Questões de Raciocínio lógico

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Analise as afirmativas correlatas.

I. "Quando o aluno recebe seu histórico escolar pode-se ler a síntese de toda a sua trajetória de estudos."

ISSO SIGNIFICA

II. "Que o histórico escolar ¨é um gênero textual da linguagem escrita e tem uma finalidade social: a história escolar de uma pessoa que passou pelo ensino fundamental e/ou médio."

 Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma conclusão da primeira.
  • D. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.

Considere o seguinte: Se João não é russo, então Paulo é japonês. Se João é russo, então ou Moisés é português ou Lucas é norueguês. Se Lucas é norueguês, Luana é árabe. Mas Luana é árabe se e somente se não for verdade que Roberto não é alemão. Ora, Roberto não é alemão e Moisés não é português. Sendo assim, pode-se afirmar que:

  • A. Moisés não é português e Lucas é norueguês.
  • B. João não é russo e Lucas não é norueguês.
  • C. Paulo é alemão e Lucas é norueguês.
  • D. Paulo não é alemão ou João é russo.
  • E. Roberto não é alemão e Luana é árabe.

Utilizando raciocínio lógico, considere a sequência do alfabeto sem as vogais. Qual será a letra que ocupa a sexta posição?

  • A. F.
  • B. G.
  • C. H.
  • D. J.
  • E. M.

Em um departamento da Secretaria de Fazenda trabalham 6 analistas de suporte júnior e 4 analistas de sistema pleno. Sabendo-se que os 10 analistas desejam formar uma chapa para concorrer à direção do sindicato, de quantos modos distintos se pode formar uma chapa composta de 2 analistas de suporte júnior e 2 analistas de sistema pleno?

  • A. 90
  • B. 120
  • C. 180
  • D. 210
  • E. 360

No caixa eletrônico de um Banco existem apenas cédulas de 20 e 50 reais. De quantas maneiras distintas se pode efetuar um saque no valor de 500 reais de forma que o número de cédulas entregues seja um número par?

  • A. 6
  • B. 5
  • C. 4
  • D. 3
  • E. 2

Considere as seguintes premissas:

I. Todo piloto de Fórmula 1 é bom motorista.

II. Motoqueiros não sabem cavalgar.

III. Quem não sabe cavalgar é mal motorista.

Qual das alternativas abaixo pode ser a conclusão das premissas I, II e III?

  • A. Quem não sabe cavalgar é motoqueiro.
  • B. Motoqueiros não são pilotos de Fórmula 1.
  • C. Os maus motoristas não sabem cavalgar.
  • D. Quem não é piloto de Fórmula 1 é mau motorista.
  • E. Quem sabe cavalgar é bom motorista.

Se amanhã chover, então não irei ao cinema. Se amanhã não chover, então o cachorro da Zulmira será vacinado. Ora, o cachorro da Zulmira não foi vacinado. Logo:

  • A. Não choveu e não fui ao cinema.
  • B. Não choveu e fui ao cinema.
  • C. Choveu e fui ao cinema.
  • D. Choveu e não fui ao cinema.
  • E. Se o cachorro da Zulmira foi vacinado, então fui ao cinema.

Marília é mais bonita do que Beatriz. Priscila é menos bonita do que Beatriz. Pode-se concluir que:

  • A. Priscila é menos bonita do que Marília.
  • B. Beatriz é menos bonita do que Priscila.
  • C. Priscila é mais bonita do que Beatriz.
  • D. Marília é menos bonita do que Beatriz.
  • E. Priscila é tão bonita quanto Beatriz.

Vitória e Viviane são amigas íntimas e muito parecidas fisicamente. Vitória sempre diz a verdade e Viviane sempre mente. Um amigo comum das duas, que fazia bastante tempo que não as encontrava, querendo identificá-las, fez a seguinte pergunta: Pelo menos uma de vocês se chama Vitória? Pode-se afirmar corretamente que:

  • A. Não é possível identificar as amigas com essa pergunta.
  • B. Quem responde sim se chama Viviane.
  • C. As respostas obtidas foram não e não.
  • D. As respostas obtidas foram sim e sim.
  • E. Quem responde sim se chama Vitória.

O número de pessoas que trabalham nessa empresa é

  • A. 43.
  • B. 47.
  • C. 52.
  • D. 53.
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