtoras rurais. Desse modo, o número de habitantes do sexo masculino e que são produtores rurais é igual a:
1750
2200
3600
6000
4000
Em um carro viajam seis pessoas das quais três estão habilitadas para dirigir. O total de maneiras distintas que se pode acomodar essas pessoas no carro para a viagem é:
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma proposição é uma sentença que pode ser julgada verdadeira (V) ou falsa (F). As proposições são normalmente representadas pelas letras maiúsculas A, B, C etc. A partir de proposições dadas, podem-se construir novas proposições compostas, mediante o emprego de símbolos lógicos chamados conectivos: "e", indicado pelo símbolo lógico v, e "ou", indicado pelo símbolo lógico w. Usa-se o modificador "não", representado pelo símbolo lógico ¬, para produzir a negação de uma proposição; podese, também, construir novas proposições mediante o uso do condicional "se A então B", representado por A6B. O julgamento de uma proposição lógica composta depende do julgamento que se faz de suas proposições componentes.
Considerando os possíveis julgamentos V ou F das proposições A e B, tem-se a seguinte tabela-verdade para algumas proposições compostas.Considerando-se a proposição A, formada a partir das proposições B, C etc. mediante o emprego de conectivos (v ou w), ou de modificador (¬) ou de condicional (6), diz-se que A é uma tautologia quando A tem valor lógico V, independentemente dos valores lógicos de B, C etc. e diz-se que A é uma contradição quando A tem valor lógico F, independentemente dos valores lógicos de B, C etc. Uma proposição A é equivalente a uma proposição B quando A e B têm as tabelas-verdade iguais, isto é, A e B têm sempre o mesmo valor lógico.
Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir.
A proposição AB é equivalente à proposição ¬B¬A.
A comissão examinadora de um concurso é constituída por um Corregedor Geral de Justiça, dois Juízes de Comarca, um advogado da OAB e um representante do Ministério Público. Se no momento estão disponíveis um Corregedor Geral, vinte Juízes de Comarca, trinta Advogados da OAB e doze representantes do Ministério Público, então, o total de comissões distintas que se pode formar é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...