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Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Estudo muito nessa vida senão nada alcanço. Uma frase equivalente a essa é:
Estudo nada nessa vida e tudo alcanço.
Se estudo pouco nessa vida, então alcanço alguma coisa.
Se não estudo muito nessa vida, então nada alcanço.
Estudo muito nessa vida e nada alcanço.
Estudo muito nessa vida ou muito alcanço.
I, II e IV;
I e III;
III e IV;
II e III;
I e II.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa quantidade de entorpecentes, argumentou com os policiais conforme o esquema a seguir:
Premissa 1: Eu não sou traficante, eu sou usuário;
Premissa 2: Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido;
Premissa 3: Como sou usuário e não levo uma grande quantidade, não escondi a droga.
Conclusão: Se eu estivesse levando uma grande quantidade, não seria usuário.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.
Sob o ponto de vista lógico, a argumentação do jovem constitui argumentação válida.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeiras por consequência das premissas.
Considere as seguintes premissas:
- Algumas auditorias cometem erros.
- Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis.
- Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.
Com base nessas premissas, julgue os itens subsequentes, relativos a argumento lógico válido.
O argumento constituído das premissas acima e da conclusão Se o erro não é aceitável, então houve prejuízo aos cofres públicos é um argumento lógico válido.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na auditoria de uma empresa, o auditor concluiu que: Ocorreu desvio de recursos se, e somente se, o gerente financeiro e o presidente da empresa estiveram envolvidos nesse desvio.
Considerando que a conclusão do auditor corresponde a uma proposição verdadeira, julgue os itens seguintes.
A proposição Não ocorreu desvio se, e somente se nem o gerente financeiro nem o presidente estiveram envolvidos é verdadeira.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na auditoria de uma empresa, o auditor concluiu que: Ocorreu desvio de recursos se, e somente se, o gerente financeiro e o presidente da empresa estiveram envolvidos nesse desvio.
Considerando que a conclusão do auditor corresponde a uma proposição verdadeira, julgue os itens seguintes.
A proposição Se o gerente financeiro esteve envolvido no desvio mas o presidente não, então não ocorreu desvio de recursos é verdadeira.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Desde que haja transformação na linha pedagógica e no processo de ensino, e que seja utilizada não apenas como forma unilateral de se transmitir conhecimento, mas de formar cidadãos, a educação é o remédio contra a escalada da violência e da criminalidade.
Tendo como referência o texto acima, que constitui a proposição designada por P, julgue os itens seguintes.
A proposição P é logicamente equivalente a Se houvesse transformação na linha pedagógica e no processo de ensino, e se fosse utilizada não apenas como forma unilateral de se transmitir conhecimento, mas de formar cidadãos, então a educação seria o remédio contra a escalada da violência e da criminalidade.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Desde que haja transformação na linha pedagógica e no processo de ensino, e que seja utilizada não apenas como forma unilateral de se transmitir conhecimento, mas de formar cidadãos, a educação é o remédio contra a escalada da violência e da criminalidade.
Tendo como referência o texto acima, que constitui a proposição designada por P, julgue os itens seguintes.
Admitindo-se que a proposição P seja verdadeira, é correto concluir que a proposição A educação é o remédio contra a escalada da violência e da criminalidade também será verdadeira.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em decisão proferida acerca da prisão de um réu, depois de constatado pagamento de pensão alimentícia, o magistrado determinou: O réu deve ser imediatamente solto, se por outro motivo não estiver preso.
Considerando que a determinação judicial corresponde a uma proposição e que a decisão judicial será considerada descumprida se, e somente se, a proposição correspondente for falsa, julgue os itens seguintes.
A negação da proposição relativa à decisão judicial estará corretamente representada por O réu não deve ser imediatamente solto, mesmo não estando preso por outro motivo.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em decisão proferida acerca da prisão de um réu, depois de constatado pagamento de pensão alimentícia, o magistrado determinou: O réu deve ser imediatamente solto, se por outro motivo não estiver preso.
Considerando que a determinação judicial corresponde a uma proposição e que a decisão judicial será considerada descumprida se, e somente se, a proposição correspondente for falsa, julgue os itens seguintes.
As proposições Se o réu não estiver preso por outro motivo, deve ser imediatamente solto e Se o réu não for imediatamente solto, então, ele está preso por outro motivo são logicamente equivalentes.
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