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Considere a sentença: Se x é um número par e y é um número maior do que x, então y é um número ímpar.
Sendo x um elemento do conjunto A e y um elemento do conjunto B, um cenário no qual a sentença dada é sempre verdadeira é:
Um assaltante declarou ao juiz: Senhor Juiz, minha família está passando necessidades, daí eu ter assaltado o banco.
O argumento do assaltante mostra o seguinte problema estrutural:
Sempre que passamos diretamente de uma premissa a uma conclusão, consideramos verdadeira uma ideia intermediária.
Nos conjuntos abaixo, aquele que mostra uma conclusão antes da premissa é:
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com relação a lógica proposicional, julgue os itens subsequentes. Na lógica proposicional, a oração Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante representa uma proposição composta.
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Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir. O raciocínio Nenhum peixe é ave. Logo, nenhuma ave é peixe é válido.
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Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir. O pleno entendimento da frase Cicrano estava escrevendo uma carta envolve a identificação das seguintes informações pressupostas: a de que Cicrano tinha dado início à tarefa de escrever uma carta e a de que ele conseguiu concluir a escrita dessa carta.
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Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir. Na linguagem cotidiana, as condições de verdade de Fulano tomou suco e saiu são diferentes das de Fulano saiu e tomou suco.
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Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir. Considerando o argumento abaixo, contrário à ideia de que os castigos são uma forma eficaz de educar crianças, é correto concluir que, na cadeia argumentativa da qual faz parte, esse argumento tem valor retórico considerável na medida em que combate diretamente o argumento daqueles que são contrários ao uso dos castigos como recurso educativo. O argumento em discussão já é, de saída, inválido! A pessoa que o defende não tem conhecimento de causa para opinar sobre a melhor maneira de educar uma criança. Como considerar o ponto de vista de uma pessoa que nunca teve filhos? Reitero: o argumento em discussão não é válido!
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Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir. A afirmação Por ser novo, esse carro não apresenta falhas nem dá problema fundamenta-se em um argumento no qual há uma premissa não declarada.
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Julgue os itens subsequentes, relacionados à lógica de argumentação. O texto O homem inteligente nunca recebe penalidades, pois somente o homem que erra recebe penalidades e o homem inteligente jamais erra apresenta um argumento válido.
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