Lista completa de Questões sobre Implicação: Se p então q (representação p--->q) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2003
Sabendo-se que o símbolo ¬ denota negação e que o símbolo v denota o conector lógico ou, a fórmula A -> B, que é lida "se A então B", pode ser reescrita como:
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2003
Seja O um conjunto de objetos e P, Q, R, S propriedades sobre esses objetos. Sabendo-se que para todo objeto x em O:
pode-se concluir, para todo x em O, que:
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A noção de conjunto fornece uma interpretação concreta para algumas idéias de natureza lógica que são fundamentais para a Matemática e o desenvolvimento do raciocínio. Por exemplo, a implicação lógica denotada por p - q pode ser interpretada como uma inclusão entre conjuntos, ou seja, como em que P é o conjunto cujos objetos cumprem a condição p, e Q é o conjunto cujos objetos cumprem a condição q.
Com o auxílio do texto acima, julgue se a proposição apresentada em cada item a seguir é equivalente à sentença abaixo.
Se um indivíduo não pode ter acesso às provas do concurso do Senado Federal, então ele não está inscrito nesse concurso.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
tautologia. S. f.
1. Vício de linguagem que consiste em dizer, por formas diversas, sempre a mesma coisa: "A gramática usual é uma série de círculos viciosos, uma tautologia infinita." (João Ribeiro, Cartas Devolvidas, p. 45).
2. Filos. Proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo.
3. Filos. Erro lógico que consiste em aparentemente demonstrar uma tese repetindo-a com palavras diferentes.
4. Na linguagem da lógica proposicional, denomina-se tautologia a toda fórmula α (nessa linguagem) para a qual toda valoração verdadeira ou falsa dada a seus símbolos proposicionais resulta que α é verdadeira.
Considerando as acepções listadas acima, julgue, em cada item a seguir, se a proposição apresentada é uma tautologia de acordo com a acepção que a precede.
acepção 4: Se 7% dos candidatos inscritos no concurso público do Senado Federal concorrem a vagas para o cargo de Consultor de Orçamentos e 93% concorrem para Consultor Legislativo, então a maioria dos candidatos no concurso público do Senado Federal concorre para o cargo de Consultor Legislativo.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O Teorema Fundamental da Aritmética afirma que:
Julgue se cada um dos itens subseqüentes reescreve, de modo correto e equivalente, o enunciado acima. Se n não possuir decomposição como um produto de fatores primos, que seja única, a menos da ordem dos fatores, então n não é um número natural diferente de 1.Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O Teorema Fundamental da Aritmética afirma que:
Julgue se cada um dos itens subseqüentes reescreve, de modo correto e equivalente, o enunciado acima. É condição necessária que n seja um número natural para que n possa ser decomposto como um produto de fatores primos, de modo único, a menos da ordem dos fatores.Se a professora de matemática foi à reunião, nem a professora de inglês nem a professora de francês deram aula. Se a professora de francês não deu aula, a professora de português foi à reunião. Se a professora de português foi à reunião, todos os problemas foram resolvidos. Ora, pelo menos um problema não foi resolvido. Logo,
a professora de matemática não foi à reunião e a professora de francês não deu aula.
a professora de matemática e a professora de português não foram à reunião.
a professora de francês não deu aula e a professora de português não foi à reunião.
a professora de francês não deu aula ou a professora de português foi à reunião.
a professora de inglês e a professora de francês não deram aula.
Verificando a regularidade da aquisição de dispositivos sensores de presença e movimento para instalação em uma repartição pública, os fiscais constataram que os proprietários das empresas participantes da licitação eram parentes. Diante dessa constatação, o gestor argumentou da seguinte maneira:
P: As empresas participantes do certame foram convidadas formalmente ou tomaram conhecimento da licitação pela imprensa oficial.
Q: Os proprietários das empresas convidadas formalmente não eram parentes.
R: Se os proprietários das empresas convidadas formalmente não eram parentes e os proprietários das empresas participantes da licitação eram parentes, então as empresas participantes não foram convidadas formalmente.
Conclusão: As empresas participantes tomaram conhecimento da licitação pela imprensa oficial.
A partir das informações acima apresentadas, julgue os itens a seguir.
Se alguma das premissas, P, Q ou R, for uma proposição falsa, então o argumento apresentado será inválido.Considere como verdadeiras as sentenças:
Se Roberto é vascaíno, então Jair é botafoguense.
Se Roberto não é vascaíno, então Sérgio é tricolor.
É correto concluir que:
Se Carina é amiga de Carol, então Carmem é cunhada de Carol. Carmem não é cunhada de Carol. Se Carina não é cunhada de Carol, então Carina é amiga de Carol. Logo,
Carina é cunhada de Carmem e é amiga de Carol.
Carina não é amiga de Carol ou não é cunhada de Carmem.
Carina é amiga de Carol ou não é cunhada de Carol.
Carina é amiga de Carmem e é amiga de Carol.
Carina é amiga de Carol e não é cunhada de Carmem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...