Questões de Raciocínio lógico da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere que a tábua abaixo define uma operação Δ, sobre o conjunto E = {1, 2, 3, 4, 5}.

Assim, por exemplo, 5 Δ (4 Δ 3) = 5 Δ 5 = 2.

Nessas condições, se x é um elemento de E, tal que [(4 Δ 3) Δ (2 Δ 5)] Δ x = 1, então o valor de x é

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Considere verdadeiras todas as três afirmações:

I. Todas as pessoas que estão no grupo de Alice são também as que estão no grupo de Benedito.

II. Benedito não está no grupo de Celina.

III. Dirceu está no grupo de Emília.

Se Emília está no grupo de Celina, então

  • A.

    Alice está no grupo de Celina.

  • B.

    Dirceu não está no grupo de Celina.

  • C.

    Benedito está no grupo de Emília.

  • D.

    Dirceu não está no grupo de Alice.

  • E.

    Alice está no grupo de Emília.

Considere que a seqüência de pares de letras (A, C), (F, D), (G, I), (M, J), ... obedece a uma lei de formação. Se o alfabeto oficial da Língua Portuguesa exclui as letras K, W e Y, o quinto par de letras da seqüência

  • A.

    (P, N).

  • B.

    (N, P).

  • C.

    (O, Q).

  • D.

    (Q, O).

  • E.

    (R, P).

Uma pessoa dispõe apenas de moedas de 5 e 10 centavos, totalizando a quantia de R$ 1,75. Considerando que ela tem pelo menos uma moeda de cada tipo, o total de moedas que ela possui poderá ser no máximo igual a

  • A.

    28

  • B.

    30

  • C.

    34

  • D.

    38

  • E.

    40

Amarildo, Bento e Clodoaldo são motoristas do Tribunal de Contas e, certo mês, ao viajarem a serviço pelo Estado da Paraíba, observou-se que:

- um deles fez 5 viagens, enquanto que outro fez 8 e outro 10;

- em suas viagens, cada um percorreu distâncias diferentes: 90, 150 e 280 km; - Clodoaldo percorreu 280 km;

- aquele que percorreu 150 km fez 10 viagens;

- Amarildo fez 5 viagens.

Com base nas informações dadas, é correto afirmar que

  • A.

    Bento faz 8 viagens

  • B.

    Clodoaldo não fez 8 viagens

  • C.

    Amarildo percorreu 150 km

  • D.

    Bento percorreu 150 km

  • E.

    Amarildo não percorreu 90 km

Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:

            Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

No Japão, muitas empresas dispõem de lugares para que seus funcionários se exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas têm esse tipo de programa. Estudos têm revelado que os trabalhadores japoneses são mais produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados brasileiros será menor que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras não aderirem a programas que obriguem seus funcionários à prática de exercícios.

A conclusão dos argumentos é válida se assumirmos que

  • A.

    a produtividade de todos os trabalhadores pode ser aumentada com exercícios.

  • B.

    a prática de exercícios é um fator essencial na maior produtividade dos trabalhadores japoneses.

  • C.

    as empresas brasileiras não dispõem de recursos para a construção de ginásios de esporte para seus funcionários.

  • D.

    ainda que os programas de exercícios não aumentem a produtividade dos trabalhadores brasileiros, estes programas melhorarão a saúde deles.

  • E.

    os trabalhadores brasileiros têm uma jornada de trabalho maior que a dos japoneses.

Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:

            Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

Aldo, Benê e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir são registradas as declarações dadas pelos três, após a conclusão do projeto:

- Aldo: Não é verdade que Benê e Caio executaram o projeto.

- Benê: Se Aldo não executou o projeto, então Caio o executou.

- Caio: Eu não executei o projeto, mas Aldo ou Benê o executaram.

Se somente a afirmação de Benê é falsa, então o projeto foi executado APENAS por

  • A.

    Aldo.

  • B.

    Benê.

  • C.

    Caio.

  • D.

    Aldo e Benê.

  • E.

    Aldo e Caio.

Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:

            Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.

Um argumento é composto pelas seguintes premissas:

- Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser superada.

- Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não serão fantasiosos.

- Os superávits serão fantasiosos.

Para que o argumento seja válido, a conclusão deve ser:

  • A.

    A crise econômica não demorará a ser superada.

  • B.

    As metas de inflação são irreais ou os superávits são fantasiosos.

  • C.

    As metas de inflação são irreais e os superávits são fantasiosos.

  • D.

    Os superávits econômicos serão fantasiosos.

  • E.

    As metas de inflação não são irreais e a crise econômica não demorará a ser superada.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase seguinte.

O anuário está para o ano, assim como as efemérides estão para ...

  • A.

    a eternidade.

  • B.

    o mês.

  • C.

    a semana.

  • D.

    o dia.

  • E.

    a quinzena.

Na seqüência seguinte o número que aparece entre parênteses é obtido segundo uma lei de formação.

                       63(21)9; 186(18)31; 85( ? )17

O número que está faltando é

  • A.

    15

  • B.

    17

  • C.

    19

  • D.

    23

  • E.

    25

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