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Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A proposição Esta prova não está difícil ou eu estudei bastante pode ser corretamente representada por
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Entende-se por proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, isto é, que afirmam fatos ou exprimam juízos a respeito de determinados entes. Na lógica bivalente, esse juízo, que é conhecido como valor lógico da proposição, pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), sendo objeto de estudo desse ramo da lógica apenas as proposições que atendam ao princípio da não contradição, em que uma proposição não pode ser simultaneamente verdadeira e falsa; e ao princípio do terceiro excluído, em que os únicos valores lógicos possíveis para uma proposição são verdadeiro e falso. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposição objeto de estudo da lógica bivalente.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Entende-se por proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, isto é, que afirmam fatos ou exprimam juízos a respeito de determinados entes. Na lógica bivalente, esse juízo, que é conhecido como valor lógico da proposição, pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), sendo objeto de estudo desse ramo da lógica apenas as proposições que atendam ao princípio da não contradição, em que uma proposição não pode ser simultaneamente verdadeira e falsa; e ao princípio do terceiro excluído, em que os únicos valores lógicos possíveis para uma proposição são verdadeiro e falso. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Segundo os princípios da não contradição e do terceiro excluído, a uma proposição pode ser atribuído um e somente um valor lógico.
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Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
Sérgio, Julia e Marcelo estão juntos, nessa ordem, em uma fila.
Sérgio diz: O número de pessoas que está atrás de mim é o triplo do número de pessoas que está à minha frente.
Marcelo diz: O número de pessoas que está atrás de mim é o dobro do número de pessoas que está à minha frente.
O número de pessoas dessa fila é
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Míriam, Tereza e Vera possuem, cada uma, um pássaro de estimação. Uma delas tem um canário, outra, um periquito, e outra, um papagaio. Sabe-se que:
- o periquito não pertence a Míriam;
- Vera não possui o canário;
- Tereza não possui o periquito;
- o papagaio não pertence a Míriam.
Então, é verdade que
Míriam possui o periquito.
Tereza possui o canário.
Vera possui o papagaio.
Míriam não possui o canário.
Tereza possui o papagaio.
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Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
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Caso o nome de determinado professor não esteja na grade horária, será correto inferir que esse professor está em coordenação.
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A proposição Quando um professor está de folga ou em coordenação, seu nome não consta na grade horária pode ser expressa simbolicamente por
Um quadrado é cortado em 49 quadrados menores. Todos esses quadrados têm as medidas de seus lados, em centímetros, expressas por números inteiros positivos. Há exatamente 48 quadrados com área igual a 1 cm2. O número de resultados possíveis para expressar, em cm2, a medida da área do quadrado original é exatamente igual a
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