Questões sobre Proposição/Argumento

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Um seminário foi constituído de um ciclo de três conferências: uma de manhã, outra à tarde e a terceira à noite. Do total de inscritos, 144 compareceram de manhã, 168 à tarde e 180 à noite. Dentre os que compareceram de manhã, 54 não voltaram mais para o seminário, 16 compareceram às três conferências e 22 compareceram também à tarde, mas não compareceram à noite. Sabe-se também que 8 pessoas compareceram à tarde e à noite, mas não de manhã. Constatou-se que o número de ausentes no seminário foi de um oitavo do total de inscritos. Nessas condições, é verdade que

  • A. 387 pessoas compareceram a pelo menos uma das conferências.
  • B. 282 pessoas compareceram a somente uma das conferências.
  • C. 108 pessoas compareceram a pelo menos duas conferências.
  • D. 54 pessoas inscritas não compareceram ao seminário.
  • E. o número de inscritos no seminário foi menor que 420.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Considere as seguintes frases:

É verdade que APENAS

 

  • A. I e II são sentenças abertas.
  • B. I e III são sentenças abertas.
  • C. II e III são sentenças abertas.
  • D. I é uma sentença aberta.
  • E. II é uma sentença aberta.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem.

No diálogo seguinte, a fala de B mostra uma orientação argumentativa que deixa em evidência a inteligência de C.

A: Nossa! Você é tão inteligente quanto C!

B: Não. C é que é tão inteligente quanto eu.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. A pergunta “Você aplicou bem o dinheiro que adquiriu de forma ilícita, dilapidando o patrimônio da empresa?” traz um ataque direto à pessoa do interlocutor, o qual não pode se defender, pois não há como ele cancelar as informações pressupostas na pergunta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem.

Sob o ponto de vista da dedução lógica, o seguinte argumento é inválido.

Grande parte da população brasileira que tomou a vacina

contra o vírus H1N1 não teve a doença.

O meu pai tomou a vacina contra o vírus H1N1.

Logo, o meu pai não terá a doença causada pelo vírus H1N1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. A frase “Aquele homem não foi promovido porque é filho do diretor” é ambígua, permitindo os seguintes entendimentos: o de que “Aquele homem” não foi promovido devido ao fato de ser filho do diretor; e o de que “Aquele homem” foi promovido, mas o fato de ele ser filho do diretor não teria contribuído para a sua promoção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. A frase “Aquele país está em crise: os salários estão atrasados, não há emprego para todas as pessoas, a moeda está desvalorizada e o custo de vida está muito alto” apresenta uma argumentação construída mediante a combinação de informações conflitantes, mas que, na cadeia argumentativa, apontam para a mesma conclusão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. A frase “Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes”, de Isaac Newton, mostra que o avanço do conhecimento científico não pode prescindir do trabalho de bons especialistas em sua área de atuação, uma vez que esse conhecimento deve fundamentar-se em argumentos de autoridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Nos raciocínios dedutivos válidos, a conclusão é uma consequência do que está implícito nas premissas que os compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Forma de raciocínio empregada em ciências experimentais, a abdução é um processo de inferência no qual se parte do particular para o geral, ou seja, a partir da observação de casos particulares, chega-se a uma conclusão que extrapola essas premissas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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