Lista completa de Questões sobre Disjunção exclusiva: ou p ou q para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre as tabelas de verdade dos conectivos de disjunção (inclusiva), conjunção e implicação (material), assinale a alter nativa correta.
As conjunções só são falsas quando ambos os conjuntos são falsos.
Não existe implicação falsa com antecedente verdadeiro.
As disjunções são falsas quando algum dos disjuntos é falso.
Só há um caso em que as implicações são verdadeiras.
As implicações são verdadeiras quando o antecedente é falso.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao comentar a respeito da instabilidade cambial de determinado país, um jornalista fez a seguinte colocação: Ou cai o ministro da Fazenda, ou cai o dólar. Acerca desse comentário, que constitui uma disjunção exclusiva, julgue os itens seguintes. Caso o ministro da Fazenda permaneça no cargo e a cotação do dólar mantenha sua trajetória de alta, a proposição do jornalista será verdadeira.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao comentar a respeito da instabilidade cambial de determinado país, um jornalista fez a seguinte colocação: Ou cai o ministro da Fazenda, ou cai o dólar. Acerca desse comentário, que constitui uma disjunção exclusiva, julgue os itens seguintes. A proposição do jornalista é equivalente a Se não cai o ministro da Fazenda, então cai o dólar.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao comentar a respeito da instabilidade cambial de determinado país, um jornalista fez a seguinte colocação: Ou cai o ministro da Fazenda, ou cai o dólar. Acerca desse comentário, que constitui uma disjunção exclusiva, julgue os itens seguintes. A negação da colocação do jornalista é equivalente a Cai o ministro da Fazenda se, e somente se, cai o dólar.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens que se seguem.
A negação da proposição se houver qualquer imprevisto ou o cliente for demitido, vira uma bola de neve é logicamente equivalente à proposição se não houver qualquer imprevisto e o cliente não for demitido, não vira uma bola de neve.
Três amigas Bruna, Cíntia e Daniela usam óculos devido a problemas de visão distintos: miopia, hipermetropia e astigmatismo, não necessariamente nesta ordem. Sabe-se que: Ou Bruna é hipermétrope, ou Cíntia é astigmata.
Ou Daniela é astigmata, ou Cíntia é astigmata.
Ou Bruna é míope, ou Daniela é míope.
Ou Cíntia é hipermétrope, ou Daniela é hipermétrope.
Assim, os problemas de visão de Bruna, Cíntia e Daniela são, respectivamente:
Miopia, hipermetropia, astigmatismo.
Astigmatismo, miopia, hipermetropia.
Hipermetropia, astigmatismo, miopia.
Miopia, astigmatismo, hipermetropia.
Astigmatismo, hipermetropia, miopia.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um argumento é uma afirmação na qual uma dada sequência finita — — de proposições tem como consequência uma proposição final q. A esse respeito, considere o seguinte argumento.
Sabendo-se que Paulo não chegou atrasado ao seu trabalho, de acordo com as regras de raciocínio lógico, é correto deduzir-se que Paulo
ficou em casa.
foi ao cinema.
fez o jantar.
dormiu tarde.
não acordou cedo.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A proposição Ou a lei penal retroagiu, ou a lei penal não beneficiou o réu tem valor lógico F.
Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na tabela acima, está marcada com V (verdadeiro) a célula que faz o cruzamento da seguinte informação: Adriano é desenhista. Considerando que a correspondências entre os nomes de pessoas, profissões e idiomas que falam sejam biunívocas, isto é, cada pessoa fala um e somente um idioma e exerce uma e somente uma profissão, e que Marco Antônio, Júlio César e Adriano têm profissões distintas e falam diferentes idiomas, julgue os itens subseqüentes, com base nessas informações e na marcação inicial especificada acima.
É possível que a proposição Ou o desenhista não fala italiano ou o pianista não fala francês ou Júlio César fala francês seja verdadeira.Raciocínio lógico - Disjunção exclusiva: ou p ou q - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Ana, Beatriz e Carla desempenham diferentes papéis em uma peça de teatro. Uma delas faz o papel de bruxa, a outra o de fada, e a outra o de princesa. Sabe-se que: ou Ana é bruxa, ou Carla é bruxa; ou Ana é fada, ou Beatriz é princesa; ou Carla é princesa, ou Beatriz é princesa; ou Beatriz é fada, ou Carla é fada. Com essas informações conclui-se que os papéis desempenhados por Ana e Carla são, respectivamente:
bruxa e fada
bruxa e princesa
fada e bruxa
princesa e fada
fada e princesa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...