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Raciocínio lógico - Probabilidade de ocorrer "A" e "B": P(A eB) - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Um globo contém 9 bolas numeradas com algarismos distintos de 1 a 9. Sorteia-se, ao acaso, com reposição, três bolas do globo. Qual a probabilidade de que o resultado do sorteio seja a seqüência 3, 3, 3?
3-9
1/27
1/729
3/103
0,009
Considere que, no interior do círculo abaixo os números foram colocados, sucessivamente e no sentido horário, obedecendo a um determinado critério.
Se o primeiro número colocado foi o 7, o número a ser colocado no lugar do ponto de interrogação está compreendido entre
50 e 60.
60 e 70.
70 e 80.
80 e 90.
90 e 100.
Três amigos Lucas, Mário e Nelson moram em Teresina, Rio de Janeiro e São Paulo – não necessariamente nesta ordem. Todos eles vão ao aniversário de Maria que há tempos não os encontrava. Tomada de surpresa e felicidade, Maria os questiona onde cada um deles mora, obtendo as seguintes declarações:
Nelson: "Mário mora em Teresina".
Lucas: "Nelson está mentindo, pois Mário mora em São Paulo".
Mário: "Nelson e Lucas mentiram, pois eu moro em São Paulo".
Sabendo que o que mora em São Paulo mentiu e que o que mora em Teresina disse a verdade, segue-se que Maria concluiu que, Lucas e Nelson moram, respectivamente em
Rio de Janeiro e Teresina.
Teresina e Rio de Janeiro.
São Paulo e Teresina.
Teresina e São Paulo.
São Paulo e Rio de Janeiro.
Um baralho comum tem 52 cartas e cada uma delas possui dois sinais essenciais. O principal é uma marcação que pode ser um número variando de 2 a 10, ou uma letra: J para os valetes, Q para as damas, K para os reis e A para os ases. A marcação secundária é chamada de naipe, que pode ser: paus, copas, espadas ou ouros. Retirando-se, ao acaso, uma carta desse baralho, qual a probabilidade de sair uma carta marcada com uma letra ou uma carta de paus?
20/52
24/52
25/52
28/52
29/52
Das seis palavras seguintes, cinco deverão ser agrupadas segundo uma característica comum.
CARRETA - CANHADA - CAMADA - CREMADA - CANHOTO - CARRINHO
A palavra a ser descartada é
CANHOTO.
CREMADA.
CAMADA.
CANHADA.
CARRETA.
Nas férias, Carmem não foi ao cinema. Sabe-se que sempre que Denis viaja, Denis fica feliz. Sabe-se, também, que nas férias, ou Dante vai à praia ou vai à piscina. Sempre que Dante vai à piscina, Carmem vai ao cinema, e sempre que Dante vai à praia, Denis viaja. Então, nas férias,
Denis não viajou e Denis ficou feliz.
Denis não ficou feliz, e Dante não foi à piscina.
Dante foi à praia e Denis ficou feliz.
Denis viajou e Carmem foi ao cinema.
Dante não foi à praia e Denis não ficou feliz.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para aumentar a segurança no interior do prédio do TSE, foram distribuídas senhas secretas para todos os funcionários, que deverão ser digitadas na portaria para se obter acesso ao prédio. As senhas são compostas por uma seqüência de três letras (retiradas do alfabeto com 26 letras), seguida de uma seqüência de três algarismos (escolhidos entre 0 e 9). O número de senhas distintas que podem ser formadas sem que seja admitida a repetição de letras, mas admitindo-se a repetição de algarismos, é igual a
26³ × 10 × 9 × 8.
26³ × 10³.
26 × 25 × 24 × 10 × 9 × 8.
26 × 25 × 24 × 10³.
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens subseqüentes.
Considere que, em cada célula da tabela abaixo, deve-se associar uma projeção da forma P Q, em que P é proposição correspondente à linha e Q à coluna. Algumas células já estão preenchidas e sabe-se que a proposição "rosas são azuis" é F. Nesse caso, o preenchimento correto de todas as células vazias é F.
Na sucessão de figuras seguintes as letras foram colocadas obedecendo a um determinado padrão.
Se a ordem alfabética adotada exclui as letras K, W e Y, então, completando-se corretamente a figura que tem os pontos de interrogação obtém-se
Sete meninos, Armando, Bernardo, Cláudio, Délcio, Eduardo, Fábio e Gelson, estudam no mesmo colégio e na mesma turma de aula. A direção da escola acredita que se esses meninos forem distribuídos em duas diferentes turmas de aula haverá um aumento em suas respectivas notas. A direção propõe, então, a formação de duas diferentes turmas: a turma T1 com 4 alunos e a turma T2 com 3 alunos. Dada as características dos alunos, na formação das novas turmas, Bernardo e Délcio devem estar na mesma turma. Armando não pode estar na mesma turma nem com Bernardo, nem com Cláudio. Sabe-se que, na formação das turmas, Armando e Fábio foram colocados na turma T1. Então, necessariamente, na turma T2, foram colocados os seguintes alunos:
Cláudio, Délcio e Gelson.
Bernardo, Cláudio e Gelson.
Cláudio, Délcio e Eduardo.
Bernardo, Cláudio e Délcio.
Bernardo, Cláudio e Eduardo.
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